Cuidar de uma gata grávida

Como alimentar a minha gata após o parto

Como alimentar a minha gata após o parto

Se tem uma gata e ela acabou de ter filhotes deve ter em conta algumas dicas para a manter bem alimentada depois de ser mãe. Durante a gravidez também deverá ter tido certas precauções para que estivesse saudável e muito bem alimentada para que seus filhotes crescessem fortes e tivesse o leite suficiente. Se deseja cuidar de sua gata como merece e que esteja forte para amamentar os seus bebês, em umComo.com.br contamos a você como alimentar a sua gata após o parto.

Também lhe pode interessar: Como ajudar a minha gata a parir

Passos a seguir:

1

Durante as últimas 3 semanas de gravidez a sua gata deverá ter sido alimentada com ração de alta qualidade pensada especialmente para gatinhos. Esta ração está indicada para que a gata produza um leite bem rico nos nutrientes que os gatinhos precisarão. Mas logo após ao parto o seu apetite fica afetado, passará de comer demais a quase nada. É normal que a gata depois de dar à luz não coma muito. Ainda que veja que não quer comer, não deixe de oferecer comida, em poucos dias irá recuperando o seu apetite normal.

Neste artigo de umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como cuidar de uma gata grávida.

2

Nas 24 horas posteriores ao parto pode ser que quase não coma, mas deve se certificar de que tem acesso frequente a água fresca e limpa. Nesse período é quando a gata está produzindo o colostro, que é o primeiro alimento que a gata dará de comer aos bebês, e tem muitas vitaminas, proteínas e gorduras para os pequenos gatinhos. É muito importante para que a mãe transmita os anticorpos aos seus filhotes. Esse colostro tem 88% de água, daí a relevância de que a gata tenha sempre água fresca disponível.

Como alimentar a minha gata após o parto - Passo 2
3

Durante o tempo que durar a amamentação, deverá alimentar a sua gata com ração adequada para filhotes. A sua alimentação deve ser especial porque deve se manter forte, saudável e produzir leite suficiente rico em nutrientes para alimentar todos os seus bebês. Como regra geral deve ser alimentada 2 ou 3 vezes ao dia e deve ter sempre água limpa e fresca perto.

Às vezes, a quantidade de comida pode ser maior, mas isto dependerá das necessidades da sua gata. Pode inclusive dar a cada 2 ou 3 dias alguma porção de frango ou atum para contribuir com mais nutrientes à sua dieta. Ainda que o mais importante é que coma e esteja saudável, deve prestar atenção para não engordar em excesso porque pode pôr em risco a sua saúde se comer demais.

4

Com o passar dos dias a gata começará a produzir menos leite porque os bebês começam a crescer e as suas exigências de leite diminuem. A amamentação é um processo que dura no máximo 2 meses, depois se produzirá o momento conhecido como o desmame, quando as crias começarão a precisar de alimento sólido.

Em 4 semanas poderá introduzir de forma gradual a ração que habitualmente sua gata comia. Se ganhou um pouco de peso e não está saudável, será melhor falar com o veterinário para considerar uma ração especial de dieta.

