Conceitos básicos do gato

Como aplicar a pipeta em gatos

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar a pipeta em gatos

Proteja o seu gato das pulgas e demais parasitas! É importante manter sob controle a higiene e saúde do nosso animal, por isso, deve seguir uma série de regras delineadas por um veterinário entre as quais certamente incluirá a aplicação de algum método antiparasitário que prevenirá o contágio de pulgas, carrapatos e outras infecções frequentes nos gatos. As pipetas costumam ser usadas de forma habitual pois, com apenas uma aplicação, consegue manter o animal protegido durante bastante tempo, por isso, em umComo vamos explicar como aplicar a pipeta em gatos para que você mesmo possa fazê-lo em casa com total segurança de que o seu melhor amigo vai estar completamente protegido.

Também lhe pode interessar: Como tratar a otite em gatos
Passos a seguir:
1

Entre todas as opções que existem atualmente para desparasitar um gato, a aplicação de pipetas é uma das mais usadas graças à sua eficácia mas, também, à comodidade na hora de usar. São umas pequenas ampolas de plástico que contêm líquido no seu interior e que devem ser aplicadas em uma parte do corpo, sobre a linha dorsal, e as propriedades ativas deste produto se estenderão por todas as partes do animal conseguindo, assim, uma proteção absoluta.

Antes de comprar uma pipeta, recomendamos que você consulte o veterinário para que lhe indique qual é a mais recomendada para o animal, assim como a frequência de aplicação. Quando a tiver verá que está pronta para seu uso, só terá que abrir a pequena embalagem e aplicá-la no gato.

Como aplicar a pipeta em gatos - Passo 1
2

Uma recomendação clara para poder aplicar pipetas em gato e que a sua eficácia seja a que procura é que o faça sobre o pelo seco e, no mínimo, devem passar 48 horas para poder dar banho ao animal pois, caso contrário, poderá diminuir o seu efeito e fazer com que a pipeta perca sua eficiência, deixando o animal desprotegido.

Também se recomenda que o último banho do gato também tenha sido, no mínimo, há 48 horas, pois a sua pele está bem mais sensível que o habitual e pode chegar a sofrer de erupções ou irritações. Assim, para uma maior segurança devem passar 48 horas do banho e deixar passar mais 48 horas para dar outro banho após aplicar a pipeta. Assim irá se certificar que o seu pet está perfeitamente protegido perante parasitas e infecções.

Como aplicar a pipeta em gatos - Passo 2
3

A primeira coisa que deve saber é que só precisará de uma parte da sua pele para jogar o conteúdo da ampola e o produto irá se repartindo pelo resto do corpo durante os minutos e horas posteriores. Deve saber que existem à venda diferentes pipetas com uma concentração e um volume diferente, por isso, é imprescindível que pergunte ao seu veterinário para que o possa ajudar a escolher o produto mais adequado às necessidades do seu animal.

4

Vamos começar então a aplicar a pipeta para gatos. A primeira coisa que tem que fazer é procurar uma zona da sua casa na qual o animal se sinta confortável e relaxado; recomendamos que esteja em uma superfície fácil de limpar pois, é possível, que se verta alguma gota deste produto no chão e que, portanto, possa sujar. Uma vez escolhido o lugar, terá que segurar com firmeza o seu gato para que fique quieto durante o minuto que durará aplicar o produto.

Como aplicar a pipeta em gatos - Passo 4
5

Quando tiver controlado o animal é o momento de abrir a embalagem que contém o produto antiparasitário. Recomendamos a você que com uma mão segure na pipeta em posição vertical para que não derrame e, com a outra, quebre a ponta para poder abrir sem que caia e desperdice no solo.

6

Já referimos que terá apenas que aplicar em uma parte do corpo e uma das mais recomendadas é por trás da cabeça, o que corresponderia à nuca do animal. Afaste um pouco o pelo até que se veja a sua pele e, depois, coloque a ponta da pipeta nessa zona; aperte suavemente para verter o conteúdo sobre o animal segurando-o com a outra mão para impedir que se mova ou que se assuste ao entrar em contato com o líquido.

Como aplicar a pipeta em gatos - Passo 6
7

Quando tiver esvaziado todo o conteúdo já poderá soltar o seu gato e ir lavar as mãos com água e sabão para desinfetar. Tem que ir com cuidado durante os minutos seguintes para não tocar nessa parte do corpo do gato pois poderia tirar sua eficiência, além de ser um produto tóxico para você; caso toque nele, deverá lavar as mãos de imediato.

8

Agora que já sabe como aplicar a pipeta em gatos, em umComo queremos dar a você outros conselhos que ajudarão a prevenir os parasitas e conseguir que o animal viva satisfatoriamente. Sendo assim deve:

  • Limpar com frequência a caixa de areia para que esteja livre de infecções ou de bactérias que possam afetar a saúde do felino. Em umComo contamos para você como limpar a caixa de areia de um gato para que saiba tanto a frequência como os produtos mais recomendados para o fazer.
  • Lave a roupa da cama: os gatos sobem em todas partes e, também, em nossas camas, assim, é recomendável lavar os lençóis todas as semanas para evitar a proliferação de parasitas que possam afetar tanto o animal como a você mesmo.
  • Limpe a casa: manter uma correta higiene doméstica também é imprescindível para assegurar uma casa livre de bactérias e perfeita para a convivência dos animais e das pessoas.
  • Desparasite todos os animais: se convive com outros gatos ou animais deverá seguir as regras de desparasitação que o veterinário tenha estipulado para evitar o contágio entre eles.
Como aplicar a pipeta em gatos - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar a pipeta em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como aplicar a pipeta em gatos