Tartarugas como animais de estimação

Como cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre 

Como cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre 

A tartaruga terrestre é um animal silvestre e como mascote temos de tentar reproduzir, na medida do possível, em nosso lar as condições de vida que ela encontraria no exterior. O fato de viver em um ambiente adequado será notado em sua carapaça. Uma alimentação variada e um contato direto com o sol também contribuirão com este objetivo. Em umComo.com.br explicamos como cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre.

Passos a seguir:
1

Ainda que vivamos em um apartamento, temos de tentar que nossa tartaruga terrestre tome sol pelo menos durante quinze minutos em cada dia. Deste modo, estaremos contribuindo para que tenha um carapaça saudável e sempre bonita.

2

A alimentação é outro fator que contribui para manter em bom estado a carapaça de nossa tartaruga terrestre. As tartarugas terrestres comem uma grande variedade de ervas, desde flores e folhas até fruta e cogumelos; bem como também restos de animais pequenos, como as lagartixas. Neste artigo explicamos Como alimentar as tartarugas de terra.

3

Caso não possamos dar à nossa tartaruga terrestre, sua quantidade de sol diária nem uma alimentação tão variada, podemos suprir estas faltas com vitaminas minerais, ainda que temos de ter cuidado para não dar em excesso, já que poderia provocar-lhe problemas renais. O cálcio é outro suplemento que podemos dar à nossa tartaruga e ajudará para que a carapaça não perca o brilho.

4

Como já dissemos antes, a tartaruga terrestre é um animal silvestre, e o seu habitat ideal é o exterior. Se dispomos de um pequeno terreno ou jardim, podemos localizar ali a nossa mascote e o bem-estar que lhe proporcionaremos repercutirá no estado de sua carapaça.

Caso não tenhamos estas possibilidades, deveremos fabricar um terrário com uma cama formada de folhas e flores que reproduza da maneira mais real um espaço verde.

5

Quanto à limpeza da carapaça da tartaruga terrestre, faça-a com frequência semanal caso ela viva principalmente no interior e duas vezes por semana se o seu habitat é exterior. Basta apenas que molhemos com água e que, com ajuda de um pequena escova, esfreguemos as zonas mais sujas para eliminar possíveis restos. Em todo caso, não devemos usar géis nem xampus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre , recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Norma Alves de Souza
Que tipo de alimento de fornecer à minha tartaruga terrestre ? E se for um cágado terrestre ? Antecipadamente, sou-lhes grata. Norma A. de Souza.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Norma! Pode encontrar toda a informação sobre a alimentação de tartarugas terrestres aqui: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-alimentar-as-tartarugas-de-terra-4416.html
ana paula
ganhei uma tartaruga terrestre e como faço para saber se a tartaruga tem sede. e como posso cuidar dela??????
Marli
Minha tartaruga terrestre esta soltando a parte superior da carapaça como se fosse unha, ela vive no jardim, o que devo fazer? Também tenho tartarugas de água e ela esta com limbo em seu corpo inteiro, retirei ela da água pra ver se melhora...o que devo fazer? muito obrigado.
Como cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre