As crias de pássaros

Como cuidar de um filhote de papagaio

Como cuidar de um filhote de papagaio
Imagem: portalpets.com.br

Papagaios são aves que muitas pessoas gostam de ter em casa. No entanto, é melhor buscar os animais que são vendidos legalmente e, quando ainda são pequenos, é preciso saber quais os cuidados necessários. Para ajudar, o umComo.com.br vai mostrar como cuidar de um filhote de papagaio.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de maritaca

Como alimentar os filhotes

Os filhotes de papagaio têm necessidades nutricionais diferentes de quando são adultos e, por isso, eles devem receber a alimentação adequada.

Existem marcas que fabricam produtos específicos para filhotes de papagaio, que são um tipo de papa, mais fácil da ave ingerir. Esse alimento diferenciado pode ser oferecido até que o papagaio complete 90 dias.

Nos primeiros dias de vida, o filhote deve ser alimentado de seis a oito vezes por dia. À medida que vai crescendo, entretanto, a frequência deve ser reduzida aos poucos até que ele esteja recebendo quatro refeições aos 60 dias de vida.

A partir desse momento, ele deve começar a receber a alimentação de papagaios adultos, que deve ser misturada com a de filhote. Assim, gradualmente, quem cuida dele deve diminuir a alimentação manual no bico pela ração disponibilizada no pote.

Aos 90 dias, ou seja, depois de 30 dias que as duas rações foram oferecidas ao papagaio, está na hora dele estar se alimentando apenas com o alimento para adultos. A partir de então, a ave pode receber verduras e frutas também, porém, apenas como distração, no máximo duas vezes por semana.

A dica para facilitar a alimentação é que o filhote esteja na mão de quem cuida dele, assim se tornará uma ave mais dócil. Além disso, antes de dar a papa ao filhote, palpe o seu papo antes, para certificar-se de que está vazio ou quase.

Siga as instruções da embalagem para saber a quantia exata a ser dada ao filhote. A papa deve ser fresca e quando sobrar precisa ser descartada. Também atente para a temperatura do alimento, que deve ser morno, mas não quente para não machucar a ave.

Deixe que o papagaio coma ao seu ritmo para não engasgar. Colocar a papa numa seringa ou numa colher de chá pode ajudar na hora de alimentá-lo.

Como cuidar de um filhote de papagaio - Como alimentar os filhotes
Imagem: youtube.com

Mais dicas de como cuidar de filhote papagaio

É importante que o papagaio tenha, desde filhote, um bom espaço para se mover e abrir as suas asas. Assim, escolha uma gaiola grande, pois a ave vai crescer. Não se esqueça ainda de mantê-la aquecida, principalmente, nos primeiros dias de vida.

A gaiola deve ficar em um local com sombra, mas que incida raios solares, porém, não na hora mais quente do dia. Já para deixar a água do papagaio sempre fresca, providencie um bebedouro de barro ou alumínio. Para o comedouro esses materiais também são os melhores.

Quanto à limpeza da gaiola, é preciso que o papel que fica como forro seja trocado todos os dias. Porém, não use jornal, pois a sua tinta é tóxica. Já os poleiros podem ser de madeira, que são mais firmes.

Brinquedos de madeira ou sisal são opções para entreter o filhote. Por fim, não se esqueça de levar o seu mais novo amiguinho uma vez ao ano, ao menos, no veterinário.

Como cuidar de um filhote de papagaio - Mais dicas de como cuidar de filhote papagaio
Imagem: noticias.r7.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de papagaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Camila
Meu papagaio é um filhote de 50 dias, e está com gripe e com dificuldade de respirar vcs podem me ajudar não sei o que fazer. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Camila! VOcê precisa levar o seu filhote no veterinário de confiança assim que possível para que ele faça um diagnóstico e recomende um tratamento. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nelma
Meu papagaio anda triste o que sera tem só 2 meses!
Imagem: portalpets.com.br
Imagem: youtube.com
Imagem: noticias.r7.com
1 de 3
Como cuidar de um filhote de papagaio