Comida para gatos

Como alimentar um gato desnutrido

Como alimentar um gato desnutrido

Se chegou às suas mãos um gato que tem sérios problemas de desnutrição, terá que o ajudar a recuperar o seu peso e a sua saúde. A dieta é o elemento mais influente no estado de saúde de um pet. Se passou fome, terá perdido quilos, pelos, mudanças na textura da pele, na visão e terá um sistema imunológico debilitado e estes são apenas alguns dos problemas dos quais pode sofrer. Em umComo.com.br vamos contar para você como alimentar um gato desnutrido.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato bebê
Passos a seguir:
1

Quando um gato sofre de desnutrição, pode sofrer muitas sequelas como consequência da falta de alimento. Problemas oculares, de pele, pouco peso, problemas de coração, são alguns dos problemas que um felino desnutrido pode enfrentar. Deverá ter especial cuidado ao começar a alimentar um gato malnutrido e escolher a sua comida e suas rações com precaução para que se habitue aos poucos aos alimentos que ingerir. Deve ser prudente e paciente para ajudar o seu gato a se recuperar.

2

É recomendável que levante o gato e o envolva em uma manta para lhe dar calor e também para evitar que morda você ou arranhe; também será uma forma de o fazer sentir-se são e salvo. Pense que este gato pode ter sofrido maus tratos, abandono ou pode ser que tenha tido uma vida ruim na rua antes de chegar aos seus braços. Estar rodeado dessa manta ajudará o seu gato a que a sua temperatura corporal esteja dentro da normalidade, assim, tente que esteja em uma zona livre de correntes de ar ou de calor excessivo para que não adoeça.

Como alimentar um gato desnutrido - Passo 2
3

Uma vez que consiga que o gato esteja tranquilo e quente, pode começar a dar de comer um pouco de ração úmida. Será a comida mais apetitosa e fácil de comer, o mais recomendável é que siga uma dieta de prescrição veterinária pensada para cobrir todas as suas necessidades ou carências alimentares. Este tipo de alimento fará milagres em seu felino e verá como se recupera. Para dar a comida mais apropriada pode pedir conselho a um veterinário no momento que o levar para fazer uma revisão médica para avaliar o seu estado de saúde geral.

Para alimentar um gato desnutrido deverá procurar comida com um alto conteúdo de proteínas de origem animal e deve se certificar de que os hidratos de carbono, como o trigo e o milho, não estejam entre os ingredientes principais. A comida selecionada também deveria ter em conta a sua idade e se tem algum problema de saúde diagnosticado depois do exame médico. Se quiser, pode optar por comida caseira saudável para gatos.

Como alimentar um gato desnutrido - Passo 3
4

Para dar de comer a um gato desnutrido é importante manter um ambiente de calma e tranquilidade que favoreça a ingestão. O estresse é o inimigo destas situações, por isso, faça o possível para reduzir a sua ansiedade, criando um ambiente cheio de paz. De seguida, pode apresentar quantidades limitadas de comida úmida, já que deve evitar que o gato coma rápido e em grandes quantidades, porque poderia adoecer. Deve oferecer porções frequentes e pequenas para que seja possível um aumento de peso gradual.

Se você notar que não come por conta própria, pode usar suplementos alimentares. Existem géis com uma alta percentagem de calorias que podem ajudar a estimular o apetite. Outra forma de dar de comer é dar comida úmida com seringa diluindo a sua textura com água, ou com algum caldo de carne com pouco sal feito especialmente para o seu gato.

Como alimentar um gato desnutrido - Passo 4
5

Ainda que possa seguir estas dicas, deve ir ao veterinário mesmo assim para saber o estado de saúde do seu gato e saber tudo o que pode fazer por ele. Assim, também saberá o alcance da fome e das sequelas que sofreu. Dependendo da severidade da desnutrição e do período de tempo que o gato passou fome, poderia sofrer de problemas de coração, rim e fígado.

Como alimentar um gato desnutrido - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato desnutrido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Márcia
Minha gata está sendo tratada com itraconazol por causa da doença esta praga de pele da qui do rio d janeiro e ficou prenha e tem 6 lindos gatinhos e estou dando o antibiótico mas parece que ela esta meio desnutrida q poço dara elá não tenho condições d levar ao veterinário são muito cara por Búzios pode me ajudar??? Já estou gostando uma nota preta com os antibiótico... Peço socorro... Por favor me ajuda!!
Editor umComo.com.br
Oi Márcia! Você já experimentou dar sachê para estimular o apetite dela? Outra possibilidade é colocar um pouco de arroz misturado com a ração dela.
Eliene
minha gatinha está com anemia profunda e problemas hepaticos
1 de 5
Como alimentar um gato desnutrido