Treinar um cachorro

Como fazer seu cachorro parar de comer terra

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como fazer seu cachorro parar de comer terra

Notou que o seu cachorro está comendo terra? Esse comportamento pode ser um indício de problemas de saúde ou apenas uma derivação comportamental. Se isso é algo que o seu cão faz com pouca frequência, o mais certo é não existir nenhum problema. Antes de corrigir o problema, é essencial que você entenda porque o cachorro está fazendo isso muitas vezes. Ele pode estar com sofrendo com alguma doença, tédio, carência de nutrientes ou simplesmente gostar do sabor. Se você gostaria de descobrir qual o motivo para o seu fiel amigo estar fazendo isso e acabar com o problema de vez, continue lendo esse artigo do umComo e perceba como fazer seu cachorro parara de comer terra.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cachorro parar de cavar

Índice

  1. Compreendendo as causas
  2. Corrigir o comportamento
  3. Mudar a dieta
  4. Distração
  5. Medicação

Compreendendo as causas

Existem vários motivos para que o seu bichinho esteja tendo esse comportamento estranho. Antes de saber como fazer seu cachorro parara de comer terra,é necessário descobrir o que está provocando esses petiscos estranhos. Confira essa lista para conseguir identificar a razão:

Gosto

Apesar de esse ser um sabor pouco apetitoso para humanos, a verdade é que os cachorros parecer ser fãs. O gosto da terra é uma combinação de misturas de raízes, animais mortos, restos de frutas e vegetais que é, aparentemente, um delicioso banquete. Se o seu pet estiver comendo terra de um lugar específico, investigue a região pois é possível que esteja algo delicioso enterrado nessa zona. Neste tipo de situações, você deve apostar em corretivos comportamentais para erradicar o distúrbio alimentar.

Desvios comportamentais

Se o seu pet passa muito tempo sozinho, ele pode ter desenvolvido esse e outros comportamentos para suprir a falta de atenção dos tutores. Os cachorros adotam comportamentos desviantes para passar o tempo, podendo rasgar cortinas, estragar o sofá ou simplesmente comendo terra. Para corrigir esse comportamento, você deve investir na distração do seu cachorro. Acesse esse artigo e descubra como saber se meu cachorro se sente sozinho.

Carência de minerais

Cachorros com deficiência de minerais em sua alimentação podem esburacar e lamber paredes, destruir jardins em casa, ou simplesmente comer terra. Isso acontece porque os cachorros buscam os suplementos vitamínicos que a sua alimentação não oferece na terra e areia das paredes. Se esse é o caso, você terá de fazer uma mudança na alimentação do seu pet.

Parasitas

Outro motivo que pode levar a esse comportamento é a presença de vermes no organismo do cachorro. A reação do animal é comer grama para que possa vomitar e expulsar esses parasitas. Mexendo na terra, um animal consegue encontrar plantas para comer que funcionam como um remédio natural para os cachorros. Neste caso, a solução é simples, bastando apenas vermifugar o animal, que é algo que o tutor deve fazer com frequência. Para saber se o meu cachorro tem parasitas, acesse esse artigo.

Como fazer seu cachorro parar de comer terra - Compreendendo as causas

Corrigir o comportamento

Uma das formas de acabar com esse comportamento é corrigindo-o. No entanto, essa medida só deve ser aplicada se o já tiver levado o pet ao veterinário e tiver excluído qualquer questão de saúde. Confira os diferentes métodos que podem ajudar a normalizar a atividade do seu pet:

  • Bronca. Uma das formas de diminuir esse distúrbio é dar bronca no cachorro cada vez que ele comer terra. Tente distrair ou redirecionar o animal e, quando tiver sucesso, elogie o pet.
  • Disfarce da terra. Outra forma de corrigir esse comportamento passa por tratar a área da terra onde o seu pet se alimenta. Colocando molho picante, pimenta caiena ou um spray de pepino amargo, você poderá disfarçar o gosto da terra e manter o animal afastado.
  • Spray de água. Um spray com água limpa e fresca pode ser uma forma de o manter longe da terra. Quando notar que ele está comendo terra, repreenda-o com firmeza. Espere alguns segundos e, de seguida, borrife-o com um pouco de água. Nunca coloque qualquer tipo de ingrediente na água e certifique-se que está bem limpa.
Como fazer seu cachorro parar de comer terra - Corrigir o comportamento

Mudar a dieta

Muitas das marcas de alimentação canina possuem todas as vitaminas e minerais essenciais para manter um cachorro saudável. No entanto, alguns fabricantes podem oferecer poucos minerais e fazer com que o seu pet esteja com deficiência de nutrientes.

Dê uma olhada no rótulo da ração e compare com outras marcas para verificar se os valores minerais como o ferro e cálcio são suficientes. Caso a alimentação seja caseira, o seu bichinho pode não estar recebendo nutrientes suficientes.

Os cães muito ativos podem necessitar de mais nutrientes que cães menos agitados. O veterinário é quem deve detetar essa deficiência, indicando uma dieta rica em minerais com complementos alimentares ou com uma ração de qualidade superior.

Como fazer seu cachorro parar de comer terra - Mudar a dieta

Distração

Uma forma de redirecionar o foco do seu pet é aumentar a frequência dos passeios e atividades com ele. O cachorro necessita de gastar a sua energia para não desenvolver estresse e comportamentos obsessivos como a ingestão de terra e destruição do seu jardim. Um cão cansado tem menos chances de ter comportamentos desviantes, por isso saia de casa e faça seu cachorro se exercitar.

Dica: Para conseguir que o seu cachorro diminua os níveis de estresse, confira como fazer um cachorro relaxar nesse artigo.

Como fazer seu cachorro parar de comer terra - Distração

Medicação

Se o seu cão come terra com frequência e você está seguro de que o problema é comportamental, uma das soluções é a administração de medicação para a ansiedade. No entanto, essa solução só deve ser usada quando você já excluiu as causas relacionadas com a saúde do animal e já tentou distraí-lo e diminuir o seu estresse diário. As drogas caninas podem fazer seu cachorro parar de comer terra, mas só devem ser usadas em casos extremos.

Se acha que esta é a solução indicada para o seu cachorro, fale com o veterinário para determinar se é indicado ministrar medicamentos para cachorros ansiosos.

Como fazer seu cachorro parar de comer terra - Medicação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu cachorro parar de comer terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer seu cachorro parar de comer terra