Ensinar um cachorro

Como educar um labrador filhote

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como educar um labrador filhote

O cão labrador retriever pertence a uma raça amável e brincalhona, que sempre deseja a companhia de seus donos. Não é necessário que este cão seja filhote para conseguir adestrá-lo com sucesso, pois os labradores são fáceis de domesticar em qualquer idade. Se pretende treinar o seu bichinho mas acha que faltam dicas para o conseguir, em umComo ensinamos você, passo a passo, como educar um labrador filhote.

Também lhe pode interessar: Como educar um doberman

Passos a seguir:

1

Se seu labrador retriever é ainda filhote, tenha em conta que tem de tratá-lo como um bebê. Portanto, se mostrará nervoso e lhe custará entender como atuar quando der alguma ordem. Simplesmente deve ter paciência para conseguir o objetivo de adestrá-lo, pois é simples de conseguir com alguns passos. Mas se for adulto não desespere, porque esta raça é fácil de adestrar.

Como educar um labrador filhote - Passo 1
2

Começamos pelo passo básico prévio a qualquer treinamento. No princípio deve ensinar-lhe seu nome, por isso, faça isso o quanto antes. Cada vez que interagir com seu cão labrador filhote repita o seu nome para que o associe consigo mesmo. Desta forma se reconhecerá e saberá que você está se dirigindo a ele.

Como educar um labrador filhote - Passo 2
3

Lembre-se de felicitar o seu filhote cada vez que fizer as suas necessidades fora de casa. Desta forma, associará a felicitação de seu dono a ter se comportado bem, e o motivará a voltar a agir da mesma maneira. O cão labrador deve sair quando acorda, após comer e antes de se deitar.

No entanto, se for filhote é uma boa ideia levá-lo fora de casa a cada meia hora, já que sua bexiga ainda é difícil de controlar. Assim, se seu pet não pode segurar e deixa um presentinho dentro de casa, nunca lhe deverá bater. Eduque-o até que consiga entender que é lá fora onde deve fazer essas coisas.

Como educar um labrador filhote - Passo 3
4

O treinamento deve durar uns dez minutos por sessão, pois os cachorros têm um sentido de atenção limitado. Além disso, deve ensinar ao seu cão ações básicas como descer e subir escadas, entrar em elevadores e caminhar sobre diferentes superfícies. Deste modo se familiarizará com estas situações e será capaz de enfrentar estes obstáculos quando precisar.

Como educar um labrador filhote - Passo 4
5

Não serve de nada repreender o seu labrador filhote durante o adestramento, de modo que a única forma de reconhecer que não agiu bem é ignorá-lo, mandando para a casinha durante algum tempo. Por outro lado, se obedecer às suas ordens, ofereça-lhe sempre um prêmio, como um biscoito ou alimento especial e elogie-o ou dê seu carinho.

Como educar um labrador filhote - Passo 5
6

Ensine seu cão a não saltar sobre as pessoas que encontrar, sobretudo porque pode pesar mais de 40 kg e deve aprender a se socializar. Para isso, você deve usar uma correia e uma coleira que prendam bem seu labrador cada vez que forem dar um passeio, que deve ser com frequência porque estes cães adoram estar ao ar livre.

Como educar um labrador filhote - Passo 6
7

Quanto às ordens básicas para cães:

  • Primeiro, é importante que o labrador conheça o significado da palavra "Não" quando a disser. Para isso, deverá dizê-la após o seu nome. Isto se aplica a qualquer outra ordem que deseje dar. Portanto, primeiro diga seu nome, para que saiba que se dirige a ele, e depois o comando.
  • Para o ordenar a sentar-se, deverá usar a palavra "Senta", e no princípio terá de o educar você mesmo empurrando sua parte traseira para baixo para conseguir sentá-lo. Dê-lhe um prêmio quando se mantiver sentado e assim associará a ação à sua ordem, ao mesmo tempo que a recompensa.
  • Por outro lado, pode fazer que se deite com a ordem "Deita" ou "Para Baixo", colocando um prêmio à altura do chão e dando quando se deitar.
  • Também pode lhe ensinar a ordem "Vamos" ou "Continua" para que acompanhe você atado à correia, e quando quiser parar o passeio diga "Para" ao mesmo tempo que puxa a correia, mas lembre-se de dar o seu merecido prêmio se cumprir as suas ordens.
  • Estas ações devem ser repetidas durante várias sessões até que ele as compreenda, por isso precisará ser paciente e não desistir.
Como educar um labrador filhote - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um labrador filhote, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como educar um labrador filhote