Comportamento do gato

Como fazer meu gato bebê parar de chorar

Como fazer meu gato bebê parar de chorar

Um novo mascote na família é sempre um motivo de alegria, mas também é verdade que ao adotarmos um gato bebê, a separação de sua mãe e do aconchego pode fazer com que o pequeno esteja perdido e com medo no começo. São muitas mudanças para nosso gatinho, por isso é comum que, especialmente durante as noites, chore e não saibamos como tranquilizá-lo. Por isso, em umComo.com.br explicamos com detalhe como fazer meu gato bebê parar de chorar.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não bebe água

Passos a seguir:

1

Quando um gato é separado de sua mãe e sente falta do aconchego, é completamente normal que no princípio se sinta sozinho e desprotegido, especialmente durante as noites. Esta reação é instintiva, mas alguns truques ajudarão a diminuir o impacto da separação no seu mascote, ajudando-o a se acostumar de novo.

Para começar corretamente, ao adotar seu gato lembre-se de levar com você uma peça da manta onde o felino estava com a ninhada ao nascer ou qualquer outro objeto que contenha o aroma da mãe e seus irmãos. Este cheiro o deixará mais seguro, evitando que chore tanto à noite.

2

Se não tiver nenhuma peça com o cheiro da ninhada, então cuide para que o lugar onde dormirá seu gatinho esteja muito quente. Prepare esse lugar acrescentando várias mantas, isto ajudará a simular o calor da cama. Também é importante colocar uma almofada grande que possa simular a presença da mãe, e outros brinquedos pequenos para simular a ninhada, assim o animal se sentirá mais seguro.

3

Você notou que seu gato bebê chora e mia durante as noites e quando come fica mais calmo? Surpresa! Os mascotes são similares aos humanos neste aspecto, pois um gato bebê precisa comer várias vezes ao dia, antes o fazia mamando na sua mãe, mas agora que ela não está, você deve lhe dar leite morno e alimentá-lo adequadamente.

4

Lembre-se de que um gato bebê precisa de companhia, jogo e distração. Se o animal passa muito tempo sozinho enquanto se adapta ao seu novo lar, é possível que chore mais do que o normal porque não está acostumado. O melhor é lhe dar muito carinho e atenção quando estiver com seu mascote, e deixar vários brinquedos para que ele se divirta durante sua ausência.

5

É fundamental que ao adotar seu gato bebê você o leve em seguida ao veterinário. Muitas vezes o animal vem com parasitas e outras condições que poderiam lhe gerar mal-estar. É importante que um especialista indique que seu gato está completamente saudável para descartar que o choro possa ser devido a algum problema.

6

Por último, recomendamos que tenha muita paciência. Não se esqueça que para seu gato, você é um completo estranho, que essa não é sua casa e que ainda não se sente à vontade. Quando seu gato bebê se acostumar, deixará de chorar e ficará bem mais dócil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato bebê parar de chorar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Claau
Boom adotei um gatinho e elle mia muito a noite e não dorme gostaria de fazer algo pra q elle possa dormi e descancar elle esta trocando a noite pelo dia Como posso ajuda ló
raiane
meu gato e bebe e nao para de chorar e se esconde muito de mim tenho medo dele morrer
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Raiane! Há quanto tempo ele está com você? A adaptação dos gatos aos tutores é sempre demorada, é normal que ele tenha medo e se esconda pois é uma reação natural de proteção. O que você deve garantir é que ele tem comida, água, uma caixa de areia e os devidos cuidados veterinários para garantir que ele cresce sem nenhum problema. Deve fazer uma aproximação gradual dele, para que ele ganhe confiança em você pouco a pouco. Sempre que ele precisar deixe que ele se esconda em algum lugar. Se tiver uma caixinha de cartão já será o suficiente para ele se sentir mais seguro. Não desanime e vai ver que com o tempo vai recompensar porque você ganhou um melhor amigo!
Alexandre
vc não deveria ter um gato, se for na cidade pois vai só perturbar seus vizinhos
arilene
Meu gato ta impossível pode me ajudar pelo amor de Deus ele n para de morder já fiz segui todos os procedimentos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arilene, nesse link poderá ver algumas dicas para ensinar seu gato a não morder: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-um-gato-a-nao-morder-3.html Espero que você consiga!
Marcia
Adotei e já tive vários gatinhos bebês , são igual criança quem atenção e dormir pelo da gente principalmente a noite , 1 noite ele não dormiu , coloquei ele no segundo dia junto comigo , interessante não sou nem para comer e nem miou nenhuma vez.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia, os filhotes de gatos se assemelham muito a bebês nesse comportamento. Quando eles são bebês querem atenção e mimos. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seus gatinhos!
Livia
minha gata tá prenhe, posso dar remedio prá pulga? aqueles de colocar na nuca.
Livia
meu gato não é castrado e mia muito, a dúvida é: ele só vai parar de miar quando for castrado?
Marcia
Tenho um gato que foi castrado nos primeiros 2 meses ele miou e até queria pegar gatas , mas passou com um tempo
Como fazer meu gato bebê parar de chorar