Doenças comuns do gato

Como curar o herpes felino

Como curar o herpes felino

Seu gato está com herpes felino? Então recomendamos que continue lendo este artigo. O herpesvírus ou FHV-1 é uma infecção das vias respiratórias que costuma estar associado ao calicivírus felino, ambos responsáveis pela gripe felina. O herpes costuma continuar latente depois da cura e muitos gatos acabam sendo portadores pelo resto das suas vidas. Por isso é importante saber tratar esta doença para poder enfrentá-la. Em umComo.com.br vamos contar para você como curar o herpes felino.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do herpes felino
Passos a seguir:
1

A infecção por herpes provoca sintomas clínicos de maior ou menor gravidade que podem chegar a causar a morte do seu gato. A maioria dos gatos que contrai este vírus costuma se recuperar totalmente depois de várias semanas de tratamento, porém, em alguns casos, pode ter algumas sequelas do herpesvírus, como por exemplo, algum quadro de rinite.

Se for o caso do seu felino, ele terá o nariz escorrendo de forma crônica e espirros constantes. As infecções bacterianas subjacentes que afetam os tecidos podem causar conjuntivite, bronquite e sinusite. Com um tratamento com antibióticos, estes sintomas costumam melhorar de forma temporária.

Neste artigo de umComo explicamos para você quais são os sintomas do herpes felino.

Como curar o herpes felino - Passo 1
2

Após seu gato ter sido diagnosticado, o tratamento terá como objetivo melhorar os sintomas e prevenir possíveis complicações posteriores. Para curar o herpes seu gato terá que tomar antibióticos para controlar as infecções secundárias, além de medicamentos para atenuar a secreção nasal, que ajudem o gato a respirar sem problema.

Quando um gato tem gripe felina costuma ter problemas para comer, por isso terá que oferecer a ele comida morna e com muito sabor. Em casos de extrema gravidade, seu gato pode chegar a ser hospitalizado para poder se alimentar através de um tubo esofágico ou diretamente no estômago.

Como curar o herpes felino - Passo 2
3

Se seu gato superar o herpes, ainda assim pode ser portador do vírus, por isso será importante ter cuidado porque pode ser uma fonte de contágio para outros felinos. Os gatos com o vírus podem-no transmitir através da saliva, secreções nasais ou as lágrimas.

Um gato portador de FHV eliminará secreções de forma frequente e especialmente em situações de estresse, por isso é importante tomar certas precauções para que não haja possibilidade de contágio ou para a minimizar.

Como curar o herpes felino - Passo 3
4

É fundamental tomar certas medidas para que a gripe felina não se desenvolva. A medida principal é um programa de vacinação contra o herpesvírus e o calicivírus; estas vacinas estimularão o sistema imunológico, ajudarão a enfrentar a infecção e a evitar que os sintomas apareçam.

Embora com as vacinas seja possível prevenir os quadros mais graves, não se costuma conseguir uma total eficiência na prevenção do contágio. De fato, alguns gatos podem chegar a ter infecções leves. O que se recomenda é a vacinação para todos os gatos da casa, principalmente se saírem de vez em quando à rua ou estiverem em contato com outros gatos.

Os gatos bebês estão protegidos pelos anticorpos da mãe até às 4 ou 8 semanas de idade, depois eles diminuem. Terá que vacinar os filhotes a partir das 6 ou 12 semanas para que seja eficiente. Um plano de desparasitação e vacinação deve ser definido pelo veterinário segundo o estado do sistema imunológico e do meio onde vive.

Como curar o herpes felino - Passo 4
5

Por último, para curar e evitar contágios é preciso estabelecer uma rotina de higiene sanitária correta. Para que um vírus não se espalhe, é preciso aplicar certos controles sanitários sobre os gatos infectados. Um gato com herpes terá que ser isolado do resto dos gatos com os quais convive, por exemplo, pode colocá-lo em um quarto da casa para o tratar e evitar que espalhe o vírus.

Deverá usar sua própria tigela de água e comida e sua caixa de areia deve ser exclusiva para ele. Todos os seus utensílios terão que ser desinfetados com produtos pensados para acabar com este vírus e que não sejam prejudiciais para seu animal.

Como curar o herpes felino - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o herpes felino, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Aparecida Gonçalves maia
Minha gata tem Herp como posso tratar .ela teve a um tempo atrás mas voltou.e só com reseita.que posso comprar o remédio.? obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Aparecida! Se o seu gato tem herpes felino ele precisa de tomar anti-virais que podem ter de ser acompanhados de antibióticos e estimulantes de apetite se ele não estiver comendo bem. Todos esses fármacos precisam de receita do médico veterinário.
1 de 6
Como curar o herpes felino