Hamsters

Como evitar que o meu hamster hiberne

Como evitar que o meu hamster hiberne

Com a chegada do frio, os hamster (assim como outros animais) começam a hibernar, as funções do seu metabolismo diminuem e entram em um estado de tranquilidade que faz muitos donos questionarem se o animal continua vivo. Este processo responde à chegada de temperaturas baixas, o aumento da falta de luz e a escassez de alimento, algo normal quando o animal vive em seu habitat natural. Mas em casa as condições são outras, por isso em umComo.com.br explicamos a você, de uma forma simples, como evitar que seu hamster hiberne.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu hamster tem frio
Passos a seguir:
1

Na natureza, a chegada do inverno representa um período muito duro, por isso muitos animais, como os ursos, as tartarugas e os hamster se preparam para hibernar durante este período. Algumas semanas antes começam a acumular gordura e a comer em excesso, guardando por dentro de suas bochechas muita comida. Procuram aumentar a gordura corporal e aproveitar o período onde ainda existe alimento para poder reservar para os momentos mais difíceis.

2

Quando a temperatura desce para menos de 13ºC o hamster entra em fase de hibernação, processo que acontece em poucas horas. Parecerá que está dormindo, com pouca ou quase nenhuma atividade, e a única forma de saber se continua vivo é vendo a sua respiração.

3

Como os animais domésticos têm um funcionamento diferente aos que se encontram em seu habitat natural, se o animal não acumulou alimento suficiente durante o período prévio ao inverno pode ser que sua camada de gordura não seja tão grossa para suportar os meses de frio se alimentando pouco, por isso ele corre o risco de morrer se a temperatura for muito baixa.

4

Para evitar que o nosso hamster hiberne existem alguns passos simples a seguir. O primeiro é manter a temperatura da casa ou da área onde se encontra a gaiola do seu hamster a mais de 14ºC, desta forma você evitará que entre em fase de hibernação. Coloque a gaiola perto de uma fonte de calor moderada ou adquira em uma loja de animais um cobertor térmico especial para a gaiola, que ajudará a manter seu espaço agradável.

5

Além disso, é muito importante que a gaiola fique em um lugar iluminado, com uma boa entrada de luz natural. É claro que no inverno escurece mais cedo, mas se o animal estiver sempre localizado em um lugar onde entra pouca luz, será mais fácil que ele hiberne.

6

Durante os meses de inverno cuide da alimentação de seu hamster e não permita que o animal sinta que a comida está faltando. Aumente ligeiramente as porções de água e comida para que ele se mantenha nutrido e satisfeito, e não se esqueça de brincar com ele de vez em quando para que ele se distraia e se mantenha ativo.

7

Se não tiver tomado estas precauções e seu hamster já hibernou, pode acordá-lo esfregando suavemente seu corpo com suas mãos até ver que ele vai ficando mais ativo pouco a pouco. Podem passar umas três horas até que tenha saído completamente da hibernação, no entanto, depois de acordá-lo deverá seguir os conselhos que recomendamos nos passos anteriores para evitar que o animal volte a hibernar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu hamster hiberne, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Carolina Ferreira
Muito Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carolina! Obrigada nós pelo seu comentário valeu :)
Como evitar que o meu hamster hiberne