Como alimentar a minha gata após o parto - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar a minha gata após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Flavia
Minha gatinha está fazendo 1 mês que pariu e de uns 7 a 8 dias pra cá foi perdendo muito muito peso sinto os ossinhos dela só que além disso ela está meio sem energia, levei no Vet ele disse ser normal por ser 6 filhotes eles estão crescendo e ficando fortes e ela fraca e magra e normal mesmo ? Quando ela começa a fica forte novamente, estou dando 2 tipos de ração a de leite para filhotes e a de carne Premium ela come super bem mais ainda não vi uma melhora da parte dela
A sua avaliação:
Stephanie Souza
Minha gata deu luz a 5 dias e estou percebendo que ela não está se alimentando, estou dando ração de filhote a ela, mas ela se recusa a comer a ração, mas outros alimentos não, é ruim?
A sua avaliação:
Simony Baltar Aragão Santos
Minha gata pariu e está muito magra e com os pelos da causa caindo. O que devo fazer?
A sua avaliação:
Jamile
Olá, minha gata engravidou no primeiro cio, ela tem apenas dez meses e é bem pequena pois não cresceu com o leite materno, ela teve cinco bebês e no primeiro dia estava se alimentando bem, com os dias ela parou de comer a raça habitual e só tem aceitado frango ou sache, não a vejo fazer as necessidades mas sua bexiga não parece estar inchando, os bebês tem 9 dias e nunca vi o leite dela ou senti o cheio, apenas os ouço sugar as tetinhas mas parece que ficam alimentados. Esses sintomas são normais visto que o parto foi recente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Jamile, o ideal é que você consulte um veterinário, pois ele é o especialista que pode ver o que pode estar acontecendo com a sua gatinha. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Elisabeth da Silva Correia
Amei! Estou dando lote temporário para uma gatinha abandonada em uma caixa com seus quatro filhotes. Daqui a dez dias a veterinária irá vermifugar e qd fizerem dois meses, irei vacinar e levar pra Feira de Adoção. A mãe irei castrar e ficar com ela. Somarei quatorze rs. Beijos e muita luz!
A sua avaliação:
Kailany
Adorei as informações que encontrei aqui mas queria saber, se existem critérios para comprar a ração pra ajudar na amamentação?
A sua avaliação:
Janaína
Oi .. como saber se minha gata está com leite pro filhotes .. e que devo dar pra alimentar o leita da minha gatinha..
A sua avaliação:
lizeti dutra
Então, eu adorei as informações recebidas, adorei tudo. Minha gata é um pouco feroz, meio felina e não aceita brincadeiras de estranhos, e eu faço tudo para que ela esteja bem calminha por cousa da gestação, assim ela não fica nervosa, quanto a comida, sempre que me pede eu dou, e tambem dou leite, é certo dar leite?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Lizeti! Cada gato digere o leite de forma diferente, sendo que não é um alimento ideal para a alimentação felina. Os sintomas da intolerância à lactose em gatos são os seguintes: Náuseas, vômitos, diarreia, gases, inchaço da zona abdominal. Assim, se depois de oferecer leite de vaca à sua gata você observa estes sintomas, é muito provável que se trate de uma intolerância e, por isso, você deve eliminar a lactose da dieta dele.
Fabiane Rigo
Olá, minha gata deu cria há 22 dias,os gatinhos estão saudáveis , mas acho que ela está muito magra , apesar de estar se alimentando bem.
Dou ração premium de filhote e saches , dou também frango desfiado e figado cozido.
Ela come bastante,mas quando vou acaricia -la sinto as costelas dela.
O que posso fazer?
Ellen
Estou com a mesma situação, não sei o que fazer! :'(
VINICIUS FABIANO DE JESUS DAVID
Ta normal Fabiane, é isso mesmo, geralmente os gatos possuem dificuldade para ganhar muito peso, se analisarmos tem tudo haver com a sua evolução, eles necessitam ser magros aparentando mesmo estarem magricelas, fica feio porque para nós humanos saudável é ter um pouco de carne aquele aspecto de fofinho, Mas geneticamente o ideal é ele ser magro, você está dando os alimentos certos.
Ana Virgínia
Minha gata depois que pariu quer comer carne ,passou a pegar as coisas em cima da pia pra comer, mexe na lixeira não sei mais o q faço.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Que tipo de ração você está dando para ela? Depois do parto as gatas precisam de repor energia e recuperar do desgaste grande que foi o parto. É importante que ela tenha sempre uma ração de qualidade, apropriada para gatas lactantes.
Selma
Como fazer com que minha gatinha produza leite para os filhotes.
Editor umComo.com.br
Oi Selma! A sua gata está se alimentando bem? A melhor forma de aumentar a produção de leite é aumentar a quantidade de comida que você dá para a gata. Ela deve comer ração de filhotes. Aumente também a quantidade de água, experimente aumentar o número de potes de água pela casa, especialmente nos locais que ela mais frequenta. Se ela já tem filhotes e não está amamentando, você terá de comprar leite próprio para gatinhos e alimentar os gatinhos com mamadeira.
Selma
Obrigada por me responder, minha gata está bem, após três dias que os gatinhos nasceram o leite aumentou, os gatinhos já estão de olhos abertos e bem gordinhos. Mudei a ração, estou dando ração p filhotes e ela anda bebendo muita água! rsrsrs, obrigada.
Editor umComo.com.br
Valeu Selma :)
heloisa zart
ola minha gatinha deu 5 filhotes e eles tem 2 semanas, mas quando amamenta parece que doi tem 2 mamas machucadas. nao sei o que passar para melhorar e nao doer enquanto amamenta e o que dar para gatinha ficar mais forte durante este periodo..abraço.
Editor umComo.com.br
Oi Heloisa! Pelo que você está dizendo, a gatinha pode ter mastite. Confira esse artigo e saiba mais sobre o problema: https://www.peritoanimal.com.br/a-mastite-em-gatas-sintomas-e-tratamento-21835.html#anchor_1
patricia de moraes duarte
MEU GATO DEU CRIA, POREM NÃO SE ALIMENTA NÃO COME NADA ISSO JA FAZ 1 SEMANA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Neste artigo poderá encontrar toda a informação necessária sobre a gestação, o parto e os cuidados da gata após o parto: https://www.peritoanimal.com.br/gestacao-de-gatas-21031.html
1 de 3
Como alimentar a minha gata após o parto