Doenças comuns do gato

Como cuidar de um gato com cinomose

Como cuidar de um gato com cinomose

A cinomose felina, também conhecida como panleucopenia, é uma doença de contágio viral muito séria que pode pôr em risco a vida de nosso animal. Mais comum nos gatos menores de 5 meses, nos felinos que não foram vacinados contra o vírus, em gatos doentes e naqueles que estão em contato com muitos outros felinos, por exemplo, em um albergue, esta condição faz que a saúde de nosso bicho de estimação se degenere de forma significativa. Por isso é importante dar-lhe algumas atenções. Em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um gato com cinomose.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato com AIDS

Passos a seguir:

1

O primeiro que você deve saber é que a cinomose felina ou panleucopenia não tem um tratamento médico específico, mas se aplica uma série de medidas para tentar reduzir os sintomas e salvar o animal. Este vírus afeta o sistema nervoso e digestivo, e a medula óssea de seu gato.

Só um veterinário pode diagnosticar esta condição, por isso se seu gato tem alguns dos sintomas deste vírus, deverá levá-lo a um especialista o quanto antes.

2

A primeira coisa que você deve fazer para cuidar de um gato com cinomose é seguir à risca todas as indicações do veterinário. É importante lembrar que a panleucopenia é um vírus muito perigoso que pode comprometer a vida de seu gato, por isso é necessário saber exatamente em que estado se encontra o felino e qual é o prognóstico médico. Pode ser que em alguns casos o animal deva permanecer internado para tentar controlar o avanço da doença.

3

Se seu gato tem panleucopenia, é importante mantê-lo muito bem hidratado para evitar que a diarreia e os vômitos causem estragos maiores. Pode ser que o gato não queira beber de seu prato, neste caso a água deverá ser administrada mediante uma seringa sem agulha. Também é possível dar bebidas hidratantes veterinárias, consulte o médico a respeito deste ponto.

4

Além de seguir o tratamento médico e hidratar o animal, para cuidar de um gato com cinomose é fundamental alimentá-lo de forma adequada. Seu bichinho está muito fraco para comer ração normal, por isso o ideal é dar-lhe ração de lata e obrigar-lo a comer. Novamente pode usar a seringa para dar-lhe o alimento diretamente em sua boca.

Pergunte a seu médico sobre algumas vitaminas e nutrientes que possam ajudá-lo a melhorar e se recuperar.

5

Se você tem outros felinos em casa, será importante isolar o gato infectado para evitar um contágio. O animal deve permanecer em um espaço aquecido do lar, em condições sanitárias limpas e, sobretudo, muito cômodo. Também não devem faltar o carinho e os mimos, pois como em qualquer outra condição física, se o gato sente seu carinho e cuidados as possibilidades de que se recupere são maiores. A cinomose felina não é contagiosa para os humanos, por isso não poupe em amor para seu gato já que não corre nenhum risco.

6

Lembre-se que se seu gato conseguir superar esta condição, será importantíssimo vaciná-lo contra a panleucopenia, pois é a única forma de prevenir esta doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato com cinomose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
alessandra
meu gato não quer comer nada,só fica na caminha dele dormindo e vômitou pela manhã
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alessandra! Se o seu gatinho está vomitando e não quer comer, o melhor é levar ele ao veterinário. Enquanto isso, confira essas dicas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-meu-gato-nao-quer-comer-10347.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/por-que-meu-gato-esta-vomitando-22524.html
Kelly
Oie, deixei uma mensagem mais cedo e agora acabei de dar um remédio que uma veterinária indicou. No caso ela não viu o filhote e só sabia do resfriado, ela passou enropet, meio comprimido. Eu dei pra minha gatinha. Ela parece sentir dor na patinha. Depois q tomou o remédio ela tá dormindo e respirando um pouco rápido. Tbm não está deixando pegar nela. Estou preocupada. Me ajude. Perdi uma numa situação parecida, mas com ela foi muito de repente. Num dia estava boa, pelo menos eu não havia notado nenhum problema, só q não fazia questão de mamar na mãe, daí acordou quieta demais e não conseguia andar direito. Um cuidador de animais deu um antibiótico, mas ela tava muito fraquinha, minutos depois ela morreu. Em meus braços. Ele tbm deu alguma coisa pra ela fazer xixi, talvez tenha sido isso. Eu só queria saber se o estágio dessa já estava muito avançado e se o enropet vai surtir algum efeito. Obrigada de novo e desculpe o incomodo.
Kelly
Oie, boa tarde! Pelo amor de Deus me respondam e me ajudem. Eu não tenho como levar meu filhote ao veterinário e ele está doente. Vou detalhar o estado dele. Ela tem por volta de dois meses e ainda não foi vacinada. Eu percebi q ela tinha começado a espirrar, mas como se alimentava bem e brincava muito achei q não fosse sério. Antes de ontem ela amanheceu um pouco sonolenta, mas se alimentou direitinho e fez as necessidades tudo certinho. Eu então dei remédio de verme pra ela e ela foi ficando cada vez mais quietinha no decorrer do dia. Dormiu muito, mas a noite brincou normal. Ontem a mesma coisa, mas dormiu bem mais e não brincou em hora nenhuma. Parecia q estava com febre e percebi suas patinhas tremendo. Hj ela acordou muito quietinha, quase não andou, e quando andou, vi q as patinhas de trás não estavam seguras. Não quis comer, só mamou na mãe, e comeu bem pouquinho de ração q pus na boca dela. Agora a tadinha ela pareceu sentir dor quando peguei na patinha da frente dela, e essa patinha não está apoiada no chão. Por favor me ajudem. Achei q estaca só resfriada e ia começar a dar hj vitamina C e se conseguir achar pra comprar, briona c 6. Me indicaram um remédio chamado azitromicina infantil em suspensão 1500, se é infantil, acredito que seja da medicina comum pra humanos. Tbm não sei se vou conseguir compra lo por ser antibiótico. Estou escrevendo aqui pq esse post é recente e de todos os q vi eh o único que fala do problema de locomoção. Me ajudem. Não quero perde lá, se eu pudesse leva lá ao veterinário, já teria levado. Preciso muito de uma solução. Desde já muito obrigada e imploro uma resposta urgente pq parece q a cada instante q passa ela piora. Um abraço e aguardo retorno.
cataucha
quero copiar no computador mas nao da
Nynha
Cadê os sintomas da doença????????
Jéssica
Estou lendo em outras fontes que a Cinomose não passa para felinos. Estou com dúvida agora?
Amantedegatos
Panleucopnia é similar a cinomose em cães
cassia eliane bertolino dos santos colares
eu não tenho condições de levar meu gato em um veterinário o que posso fazer para aliviar o seu sofrimento? pois tive dois cachorrinhos que morreram dessa doença e sofri muito nao queria perder meu gatinho peço se for possivel que alguém me dê algumas dicas para que eu cuide dele em casa
andre
oi eu também sei o que é isso
Raquel
Olá, Não seria "Parvovirose felina"? Visto que a Panleucopenia também é causada por um "parvovírus"?
Como cuidar de um gato com cinomose