Dar remédio aos cachorros

Como dar xarope para cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 novembro 2019
Como dar xarope para cachorro

A saúde do nosso cão é fundamental e, às vezes, pode nos dar uma ou outra dor de cabeça por nos preocuparmos em excesso se presenciamos sintomas de que poderia estar doente. Quando o nosso cachorro sofre de alguma doença ou não passa bem por alguma coisa que lhe caiu mal, o veterinário recomendará dar algum remédio em forma de pílula ou xarope. É possível que em um primeiro momento você não tenha nenhum problema com o fato de que o nosso cachorro possa tomar um medicamento. No entanto, perceberá que pode ser difícil no momento da ação. O nosso cachorro pode recusar o xarope quando tentarmos dar e, depois de várias tentativas, pode ser uma dor de cabeça. Em umComo.com.br vamos explicar como dar xarope para um cachorro para que seja mais simples.

Também lhe pode interessar: Como dar remédio para cachorro

Passos a seguir:

1

Devemos pensar que um cão não está habituado a tomar substâncias com sabores tão estranhos como o de um xarope. Se para os humanos um xarope pode ter gosto ruim, imagine para um cão, que tem um olfato muito melhor que o nosso. Quando você precisa dar para seu cachorro um medicamento em forma de comprimido, é muito comum colocá-lo dentro de um pedaço de pão ou outra comida, ainda que isso não garanta que ele o coma. Porém, não podemos esconder o xarope na comida e se tivermos de dar várias vezes ao dia durante um tempo, também não poderemos dar alimentos que o nosso cão não deveria consumir normalmente, como pão ou outros alimentos de consumo humano.

Como dar xarope para cachorro - Passo 1
2

Se o seu cachorro precisar tomar algum xarope desde pequeno ou durante um tempo, o melhor é aproveitar para relacioná-lo com algo bom. Um carinho após tomar o xarope junto com um estímulo verbal como "muito bem" farão com que o animal associe a ingestão do xarope com uma resposta positiva da nossa parte. Não mostre o xarope diretamente quando quiser que o tome, porque chamará a sua atenção. De seguida, vamos explicar como deve ser realizado o procedimento.

Como dar xarope para cachorro - Passo 2
3

Se tentar dar o xarope para seu cachorro como o faria com uma pessoa, o resultado será negativo. Primeiro, porque o mais provável é que seu cão rejeite o cheiro da substância, e segundo, porque ainda que tratasse de lamber o xarope, o derramaria. A melhor opção é utilizar uma seringa de plástico sem agulha. Não mostre a seringa para seu cachorro, espere que não esteja atento a isso, espere que esteja tranquilo, aproxime-se dele, acaricie-o e evite que veja a seringa. De seguida, coloque uma mão de tal forma que o cão não possa abrir a boca, você pode mostrar-lhe que o está acariciando um pouco e, depois, insira a seringa sem agulha em um dos lados de sua boca, na parte de trás, à medida que vai pressionando o êmbolo para que saia o xarope. Não faça isto muito rápido, porque sairá o xarope todo inesperadamente e pode ser que escape da boca do cachorro.

4

O mais importante é que seu cão não perceba que está fazendo algo fora do comum, apresente um comportamento tranquilo e acaricie-o. Após dar o xarope presenteie-o e diga que fez muito bem. Dar xarope para seu cão pode ser mais difícil se ele estiver em um estado muito ativo, por isso será melhor não tentar após brincar com ele ou quando for levá-lo para passear, porque com certeza seu cão saberá que é a hora de sair e estará mais excitado.

Como dar xarope para cachorro - Passo 4
5

Tenha paciência. A paciência é fundamental quando se decide ter um cachorro, por isso, quando tentar dar o xarope, deverá lembrar-se disso. Se vir que seu cachorro fica nervoso quando tenta dar o xarope, espere um pouco e tente de novo, caso contrário, quando tentar novamente será mais difícil. Não trate de dar o xarope abrindo sua boca por completo e introduzindo o líquido inesperadamente, porque pode fazer com que vá para as vias respiratórias, afogando-o. Agora que você já sabe como dar e como não dar xarope para seu cachorro, só precisa tentar. Coragem!

Como dar xarope para cachorro - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar xarope para cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como dar xarope para cachorro