Outros Gatos

Como educar um filhote de gato

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como educar um filhote de gato

Dizem que os gatos são animais muito independentes, no entanto isso não quer dizer que não precisem de uma educação para garantir uma boa relação com seu dono. Lembre-se que os gatos veem você como um ser igual, por isso para chamar a sua atenção deverá dar um incentivo impressionante pelo qual deva obedecer; isso ajudará ele a se relacionar com o seu novo meio. Se tiver um filhote em casa e não souber como adestrá-lo, em umComo damos-lhe algumas dicas para você saber como educar um filhote de gato.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato recém-nascido

Passos a seguir:

1

Ensine-o a usar a caixa de areia, este será o primeiro ponto sobre como educar um filhote de gato. Dentro da sua independência, os gatos também precisam de privacidade, principalmente na hora de fazer as suas necessidades, por isso deverá colocar a caixa de areia em um lugar afastado e de fácil acesso.

Utilize uma areia que seja cômoda, eles geralmente preferem a areia sem cheiro, mas isso depende do gosto do gato. Coloque o gato dentro da caixa de areia após cada refeição e tente utilizar uma sem tampa até que se acostume, desta forma associará que é lá onde deve ir cada vez que precisar fazer as suas necessidades. Não se esqueça de premiá-lo quando tiver aprendido a usar a caixa e evite dar bronca se não o conseguir, senão criará o efeito contrário.

Por último mantenha a caixa de areia limpa e realize uma limpeza profunda, pelo menos 1 vez por semana. Caso seu gato não consiga usar a caixa, utilize como último recurso deixá-lo em um quarto até que se habitue; se voltar a fazer suas necessidades no solo, coloque-as na caixa de areia para que possa associar ao lugar onde se deve dirigir.

Como educar um filhote de gato - Passo 1
2

Os gatos aprendem brincando. É desta maneira que vão aprendendo que alguns atos podem ter consequências, por exemplo no caso das mordidas os gatos aprendem que há um limite ao morder enquanto estão com mais gatos; se isso não tiver sido possível com seu gato quando era filhote, talvez tenha tendência de morder você, por isso deve marcar um limite mas sem bater, só dar um pequeno beliscão até que reclame, desta forma entenderá que causou dor.

Os gatos se cansam rápido e sua atenção na hora de brincar não é muito longa, por isso deverá dedicar pelo menos 15 minutos duas vezes por dia a brincar com seu filhote. Para isso use uma fita de cor impressionante ou um ponteiro laser para que o gato o persiga; nas lojas de animais conseguirá encontrar algum brinquedo interessante.

Como educar um filhote de gato - Passo 2
3

Tenha sempre a mesma reação. Se der bronca em seu gato de diferentes formas o que vai gerar é confusão, por isso deverá sempre utilizar a mesma palavra ou frase. Por outro lado se for disciplinar, faça-o logo após o acontecimento, desta forma o gato associará o que acaba de fazer com o castigo. Se deixar passar muito tempo entre a ação e a bronca, não poderá castigar porque ele não associará isso com o que fez há uma hora, mas sim com o que estiver fazendo nesse momento.

Como educar um filhote de gato - Passo 3
4

Proporcione um arranhador. Os gatos arranham coisas para lixar suas unhas e para marcar o seu território. Para evitar que danifique seus móveis deve dar um arranhador e pulverizar nele um pouco de catnip, uma erva que fará o seu gato se emocionar por alguns minutos, também chamada de erva do gato. Se pegar o seu gato arranhando algo, leve-o de imediato ao arranhador, para que faça a associação.

Não se esqueça de cortar as suas unhas, principalmente se for um gato que não sai para o exterior, pois neste caso tendem a crescer mais rápido. Adicionalmente dê a ele um lugar para escalar, desta forma se diverte e evita que suba na pia.

Como educar um filhote de gato - Passo 4
5

Respeite seu espaço. Se um gato precisar de carinho ele avisará, por isso não deve forçá-lo; com isso teria uma má reação e faria ele adotar uma postura defensiva. Da mesma forma, se seu gato morder ou arranhar, o ideal é deixá-lo em um quarto com a porta fechada por 5 minutos, dentro dos 20 minutos seguintes não deverá dar de comer nem acariciar o gato. Outra técnica é colocar água em uma garrafa com spray e pulverizar com ela quando fizer algo que não é adequado; no entanto, tente fazer isso sem que veja você para não associar esse momento ruim com você.

Como educar um filhote de gato - Passo 5
6

O prêmio é muito importante. Como referimos no começo, os gatos precisam de algo que os anime, pois não fazem coisas simplesmente por serem generosos ou para deixar você feliz, portanto deve tentar que seu gato esteja interessado em ter um bom comportamento. Adicionalmente, deve habituar o gato a comer apenas os seus alimentos, assim evitará que suba à mesa cada vez que estiver comendo ou que comece a miar para pedir a sua comida. Deve tentar que as guloseimas utilizadas para premiar sejam principalmente para gatos.

Como educar um filhote de gato - Passo 6
7

Outros conselhos que pode seguir para educar um gato filhote são:

  • Estabeleça regras, se já tiver decidido que seu gato não deve subir nas camas, indique que não deve fazer isso sem exceções, pois se permitir uma vez, ele não levará você a sério.
  • Nunca bata nele, isso não beneficiará a confiança entre o gato e você.
  • Restrinja as guloseimas, pois isso pode afetar consideravelmente o peso do seu gato. Além disso, já não seriam um incentivo para ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um filhote de gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como educar um filhote de gato