Outros o cachorro

Como aumentar as plaquetas do meu cachorro

Como aumentar as plaquetas do meu cachorro

As plaquetas participam no processo de coagulação do sangue, fazendo com que o mesmo tenha a consistência adequada para circular pelo nosso corpo, além de conseguir que ocorram, de forma eficaz, coágulos que nos ajudem a impedir o sangramento quando sofremos uma ferida ou lesão. A trombocitopenia é o termo médico usado para as plaquetas baixas, uma condição que afeta tanto os humanos como os cães e que pode colocar em risco a sua saúde.

Se seu cão tem plaquetas baixas corre o risco de sofrer hemorragias que comprometam seu bem-estar, por isso, detectar a causa desta condição e fazer o tratamento adequado será fundamental para garantir sua saúde. Neste artigo de umComo.com.br explicamos como aumentar as plaquetas do seu cachorro e ajudá-lo na sua recuperação.

Também lhe pode interessar: Como interpretar as posturas do meu cachorro

Índice

  1. Sintomas das plaquetas baixas nos cães
  2. Causas da trombocitopenia nos cães
  3. Conselhos para aumentar as plaquetas do seu cachorro

Sintomas das plaquetas baixas nos cães

As plaquetas baixas não são sinal de uma doença, mas um sintoma de uma condição subjacente. Descobrir o que origina esta queda no nível de plaquetas é fundamental para garantir a saúde do cão e oferecer-lhe um tratamento adequado.

Alguns dos sinais que alertarão que o seu cachorro não está bem e que pode ter problemas com suas plaquetas são:

  • Apatia, o cão não brinca e não tem apetite.
  • Febre.
  • Pontos vermelhos escuros em seus olhos e/ou gengivas.
  • Manchas roxas na sua pele.
  • Sangue na urina, nas fezes ou sangramento nasal.
  • Dificuldade para caminhar ou levantar-se.
Como aumentar as plaquetas do meu cachorro - Sintomas das plaquetas baixas nos cães

Causas da trombocitopenia nos cães

Muitos donos de animais notam que seu animal se encontra para baixo, apático e frágil, razão pela qual o levam ao veterinário. Depois de uma análise de sangue descobrem que seu animal está com as plaquetas baixas, no entanto, este não é o diagnóstico, mas sim um sintoma causado por um determinado problema de saúde. Descobrir qual problema causa a diminuição das plaquetas é fundamental para oferecer ao animal o melhor tratamento.

As causas mais comuns das plaquetas baixas nos cães são:

  • Infecções que causam a destruição das plaquetas no corpo, a erliquiose canina ou doença do carrapato é uma das mais comuns.
  • Feridas que causam uma importante perda de sangue.
  • Trombocitopenia imunomediada, o corpo do cão produz anticorpos contra as plaquetas, destruindo-as.
  • Linfoma.
  • Leucemia.

Conselhos para aumentar as plaquetas do seu cachorro

A primeira coisa e mais importante é receber um diagnóstico veterinário que indique o que está provocando a queda das plaquetas e qual é o tratamento indicado para contrabalançar esta condição. Quando se trata de infecções como a doença do carrapato, tratar desta doença fará com que o animal se recupere e que seu nível de plaquetas suba.

Para estimular o aumento das plaquetas, o veterinário pode optar por:

  • Realizar uma transfusão de plaquetas ou uma transfusão de sangue.
  • Administrar corticoides para impedir que o sistema imunológico destrua as plaquetas.
  • Receitar suplementos de ferro que ajudem a estimular a produção de plaquetas.
  • Medicação por via oral ou intravenosa adequada para sua condição.

Além de seguir à risca as recomendações do especialista e administrar a medicação que seu cão precisa, você pode seguir algumas recomendações em casa para ajudar seu mascote.

O que fazer em casa para ajudar a aumentar as plaquetas?

  • Mantenha seu cão adequadamente hidratado com um recipiente de água fresca trocando-a duas vezes por dia, isto é muito importante para ajudar a combater a desidratação causada pela febre. Se o cão não beber água, dê cubos de gelo para o ajudar a beber.
  • A canja de galinha é um dos alimentos para aumentar as plaquetas mais usados em humanos e também funciona com os cães. Para isso, recomenda-se preparar uma canja de galinha com osso, cenoura, batata, e aipo deixando cozer durante pelo menos uma hora. Depois pode bater tudo para ficar em forma de creme ou coar os ingredientes sólidos e deixar apenas o caldo, ambas as formas são ideais para alimentar seu cão enquanto está convalescente.
  • Os alimentos ricos em ferro também são recomendados para aumentar as plaquetas, por isso você pode dar a seu animal fígado de frango ou de vitela , ricos neste mineral, favorecendo sua nutrição e melhoria.
  • O frango cozido sem sal nem condimentos e desfiado também pode melhorar o estado de saúde do seu cachorro contribuindo para a sua recuperação.
  • Dê-lhe água de coco natural, que pelo seu teor de vitamina A, C, ferro, potássio e cálcio ajuda no aumento das plaquetas. Esta bebida é adequada também para os cães, por isso é recomendada sua administração.
  • É recomendável que, além disso, mantenha o cão em casa durante alguns dias. Deixe que repouse e evite que entre em contato com outros animais, pois o contágio de carrapatos ou qualquer brincadeira que provoque uma lesão no animal podem piorar o quadro.
Como aumentar as plaquetas do meu cachorro - Conselhos para aumentar as plaquetas do seu cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar as plaquetas do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
rosangela aparecida gonçalves marques franhani
minha cachorrinha fez castração e estava com laquetas baixa, acho que nem deveria ter passado por cirurgia, mas só fiquei sabendo porque sou mãe de pet, fizemos outro exame de sangue e deu positivo para doença do carrapato, medicada por um mês as plaquetas subiram mas não atingiu 200 mas medicamento, agora diminuiu em vez de crescer, já estou ficando preocupada, agora tomou injetavel e vai repetir daqui a 15 dias, o que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Rosangela! Neste momento em que já está fazendo a medicação só pode mesmo esperar que os fármacos façam resultado. O que pode ir fazendo é alguns dos remédios caseiros que indicamos no artigo, como água de coco. A sua cachorrinha deve descansar o máximo possível! Se quando reavaliarem os valores ainda não tiverem subido, com certeza o veterinário te informará de mais opções de tratamento de acordo com o caso da sua cachorra.
Michele
Não se deve dar cebola a animais!!!!! Corrijam isso!!!!!! Recomendo o site cachorro verde que ensina quais alimentos podem ser dados e quais evitados.
Editor umComo.com.br
Oi Michele! Obrigado pelo reparo, o artigo já foi corrigido!
A sua avaliação:
Meire
meu cão apresentou queda de plaquetas, mas esta brincando normalmente , só esta comendo menos do que o normal. o que devo fazer?
A sua avaliação:
carmen silvia gianotti julio
Já li reportagem que não pode dar cebola pra cachorro e ensinam a dar canja de galinha com cebola, é isso mesmo?
1 de 3
Como aumentar as plaquetas do meu cachorro