Os gatos selvagens

Como é o Gato Maracajá

Como é o Gato Maracajá
Imagem: amanhamaisfeliz.com.br

Vocês já se maravilharam com a beleza de uma jaguatirica? Pois esse gato chamado de Maracajá é bem parecido com a jaguatirica, muitos o confundem com o gato do mato, porém ele possui a cauda bem mais longa e tem um tamanho menor. Se você quer saber mais sobre esse lindo felino, aprenda aqui em UmComo.com.br como é um gato maracajá.

Também lhe pode interessar: Como é o gato palheiro

Índice

  1. Classificação Taxonômica
  2. Extinção
  3. Hábitos do gato maracajá
  4. Características do gato maracajá
  5. Reprodução do gato maracajá

Classificação Taxonômica

Esse gatinho lindo pertence ao reino Animalia, filo dos Chordatas, ordem carnívora, família Felidae, gênero Leopardus, seu nome científico é Leopardus Wiedii, Gato-maracajá é seu nome popular, em inglês traduz-se: Margay.

Extinção

Infelizmente ele está ameaçado de extinção! A notícia boa que é que o gato maracajá ainda pode ser facilmente encontrado em todos os estados brasileiros, seja em vegetações de cafezais ou coqueirais. Vive comumente em matas do cerrado.

Hábitos do gato maracajá

Gosta de viver em locais onde há muitas árvores, tem uma habilidade muito refinada de escalar árvores, suas patas são muito flexíveis, sendo assim consegue capturar suas indefesas presas (aves e roedores que moram nas árvores) facilmente. Consegue atingir rotações de até 180 graus, ele é capaz de perambular de cabeça para baixo em cima das árvores (dá para imaginar?), Esse lindo felino possui uma longa cauda que auxilia no equilíbrio, assim ele pode escalar até os galhos mais altos.

Esses gatinhos, apesar de muito fofos, são geralmente solitários e possuem hábitos noturnos, não gostam da interferência das maldosas mão humanas, por isso estão sempre distantes das civilizações. Seu período de vida aproximado é de apenas 13 anos, porém, quando em cativeiros conseguem atingir 21 anos de idade (no entanto seria uma lástima prender um animal que aprecia tanto a liberdade como ele).

Como é o Gato Maracajá - Hábitos do gato maracajá
Imagem: pt.upphotos.net

Características do gato maracajá

Como carnívoro, se alimenta de roedores e aves, mas também consome frutas e sementes.

Pesa de 3 a 5 quilos, e seu comprimento pode chegar a 130 cm. Sua cor pode variar em tons de marrom, amarelo ou castanho. Esse felino possui os olhos bem marcantes: são grandes e bem chamativos, não há como não admirar esse olhar!

Suas patas também são grandes, possui manchas escurecidas por todo o corpo, as manchas podem ter variadas formas e tamanhos, se localizam bem distantes uma das outras. Suas orelhas, sempre arrebitadas, possuem as pontas bem arredondadas.

Reprodução do gato maracajá

Durante o seu ciclo de vida as fêmeas do gato maracajá entram no cio em torno dos 8 aos 10 meses de vida. As fêmeas dão a luz a apenas um único filhote por gestação, raramente há ocorrência de gêmeos, possuem um ciclo gestacional de 81 a 84 dias.

Como é o Gato Maracajá - Reprodução do gato maracajá
Imagem: animais.culturamix.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o Gato Maracajá, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Suélen Pilger
em que época o gato-maracajá nasceu em que ano o gato-maracajá foi extintos
Imagem: amanhamaisfeliz.com.br
Imagem: pt.upphotos.net
Imagem: animais.culturamix.com
1 de 3
Como é o Gato Maracajá