Cuidar de gatos recém-nascidos

Como cuidar de um filhote de gato

Como cuidar de um filhote de gato
Imagem: meudonoeobicho.com.br

Encontrou um gato recém-nascido abandonado e não sabe o que fazer? Neste artigo de umComo vamos explicar como cuidar de um filhote de gato. O abandono de gatinhos bebês ou de fêmeas grávidas é algo comum nas grandes cidades, por isso se você encontrou um filhote de gato deve cuidar bem dele, pois estes bichanos precisam de uma atenção especial. Os gatos recém-nascidos que são afastados da mãe antes das oito semanas ficam mais vulneráveis, por isso a primeira coisa que você deve fazer é ir a um veterinário. Mas enquanto não consegue uma consulta, siga as dicas que preparamos para si.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato angorá

Índice

  1. Alimentação
  2. Temperatura
  3. Higiene
  4. Desmame

Alimentação

É provável que por esta altura o gato recém nascido ainda tivesse como alimento o leite da mãe, mas na falta dela terá que arranjar um suplemento alimentar. O ideal é que você vá a uma petshop e compre leite específico para gatos recém-nascidos, esta é a melhor opção. O leite de vaca que temos em casa não é o melhor alimento que pode dar ao gatinho bebê, uma vez que os gatos costumam ser intolerantes à lactose. Mas se não conseguir ir a nenhuma petshop, poderá improvisar misturando leite de vaca com água morna, em porções iguais.

Você deve oferecer sempre o leite aquecido e, antes de dar deve conferir a temperatura pingando umas gotas na parte interna do pulso ou usando um termômetro. O ideal é que o leite esteja à mesma temperatura do corpo, caso contrário poderá causar queimaduras na boca do filhote de gato. Ofereça o leite usando um conta-gotas, seringa, mamadeira própria para filhotes de gato ou, na falta dela uma mamadeira de boneca também serve. Quanto à quantidade de leite a dar, deverá ser o suficiente para aumentar ligeiramente o abdômen. O aconselhável é dar o leite várias vezes e pouco de cada vez.

Após dar a mamadeira ao gato recém-nascido, deverá realizar uma leve massagem na barriga dele para estimular o trânsito intestinal. Além disso, deverá passar um algodão embebido em água morna na região anal e genital, para imitar a sua mãe e estimular a defecção.

Como cuidar de um filhote de gato - Alimentação
Imagem: dicasparagateiros.blogspot.pt

Temperatura

Tal como os bebês humanos, também devemos manter os gatos recém-nascidos sempre aquecidos. O recomendável é que mantenha o filhote a uma temperatura entre os 37,5 - 39ºC. Por isso, deve preparar uma caminha confortável e quentinha para ele com mantas, paninhos e pode até colocar um bichinho de pelúcia perto dele para lembrar o conforto da sua mãe. Por baixo da manta também pode colocar uma garrafa pet com água quente, mas tenha em atenção à temperatura para não prejudicar o bichano.

Como cuidar de um filhote de gato - Temperatura
Imagem: cutearoo.com

Higiene

O gato é um animal conhecido por se limpar com frequência, no entanto os filhotes não aprendem logo essa habilidade por isso alguns cuidados devem ser tomados. Com um algodão embebido em uma solução de álcool e água morna (em porções iguais) deverá limpar o seu gatinho bebê. Não precisa fazer isso todos os dias, pode fazer de dois em dois dias. Além disso, é importante que o local onde ele dorme esteja sempre limpo, por isso troque com frequência as mantas e panos.

Quando o filhote completar 3 semanas de idade, poderá apresentar para ele a caixinha de areia. Nesta altura uma caixa baixa é suficiente e deverá colocar no interior granulado sanitário. Deixe que o bichano explore este espaço.

Como cuidar de um filhote de gato - Higiene

Desmame

Por volta das 4 semanas de idade já poderá começar a fazer o desmame, mas é importante que isto seja feito de forma gradual. Comece por reduzir o número de vezes que toma leite para duas e, ofereça alternadamente uma papinha de ração misturada com água morna. Se ele não comer a papinha toda, é importante que você retire o recipiente pois pode fermentar e fazer mal ao seu bichano. Para acelerar o desmame e ajudar a estimular os dentinhos do filhote, pode deixar sempre disponível um recipiente com ração seca.

Mantenha sempre o recipiente da comida do seu gatinho limpo e certifique-se de lhe dar ração específica para gatos recém-nascidos.

Extra.: se o seu filhote parece estar assustado, veja nossas dicas de como acalmar um gato.

Como cuidar de um filhote de gato - Desmame
Imagem: royalcanin.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você tiver outros gatos em casa, o filhotinho deverá ficar de quarentena para que não transmita nenhuma doença aos outros gatos, caso tenha.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Leticia ilidia
Eu amei voce me ajudou muito eu ja estava deseperada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Letícia, ficamos feliz em ajudar! Esperamos que você continue nos acompanhando! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Simone Andrade Fragoso
Ganhei uma gatinha, mas eu gostaria que fosse bem dócil, o que fazer para não ficar arrisca?
Editor umComo.com.br
Marcia Cardas
Gostaria de saber o que pode tirar pugas de gatos?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia, confira este artigo com remédios caseiros para eliminar pulgas nos gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-eliminar-as-pulgas-do-meu-gato-12016.html
fernanda queiroz
minha gatinha tem uns 2 meses mais ou menos ganhei ela mas tem um problema gravissimo, ja tentei dar racao umidecida na agua nao come ja tentei dar comida,nao come, a unica coisa q elatoma é o leite q eu fervo e dou morninho quase frio, ela esta cada vez mais magrinha nao sei oq fazer nem comidas boa como carnes ele come , e tem outro detalhe urina toda hora! preciso de ajuda desde ja agradeco!!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernanda, você precisa fazer o desmame do leite gradualmente. Deve começar por reduzir o número de vezes que sua gatinha toma leite para duas e nas outras vezes dar-lhe ração seca misturada em água morna. No início ela pode rejeitar a ração, mas depois você vai ver que ela vai começar a comer. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando! :)
Imagem: meudonoeobicho.com.br
Imagem: dicasparagateiros.blogspot.pt
Imagem: cutearoo.com
Imagem: royalcanin.com.br
1 de 5
Como cuidar de um filhote de gato