Comportamento do gato

10 sinais de que meu gato me ama

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
10 sinais de que meu gato me ama

Os gatos são animais maravilhosos, mas o seu caráter independente faz com que nem sempre seja fácil determinar se este animal tem afeto por nós ou se nos considera como parte da sua manada. É que o instinto natural dos gatos mantém-se apesar de séculos de domesticação, por isso às vezes eles têm atitudes que, ainda que estranhas para nós, indicam realmente o quanto gostam de nós e valorizam estar perto de nós. Se não sabe quais são, continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br contamos quais são os 10 sinais de que seu gato ama você.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu gato me morda

Índice

  1. Esfrega a sua cabeça contra você
  2. Ronrona quando recebe seu carinho
  3. Dá pequenas mordidinhas
  4. Vê você e levanta a cauda
  5. De vez em quando amassa você
  6. Uma lambida para dizer o quanto ama você
  7. Mostra sua barriga para dizer que confia em você
  8. Adora dormir do seu lado
  9. Um estranho presente surpresa
  10. Protege você quando está doente
Ver mais >>

Esfrega a sua cabeça contra você

Um dos sinais mais claros de que seu gato ama você acontece, normalmente quando você chega a casa ou quando passam um tempo juntos, o seu gato esfrega a cabeça contra as suas pernas ou qualquer outra parte do seu corpo. Este gesto não é apenas carinhoso como também uma amostra clara de contato físico, pois ao fazer isso ele deixa seus feromônios em seu corpo, demonstrando que se sente seguro com a sua presença e que confia em você. Então você é parte da sua manada.

10 sinais de que meu gato me ama - Esfrega a sua cabeça contra você

Ronrona quando recebe seu carinho

Se ronronar for a resposta do seu gato aos seu carinhos, sinta-se honrado, porque este tipo de ronronar quer dizer que o animal se sente feliz e satisfeito, gosta do amor que recebe e demonstra-o com este significativo som.

10 sinais de que meu gato me ama - Ronrona quando recebe seu carinho

Dá pequenas mordidinhas

Nesses momentos em que está acariciando o seu gato ou demonstrando a ele todo o seu amor, recebe uma pequena mordidinha, dessas que parecem quase cócegas; saiba que este é um dos sinais de que seu gato ama você. Ainda que não seja muito frequente nos gatos, este é um gesto de carinho claro.

Não confunda as mordidas de amor com aquelas que o seu gato dá por estar mal habituado a brincar com os seus dedos como se fossem uma presa: neste caso são violentos, dolorosos e nada carinhosos. Para tirar dele este hábito convidamos você a ler o nosso artigo como evitar que meu gato me morda.

10 sinais de que meu gato me ama - Dá pequenas mordidinhas

Vê você e levanta a cauda

Uma forma clara de saber como o seu gato se sente é aprender a interpretar os movimentos da sua cauda, que indicarão quando está relaxado, assustado ou pendente de uma determinada situação. Mas se cada vez que chega a casa ou que seu felino se aproxima ele tem a cauda levantada, reta e para cima ou com a ponta curvada, sinta-se muito bem, pois isso quer dizer que o animal está contente e satisfeito. Não há dúvida de que com a cauda desta forma tenta dizer que está muito à vontade com você.

10 sinais de que meu gato me ama - Vê você e levanta a cauda

De vez em quando amassa você

Quando os gatos são filhotes, instintivamente amassam a barriga da sua mãe com o objetivo de favorecer a produção de leite e, portanto, se alimentar adequadamente. O gato adulto de vez em quando pode fazer isso em sua barriga ou em suas pernas, um gesto que demonstra que se sente cômodo com a sua presença e que, de algum modo, lembra quando era filhote e de como se sentia à vontade e protegido. Este é um dos sinais de que seu gato ama você, porque com você se sente em casa.

10 sinais de que meu gato me ama - De vez em quando amassa você

Uma lambida para dizer o quanto ama você

Ao descobrir por que os gatos lambem devemos nos sentir honrados quando o nosso animal lambe o nosso rosto, cabelo ou qualquer parte ao seu alcance. Nas manadas, os gatos se lambem mutuamente para se limpar, sendo uma forma de demonstrar afeto e respeito. Por isso, se o seu gato faz isso com você, sinta-se muito especial, pois considera você como parte da sua manada, uma honra que não é para qualquer um.

10 sinais de que meu gato me ama - Uma lambida para dizer o quanto ama você

Mostra sua barriga para dizer que confia em você

Nem todos os gatos deixam que a sua barriga seja acariciada e não é qualquer felino que deixa a barriga exposta. Se o seu animal faz isso e além disso permite que a acaricie, não há dúvida de que está recebendo um dos sinais mais claros de que o seu gato ama você, pois isso indica que o animal confia plenamente em você e que sabe que não o machucará. No mundo felino a confiança é tudo, por isso parabéns por esta honra!

10 sinais de que meu gato me ama - Mostra sua barriga para dizer que confia em você

Adora dormir do seu lado

É claro que o nosso calor atrai o seu gato e, além disso eles gostam da proteção que oferecemos. Mas o fato do seu felino optar por dormir juntinho de você também é um sinal de amor e de que gosta de estar perto de você. É a sua forma de dizer que desfruta da sua companhia, inclusive durante o seu momento de descanso.

10 sinais de que meu gato me ama - Adora dormir do seu lado

Um estranho presente surpresa

Os gatos adoram caçar, é algo instintivo que, por mais domesticado que o animal esteja, jamais poderá deixar de lado. Por isso, se alguma vez o seu animal surpreender você com uma de suas presas, em vez de ficar louco aproxime-se, acaricie seu gato e dê um prêmio a ele. No mundo felino isso significa que seu gato caçou algo para você, que é parte da sua manada e que não se importa de cuidar e proteger de você.

Protege você quando está doente

Um dos sinais mais importantes de que seu gato ama você é quando demonstra fidelidade e proteção. Sempre que fica doente, desanimado ou que algo importante ocorre física ou emocionalmente, o seu gato fica ali, acompanhando você. É como se o seu sexto sentido indicasse que algo está errado com você, que precisa de carinho e afeto, e não há melhor forma de conseguir isso que com a sua companhia.

Os gatos são simplesmente maravilhosos e quando captamos algum destes sinais, nos sentimos de imediato honrados e queridos.

10 sinais de que meu gato me ama - Protege você quando está doente

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 sinais de que meu gato me ama, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
10 sinais de que meu gato me ama