Construir aquários para peixes

Como escolher um aquário 

Como escolher um aquário 
Imagem: amazingfishtanks

Na hora de escolher um aquário para nossos peixes devemos pensar em uma série de fatores dos quais depois dependerão questões como a frequência de manutenção necessária, os custos que terá e o tipo de peixes que possamos ter. Em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas sobre como escolher um aquário.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um peixe de água fria 

Índice

  1. Tamanho
  2. Tipo de água
  3. Temperatura da água (no caso de água doce)
  4. Preço
  5. Decoração e limpeza do aquário

Tamanho

O tamanho do aquário dependerá da quantidade de peixes que possamos vir a ter depois. Sabemos que o tamanho nem sempre é algo que depende apenas do nosso gosto, mas sim do lugar que dispomos em nossa casa para os peixes.

Se optarmos por um aquário pequeno, de 20 litros, só poderemos ter um peixe ainda que o ideal seja pelo menos que tenhamos 40 litros de água para um peixe. O recomendável é um aquário o maior possível, mas lembrando de que quanto maior, mais tempo nos levará a trocar de água.

Tipo de água

aquários de água doce ou de água salgada. Estes últimos são os mais naturais e permitem-nos incluir uma variedade de peixes muito ampla, ainda que talvez não sejam os mais indicados para um principiante, já que são mais complexos quanto à manutenção.

Temperatura da água (no caso de água doce)

A temperatura da água é outro elemento que temos de observar na hora de escolher o aquário. Se optarmos por um aquário de água fria, a infraestrutura será mais simples. Em contrapartida, se optarmos por outro de água quente teremos que adquirir um termostato para controlar a temperatura nos graus que quisermos. Neste ponto, deve-se reforçar o fato que os peixes de água fria costumam ser maiores do que os de água quente, pelo que necessitarão de um aquário maior.

Preço

E como sempre, o preço é outro fator muito importante na hora de qualquer compra. No caso do aquário, devemos avaliar se optamos por um básico e barato, já que depois teremos que comprar muitos complementos, ou se é mais aconselhável comprar um aquário completo.

Decoração e limpeza do aquário

Depois de comprar o seu aquário, pode dar um toque especial a ele, criando um ambiente parecido ao fundo do mar. Em umComo damos-lhe algumas dicas para decorar o seu aquário. Para além disso, manter a saúde dos peixes e a higiene do aquário é bastante importante. Para isso, o aquário deverá ser limpo com frequência, mantendo-o assim em ótimo estado para favorecer a saúde dos nossos peixes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um aquário , recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
João
Num aquário é prescisso luz
iraci s dos santos
Olá tenho uma tilápia desde filhotinha amo de paixão estou tendo problemas para manter o aquário limpo me indiquem uma forma mais fácil , um tipo de filtro pois ela esta grande e não quero ficar trocando ela de um lado pra outro toda semana . Me ajudem,tiro do aquário lavo e devolvo mas ela fica sentida .
Imagem: amazingfishtanks
Como escolher um aquário