Compreensão comportamento canino

Como fazer seu cachorro parar de cavar

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 17 dezembro 2020
Como fazer seu cachorro parar de cavar
Imagem: petmag.com.br

Os cachorros podem ser uma ótima companhia, pois são afetuosos, leais e a maioria faz de tudo para agradar seus donos. No entanto, por vezes é de sua natureza os cachorros fazerem alguns disparates, como morder suas coisas, fazer as necessidades no sítio errado e cavar no jardim. Se você possui um, é natural que essas atitudes, quando repetidas, deem consigo em doido, mas é possível evitá-las ao educar seu cachorro de estimação. Para que saiba como fazer seu cachorro parar de cavar, continue lendo este artigo umComo.com.br, que preparámos para o ajudar a lidar com esse problema!

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cachorro parar de comer terra

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar saiba que o hábito de cavar é um instinto do cachorro, que o faz por várias razões. Devido isso não é correto castigar seu cachorro por cavar pois, a seu ver, ele está fazendo algo muito natural e não perceberá o propósito desse castigo. Comece, então, por procurar as causas do comportamento e corrigi-las com o que estiver ao seu alcance.

2

Se a grande parte dos buracos causados pelo cachorro se encontram em locais com sombra, isso pode significar que ele está necessitando de um local fresco onde se acomodar, pois muitas vezes cachorros cavam para fazer uma "cama" fresca e úmida na terra. Por essa razão evite mais buracos escolhendo ou construindo uma casinha onde ele possa descansar à sombra.

Como fazer seu cachorro parar de cavar - Passo 2
Imagem: cachorrogato.com.br
3

Se ele esconde o brinquedo, talvez seja porque muitas vezes o perde e se quer certificar que de isso não volta a acontecer. Você, enquanto dono, pode amarrar o brinquedo a uma corda e prendê-la em um poste ou cerca, desta forma o cachorro sempre saberá onde o encontrar.

4

Se seu cachorro ganhou o hábito de escavar para esconder comida, isso poderá ser um sinal de que ele está sendo pouco alimentado, e quer guardar a refeição enterrada para consumir em um outro momento. Assim sendo mostre-lhe que ele tem alimento ao seu dispor sempre que quiser.

Como fazer seu cachorro parar de cavar - Passo 4
Imagem: anjinhoscompatinhas.blogspot.pt
5

Se não encontrou nada enterrado, provavelmente seu cachorro se encontra entediado ou está tentando chamar sua atenção. Isso pode acontecer por que você não tem passado tanto tempo com ele como ele gostaria, assim sendo planeje passeios e brincadeiras regulares.

6

Para evitar que o cachorro continue cavando, crie uma má experiência relacionada a esse hábito. Não é preciso muito, basta que o apanhe desprevenido enquanto cava e lhe pregue um susto, com um berro ou com o rebentar de um balão. Também costuma ser eficaz enterrar as próprias fezes do cachorro no local onde ele costuma cavar ou bexigas de água.

Como fazer seu cachorro parar de cavar - Passo 6
Imagem: 4pataspetshop.com.br
7

Mais uma vez insistimos que não é correto castigar seu cachorro quando ele cava. Em vez disso, dirija-se a ele no momento em que ele está cavando e lhe dê um sermão, mostrando que está muito desiludido com o seu comportamento, mas sem recorrer à força.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu cachorro parar de cavar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
mayara ferreira
olá! meu cachorro sempre quando ele vê terra,ele começa acheirar,depois cava um buraco e enfia o focinho lá dentro.oque ele quer?
maria lucia bezerra
Excelentes dicas, adorei e compartilhei no facebook com amigos e família. Grata
Sara Silva
Olá Maria, ficamos contentes por saber que este artigo lhe foi útil. Obrigada!
Imagem: petmag.com.br
Imagem: cachorrogato.com.br
Imagem: anjinhoscompatinhas.blogspot.pt
Imagem: 4pataspetshop.com.br
1 de 4
Como fazer seu cachorro parar de cavar