Partilhar
Partilhar em:

Como comunicar com o meu gato

Avaliação: 4,8 (482 votos)
5 comentários
128 vezes partilhado
 
Como comunicar com o meu gato
Fonte: perrosen.blogspot.com.es

Ainda persiste a crença popular de que os gatos são animais independentes e que apenas estão com os seus donos por conveniência. Mas, nada mais longe da realidade, se tem um gato saberá do que me estou a referir. Ter um gato como animal de estimação é muito gratificante, e muito mais se souber comunicar com ele. Por isso, em umComo.com.br queremos ensinar-lhe com estes conselhos a como comunicar com o seu gato.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato mia tanto

O seu gato fala para si

Embora não acredite, o seu gato sabe falar para si e deve saber ouvi-lo para diferenciar o que é que lhe quer dizer. Ouvindo os seus miados poderá saber o que lhe está dizendo, seja para dizer o que precisa ou porque está com raiva e protesta.

Miados

Com um miado curto está a saudá-lo, se são vários assim, está a saudá-lo muito feliz. Quando mia com um miado comprido é porque está pedindo algo, e muito mais se faz notar se miar de forma longa e, também o tenta guiar até onde ele quer. Se se tratar de um miar intenso como se gritasse, é porque algo está mal, por isso verifique se não lhe dói nada.

Ronronar e suspiros

O ronronar também é um fiel indicador da comunicação com o seu gato. Quando ronrona de forma suave, é porque está bem a seu lado e está a exigir a sua atenção para poder oferecer-lhe o seu carinho. Se ronronar de forma longa, está exigindo algo, como por exemplo, carícias. Se o ronronar for agudo acompanhado de gritinhos é porque algo lhe dói ou tem medo. E se o ronronar for grave acompanhado de uma linguagem corporal estranha pode ser porque não gosta de algo.

Se o seu gato soprar ar com o focinho aberto, com um olhar fixo e com uma linguagem corporal a indicar agressão, pode estar a avisar que quer atacar. Quando o seu gato fala, costuma acompanhar com linguagem corporal, para poder dar ênfase naquilo que quer dizer.

Comunique com o seu gato

Fale com ele. Deve falar com o seu gato para aprender a comunicar consigo. Quanto mais comunicar com ele, mais rápido ele aprenderá a comunicar consigo.

Quando quiser indicar-lhe amizade, utilize um tom agradável, ligeiramente agudo, exatamente como se falasse para um bebé. Pelo contrário, quando quiser indicar desaprovação ou que não gosta de algo, utilize um tom de voz mais grave.

Para que o seu gato associe uma palavra a uma ação deve repeti-la quantas vezes for a ação. Por exemplo, diga "cama" ou "para a cama" quando quiser que ele vá para a sua cama descansar.

Dizer-lhe que desaprova uma ação

Quando quiser que o seu gato elimine um comportamento, diga-lhe um não para que ele veja que não está de acordo. É muito importante que quando quiser que entenda a desaprovação não o acaricie ao mesmo tempo porque poderá confundi-lo. E nunca utilize agressão física no seu gato, porque ficará com medo e rancor. A agressividade nunca é uma boa opção.

Deve ser constante. Por exemplo, se não quiser que o seu gato suba para a mesa, seja constante em comunicar-lhe o que não gosta, porque se ceder uma vez, todo o trabalho anterior cai por terra. Utilize um tom de repreensão para que vá percebendo pouco a pouco que você não gosta disso. Também pode utilizar o famoso "shhht" como se fosse o não, uma vez que os gatos fazem um som parecido quando estão com raiva e podem associá-lo rapidamente.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como comunicar com o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Relacionados
Comentários (5)

Escrever comentário sobre Como comunicar com o meu gato

Muito útil
5 comentários
Gessica Souza
Porque o gato baba e treme a boca?
Sara Viega
david meyer
eu tenho um amigo que tem um cachorro que entende alemão,ele gosta de sair de casa,mais quando o pai do meu amigo chega ele volta pra dentro de casa,porque ele tem medo dele.
Daniele Eva Cota Coluna
Eu consigo falar com meu gatinho,o Psuíth!
rita de cassia do nascimento muniz
o gato da minha tia falar com a neta dela....
silvana
tenho três gatos, dois machos e uma fêmea,o que chegou primeiro se chama elvis ;tem me dado muito trabalho,pois mija no carro,no tambor e outros lugares.não sei mais o que faço.os outros são quase santos........
Nina
Olha os gatos devem ser educados kuando sao pequenos ensinalos a fazer pipi na sua leitier mudala todos os dias se nao os odores o encomodao e oa mesmo tempo deitar o desodorizante em po junto com a areia especializada ke se compra. kuanto ao fazer pipi no carro e porke ele tem medo de alguma coisa voce fala com ele a berrar e os gatos nao gostao tem ke falar devagarinho com ele encinalo pouco apouco a fazer nessecidades na sua leitier.( kuando ele fazer pipi no carro voce pegue no fossinho e esfregue o bem em cima do pipi mas devagar esfregue e diga com um tom mais forte fazer isto nao e bom bem junto do ouvido do gato tres vezes se ele continuar faca sempre o mesmo faca o mesmo) se ele fazer o mesmo e melhor levalo ao veternario o melhor jeito e falar com ele devagarinho porke asvezes eles teem medo...

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como comunicar com o meu gato
Fonte: perrosen.blogspot.com.es
Como comunicar com o meu gato