Viver com gatos

Como desparasitar o meu gato

Como desparasitar o meu gato

Se nota que o seu gato está doente, apático, perdeu o apetite ou o seu pelo está perdendo o brilho, é possível que esteja infetado com parasitas, entre os quais podem distinguir-se dois grandes tipos:

- Os parasitas internos, que se alojam nos intestinos e cujos representantes mais comuns são os vermes e as lombrigas.

- Os parasitas externos, como as pulgas ou as carraças.

Obviamente, os parasitas externos podem detetar-se à vista, embora tenham uma facilidade incrível em esconderem-se; enquanto no caso de suspeitar que o seu gatinho possa ter parasitas internos, o mais recomendável é recorrer a um veterinário para que faça uma análise. Se, efetivamente, o seu gato tiver parasitas, existem diferentes remédios para o desparasitar e em umComo.com.br explicamos-lhe quais.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato com AIDS

Índice

  1. Remédios caseiros
  2. Spot-Ons ou Pipetas
  3. Colares antiparasitários
  4. Shampoos, sabões ou sprays
  5. Comprimidos para a desparasitação interna

Remédios caseiros

Deve-se destacar que os remédios caseiros não se caracterizam por uma elevada taxa de sucesso. São mais produto de boca a boca do que a sua eficácia comprovada, mas experimentá-los não custa nada e, quem sabe, algum deles possa ser válido. Na Internet pode consultar diversos remédios naturais, embora a maioria se baseie em shampoo e óleos essenciais de plantas como o orégano, o hortelãzinho, o alecrim ou a tangerina.

Pode adicionar umas gotas de qualquer destes óleos ao shampoo ou produto com que normalmente lava o seu animal de estimação, e ao mesmo tempo procure mantê-lo longe das zonas com muita vegetação ou com águas paradas. Este tipo de práticas são válidas como medidas de prevenção, mas para conseguir desparasitar o seu gato, será necessário o uso de desparasitantes químicos.

Spot-Ons ou Pipetas

As vulgarmente chamadas de pipetas são o desparasitante mais usado hoje em dia, tanto pela sua eficácia como pela comodidade do seu uso. O conteúdo das pipetas, em forma de líquido, verte-se ao longo da linha dorsal do gato e, uma vez aplicado, a substância ativa e vai-se estendendo por todo o seu corpo.

Uma das principais vantagens deste tipo de produtos, como já dissemos, é que vêm prontas para usar: apenas tem de aplicar o líquido diretamente sobre o animal e esperar uns quantos dias antes de lhe dar banho, para não perder a eficácia. Comercializa-se em forma de ampolhas, que deverá escolher em função do peso do seu gato.

Colares antiparasitários

Antes do aparecimentos das pipetas, era muito frequente ver os gatos com um colar fino de plástico. Este acessório está revestido de insecticidas baseados em substâncias ativas que atuam por contato com o parasita. A sua proteção pode estender-se até às 12 semanas no máximo, mas a partir daí, perde toda a sua eficácia.

Shampoos, sabões ou sprays

Embora sejam diferentes dos caseiros, uma vez que estes têm incorporados substâncias ativas sintéticas, a sua eficácia não é muito maior.

São perfeitos para eliminar aqueles parasitas que infetaram o gato, mas pouco mais. Na realidade, para manter o seu animal de estimação com este tipo de produtos deveria dar-lhe banho a cada 2 ou 3 dias, e já se sabe que o gato não é precisamento um amante da água.

Comprimidos para a desparasitação interna

Antes de cada vacinação, é importante fazer uma desparasitação interna. De fato, durante os primeiros meses de vida do gato, é conveniente desparasitá-lo uma vez por mês e, a partir do quarto ou sexto mês, uma vez ou duas por ano.

Embora as pipetas também sejam eficazes contra os parasitas internas, como as lombrigas, é recomendável o uso de comprimidos para eliminar possíveis vermes ou lombrigas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desparasitar o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eva Cunha
Bom dia...Tenho um gato com 10 anos de idade que é doente renal cronico. A minha duvida é: Posso desparasita-lo externamente com pipeta advantage Obrigada pela ajuda
edilaine brieda
ola gostaria de saber o que fazer ja dei em menos de 3 meses 4 tipos de remedio contra vermes e ele continua soltando ,tem algum remedio caseiro que possa dar ...obg
Editor umComo.com.br
Oi Edilaine! Ele pode precisar de algo mais forte. A forma mais eficaz é com fármacos apropriados. Deve ser o seu médico veterinário a prescrever e é importante que na consulta refira os que já administrou no seu gato.
Como desparasitar o meu gato