Viver com gatos

Como deixar o meu gato sozinho por uma semana

Como deixar o meu gato sozinho por uma semana

Embora os gatos sejam animais auto-suficientes que tratam de si sozinhos, o certo é que quando temos que deixar a nossa casa durante um longo período de tempo, a partir de uma semana, apresenta-se um problema. Assim, um cachorro adapta-se com facilidade às mudanças e podemos levá-lo conosco, mas um gato ao ser mudado pode passar por um forte transtorno e é preferível prepararmos tudo para o deixar em casa sozinho. Em umComo.com.br damos-lhe a resposta à pergunta de como deixar o meu gato sozinho por uma semana.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato está vomitando
Passos a seguir:
1

A opção ideal se formos de férias ou de viagem de trabalho é que o gato fique em casa e alguém conhecido passe por lá a cada três dias para repor-lhe a água e a comida, assim como para verificar que tudo está correto e fazer-lhe um pouco de companhia,

2

Se podermos contar com alguém que nos ajude, é preferível que seja uma pessoa que o nosso gato já conheça anteriormente, uma vez que de outra forma poderá sentir-se assustado por um estranho que entre em casa quando o seu dono não está.

3

Devemos deixar as tigelas cheias de ração para o gato se ir alimentando. Não teremos o problema da possibilidade do animal comer toda a comida de uma vez, porque os felinos agem com contenção neste sentido.

4

Para deixar o nosso gato sozinho durante uma semana temos de lhe colocar, também, duas tigelas cheias de água. Deverá deixar alimento e comida suficiente para três dias e, passado este tempo, uma pessoa deverá ir repor.

5

Além disso, devemos deixar todas as portas do interior da casa abertas e trancadas com cadeiras ou outros móveis para evitar que uma corrente de ar as possa fechar e o nosso gato fique fechado num sítio onde não tenha acesso à comida e à bebida.

6

A segunda alternativa para deixar o nosso gato sozinho durante uma semana é levá-lo para casa de um amigo nosso. Temos de ter em conta que, neste caso, corremos o risco do animal não se adaptar e tentar escapar, além de muitas possibilidades de poder causar estragos com as suas unhas nos móveis e cadeiras.

7

Nos últimos anos, surgiram novos negócios que são hotéis para gatos. É uma opção um pouco cara, mas que nos pode livrar numa situação de apuro. Temos de ter em conta que, se o nosso gato não está habituado a estar em contato com outros animais, pode-se sentir ameaçado e estranho, por muito profissionais que sejam os cuidados que se prestem no hotel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar o meu gato sozinho por uma semana, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Ana Maria
Adorei as dicas, vou viajar por apenas quatro dias e vou deixar minha gata aos cuidados de uma pesssoa que vira aqui dia sim dia, dia nao. Minha gata sera alimentada por ela pelo jeito acho que posso ficar tranquila ???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Se essa pessoa é da sua confiança ou se é uma pessoa que já costuma fazer esse tipo de trabalho, então não tem que se preocupar. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Beatrhyz
comecei a faculdade a duas semanas e meus bichanos sentiram muita falta porque precisei mudar de cidade, mesmo com meus pais a semana inteira eles comem mal, quando chego no fim de semana eles não saem de perto. tem alguma coisa pra fazer que melhore a adaptação?
tereza haskel dias
vou viajar por 3 dias meu gato vai ficar sozinho naõ sei como fazer porque ele só toma agua na torneira a raçaõ dele tem que ser colocada toda hora um pouquinho porque se colocar bastante ele come um pouco e o que sobra ele naõ que mais sera que se naõ tiver nimguem pra colocar toda hora ele vai comer o que eu deixar no pote e a agua se deixar no pote ele vai beber como devo fazer obrigada
Soraia
Deixar um animal sozinho por uma semana?????? Por favor, não tenha animais.
Lydia
Por favor, estou desesperada. Tenho dois gatos e vou mudar de casa e logo em seguida vou viajar (+/- 1 semana após a mudança). O que devo fazer com os gatos, considerando que vou viajar (não terá ninguém em casa) enquanto eles estiverem no período de adaptação a casa nova?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lydia, talvez o melhor seja deixar os seus gatinhos com alguém da sua confiança ou alguém que eles já conheçam, pois deixá-los sozinhos em uma casa nova pode não ser muito boa ideia.
Betina
Faltou falar sobre a caixinha de areia. Pq 1 caixinha só é impossível para passar 3 dias.
suzana
Verdade
Como deixar o meu gato sozinho por uma semana