Coleira de gato

Como fazer uma coleira para gato

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma coleira para gato
Imagem: guy.googydog.com

Ao contrário do que acontece com os cachorros, por norma os gatos não são levados a passear, pelo que não necessitam de uma coleira larga e grossa à qual se prende a trela. Aliás, os próprios gatos não costumam gostar de usar coleira e alguns donos preferem não a colocar de forma a facilitar o escovar do pelo e para que este não fique marcado com a forma da coleira. Por estas razões fazer uma coleira para gato pode assemelhar-se muito a fazer uma bracelete ou pulseira para um humano. Se quer aprender como fazer uma coleira para gato, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:

  • Fita métrica
  • Cola quente
  • Tecido
  • Pormenores decorativos
  • Linha e agulha
Também lhe pode interessar: Como fazer uma cama para gatos

Índice

  1. Coleira tricotada
  2. Coleira customizada
  3. Coleira em tecido
  4. Coleira de contas
  5. Coleira colarinho

Coleira tricotada

Se você tiver jeito para tricotar, pode criar uma coleira totalmente personalizada e muito confortável para seu gato. O crochê será a técnica mais indicada, mas pode escolher outras consoante o seu gosto. Comece por, com uma fita métrica, medir o pescoço do gato. Não aperte demasiado mas também não deixe muito solto. Em seguida escolha a cor da linha que irá constituir a coleira e comece tricotando até atingir a medida certa. Una as pontas com tiras de velcro cozidas e, para dar mais graça à coleira, aplique um laço ou flor também tricotado.

Como fazer uma coleira para gato - Coleira tricotada
Imagem: pinterest.com

Coleira customizada

Se seu gato já possui uma coleira, você pode customizá-la de forma a atribuir-lhe um toque pessoal. Neste caso não há necessidade de medição porque a coleira já tem a medida mais adequada para o pescoço de seu gato, resta apenas colocar adereços. Escolha pormenores fofos como brilhantes, laços em tecido, glitter, flor em papel feltro, etc, e cole-os com ajuda de cola quente. Se eu gato for de pelo comprido não escolha um pormenor muito grande, pois ele poderá revelar-se incomodativo e desconfortável para seu gato.

Como fazer uma coleira para gato - Coleira customizada
Imagem: preciolandia.com

Coleira em tecido

A coleira em tecido será um acessório muito leve e charmoso para o seu gato. Comece por medir, com ajuda de uma fita métrica, o pescoço dele deixando alguma folga para que não fique demasiado apertado. Em seguida, recorte uma tira em cartão com mais 5 cm dessa medida e com cerca de 2 cm de largura. Pegue nela e use-a como molde para recortar duas tiras de tecido à sua escolha, mas com mais 2 cm de largura que a tira de cartão. Pegue nas tiras de tecido e una uma à outra cozendo um dos limites do comprimento para dentro, como se cosesse uma manga. Coloque a tira de cartão por cima de uma das tiras e cosa o restante delas, de forma uni-las deixando o cartão por dentro, e formando uma só tira com duas faces de tecido, como na imagem ao lado. De forma a unir ambas as pontas da tira, que agora é uma coleira, cosa velcro.

Como fazer uma coleira para gato - Coleira em tecido
Imagem: elo7.com.br

Coleira de contas

Se você já tem prática em fazer pulseiras de contas, fazer uma coleira de contas para seu gato será extremamente fácil porque o processo é o mesmo. Em primeiro lugar, meça o pescoço do animal e corte um fio ou corda de nylon um pouco maior que essa medida. Coloque contas a seu gosto, podem até ser pérolas e, a meio da medida, adicione um pingente ou um guizo. Termine com a mesma quantidade de contas e feche a coleira com um fecho próprio para pulseiras e colares, que poderá encontrar em lojas de artesanato.

Como fazer uma coleira para gato - Coleira de contas
Imagem: bohemian-childd.tumblr.com

Coleira colarinho

Se quiser fugir das coleiras habituais e fazer seu gato macho marcar pela diferença, porque não costurar-lhe uma coleira colarinho? Vai ficar super elegante! Para isso, repita o processo da coleira em tecido. Quando estiver terminada, recorte dois outros pedaços de tecido que com o dobro da largura. Corte as pontas deles numa linha diagonal não muito acentuada. Cosa os dois pedaços de tecido um ao outro e una a parte mais estreita deles à coleira anteriormente feita, tal como mostra na imagem. Dobre para baixo essa tira nova, envolvendo a coleira de tecido, e passe com o ferro de engomar por cima, de forma a vincar bem a dobra.

Como fazer uma coleira para gato - Coleira colarinho
Imagem: www.modcloth.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma coleira para gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
LEE
Outra ótima sugestão é colocar aquelas faixas refletoras ( vendidas em casas especializadas para motos), que facilitam a visualização no escuro.
A sua avaliação:
Ana Paula
Adorei! Vou fazer todas!
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! Que bom que gostou das dicas :) Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Ana Clara
Eu amo os gatos eles são os animais mais engraçados e principalmente quando são filhotes. Eu tenho dois gatos bebês: Que na verdade são gatas elas se chamam Mia e Bia . Elas são as gatas mais bonitas entre os meus outros gatos
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e boa sorte com seus gatinhos ;)
A sua avaliação:
Ana Clara
Eu gostaria de saber como faço pra aprender a fazer uma coleira para minha gata
A sua avaliação:
Rosimar Oliveira da Silva
quero receber modelos de roupinhas
gabriella
quero uma colera que seja fassio de fazer todas essas sao dificeis
Beatrhyz
pode usar uma fita de cetim e fazer um laço, é muito simples e fácil mas desata e se for filhote ele vai arrancar antes de poder tirar uma foto. ou um elástico de cabelo bonitinho e que não machuque o animal, sempre tem uns mais fofos. são coisas básicas ^^ espero ajudar
Imagem: guy.googydog.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: preciolandia.com
Imagem: elo7.com.br
Imagem: bohemian-childd.tumblr.com
Imagem: www.modcloth.com
1 de 6
Como fazer uma coleira para gato