Os cachorros de raça pura

Como cuidar de um Leão da Rodésia

Como cuidar de um Leão da Rodésia
Imagem: tudosobrecachorros.com.br

A origem do Leão da Rodésia ou por muitos chamado Rhodesian Ridgeback, deriva da África do Sul, este cachorro era usado na caça aos leões, devido à sua coragem, rapidez, força e calma. É um cão bastante inteligente e com um instinto muito forte de matilha, necessita de um dono que consiga dominá-lo sem que ele perceba para poderem ambos serem felizes juntos. O leão da Rodésia é um cão bastante imponente mas no entanto sensível, fica magoado com o seu dono caso este lhe trate de forma agressiva ou desagradável, é um excelente companheiro e precisa de muita atividade. Se pretende adquirir um leão da Rodésia neste artigo de umComo vamos explicar-lhe como cuidar de um Leão da Rodésia, dando digas valiosas para cuidar do seu novo amiguinho e fazê-lo um cachorro feliz e saudável.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Maltês

Índice

  1. Características físicas de um Leão da Rodésia
  2. Características comportamentais de um Leão da Rodésia
  3. Como cuidar de um Leão da Rodésia

Características físicas de um Leão da Rodésia

Fisicamente o Leão da Rodésia é um cão bastante robusto e grande, pode chegar aos 67 cm e pesar 34kg. No geral eles são cachorros bastante musculados, fortes, esguios, elegantes e têm um porte bastante austero. Também são cães muito velozes, devido aos seus antepassados caçadores, o pelo é curto e lustroso. A sua cor pode variar entre o creme e o castanho, têm também manchas brancas no peito, o focinho tem um tom mais escuro podendo ser mesmo preto. A maior distinção desta raça é a crista no dorso,todos os cachorros puros da raça têm essa crista,que deriva do crescimento do pelo na direção oposta à restante pelagem. A crista deve medir por volta de 5 cm é bastante visível pois está muito definida e simétrica.

Como cuidar de um Leão da Rodésia - Características físicas de um Leão da Rodésia
Imagem: patasepenas.blogspot.com

Características comportamentais de um Leão da Rodésia

O leão da Rodésia é um animal calmo mas muito atento, tendo sempre o instinto de proteger o dono, contudo não é um cachorro agressivo. Estes cães são dominantes, independentes, valentes e afetuosos. Devem ser educados desde cachorrinhos a conviver com outras pessoas e animais, para não correr o risco deles estranharem pessoas e agirem com outros bichos como se fossem possíveis presas. Podem ser criados com criança mas com supervisão, pois por vezes os gritos podem agitar estes cães.

Como cuidar de um Leão da Rodésia - Características comportamentais de um Leão da Rodésia
Imagem: doglink.pt

Como cuidar de um Leão da Rodésia

Para cuidar de um Leão da Rodésia precisa de espaço pois é um cão grande, convém ter algum cuidado com a alimentação pois é um animal que come bastante e está sempre disposto a comer mais. O animal deve ser vacinado e visto por um veterinário antes de levá-lo para casa, deve também escolher um cantinho aconchegante para ele nos primeiros tempos, para que não sofra com a grande mudança. Deve controlar a alimentação dê apenas uma ou duas vezes por dia a ração, consulte o veterinário para saber as medidas certas de ração que deve dar ao seu pet, as quantidades variam das idades e pesos dos animais. Este cão deve fazer exercício, pode correr com ele ou mesmo andar de bicicleta, ele deve ter treinos intensos de cerca de uma hora. Estes animais podem viver dentro de casa ou no quintal, eles não sobrem com as mudanças de temperaturas.

Não precisa ter muitas preocupações com o pelo do animal, basta uma escovadela diária ou de dois em dois dias, apenas para tirar os pelos mortos e não encher a sua casa com eles.

Deve ter alguns cuidados com a saúde deste cachorro, esta raça por vezes desenvolve doenças como a displasia da anca devido ao seu rápido crescimento e robustez, problemas com a tiroide e cataratas. O animal depois de adulto deve visitar o veterinário pelo menos uma vez de 6 em 6 meses para se certificar que está tudo bem com o seu pet. Caso o cachorro tenha algum comportamento estranho ou ficar muito debilitado, deve procurar o veterinário para ver o que se passa com ele.

Como cuidar de um Leão da Rodésia - Como cuidar de um Leão da Rodésia
Imagem: puppy-home.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Leão da Rodésia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
José Marques Gonçalves
Tenho um macho com 8 meses e meio e está mais alto e mais pesado. São bons conselhos . Gostei
A sua avaliação:
Cibelli
Eu resgatei uma cachorrinha das ruas, a aparencia dela e muito similar ao leao da rodesia, e depois que li o texto vi mais caracteristicas que se assemelham a ela, como a cor, personalidade, tamanho, etc.
Com certeza tem um parentesco com essa raca.
Nelson
tenho um desses
Editor umComo.com.br
Oi Nelson! Que bom saber! Se tiver alguma dúvida nos cuidados dele é só falar ;)
Imagem: tudosobrecachorros.com.br
Imagem: patasepenas.blogspot.com
Imagem: doglink.pt
Imagem: puppy-home.com
1 de 4
Como cuidar de um Leão da Rodésia