Outros Ciências animais

Como identificar ovos de cobra

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar ovos de cobra

As cobras ovíparas põem ovos debaixo de solo frouxo ou areias, criando espécies de incubadoras naturais. Ao contrários das aves, as cobras normalmente não chocam. Crias de cobra não necessitam dos cuidados da mãe, então elas abandonam os ovos assim que os põem. O número de ovos chocados depende de espécie para espécie, mas pode ir até aos 100 de uma só vez. Mas você sabe como identificar ovos de cobra? Em umComo damos-lhe umas dicas para que seja capaz de os distinguir.

Também lhe pode interessar: Como identificar a Aranha Lobo

Passos a seguir:

1

Avistou um ovo, mas tem dúvidas se é de cobra? Os ovos de cobra por norma estão debaixo de uns centímetro de terra e num local úmido. Experimente levantar o ovo. Os ovos de pássaro têm a casca rija, ao contrário dos ovos de cobra que são sensíveis e podem ceder com facilidade. Semelhante a couro, a casca dos ovos destes répteis pode ceder ligeiramente quando tocada.

2

Vá junto a uma fonte de luz bem forte. De preferência escolha um local escuro com apenas uma luz forte, para que a fonte seja bem intensa. Ainda que não seja fácil, junto à luz tente ver os contornos do embrião dentro do ovo. Não demore muito neste processo, pois o ovo não pode estar muitos minutos longe da sua incubadora, seja ela artificial ou natural.

3

A partir da forma é mais difícil distinguir ovos de cobra. Grande parte dos ovos de cobras oriundas da América do Sul e Norte têm um formato bem parecido com os de pássaros, o que dificulta a distinção. De qualquer maneira, ovos de cobra normalmente têm formatos mais alongados. Ovos de cobras africanas e asiáticas podem apresentar um formato mais irregular, parecido com uma raiz de gengibre. Os ovos de cobra levam cerca de 60 dias a chocar e alguns dias antes ganham um formato achatado.

4

Para além das cobras ovíparas, existem as vivíparas. Nestas espécies, as cobras fazem gestação e mantêm os embriões dentro de um saco amniótico e com placenta. Nestes casos os embriões não são nutridos pelo ovo, recebendo nutrientes através da mãe. Isto ocorre sobretudo em regiões frias. No entanto, como acontece com as cobras ovíparas, as crias são extremamente independentes e rapidamente se afastam das progenitoras em busca de comida e abrigo.

E como curiosidade confira também no nosso artigo qual é a cobra mais venenosa do mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar ovos de cobra, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela
me ajudou muito a identificar ovos de cobra
Como identificar ovos de cobra