Comportamento do gato

Como melhorar a convivência entre gatos

Como melhorar a convivência entre gatos

A maioria dos amantes de animais de estimação felinos não se conformam com ter apenas um gato na família. A verdade é que uma porcentagem muito elevada de donos de gatos decidem oferecer o seu lar a dois ou mais felinos. No entanto esta experiência nem sempre começa ou acaba bem e é necessário colocar em ação certos mecanismos que diminuam a agressividade entre esses animais. No umCOMO explicamos a você como melhorar a convivência entre gatos.

Também lhe pode interessar: 6 coisas que os gatos odeiam

Índice

  1. A personalidade do gato
  2. Como introduzir outro gato em casa
  3. O que fazer quando já moram juntos
  4. Como melhorar a convivência

A personalidade do gato

É muito importante que compreendamos que o gato é um animal individualista, pouco sociável e muito territorial. Isso não significa que vamos conviver com um animal chato que só dá problemas, pelo contrário. Quando um gato fica carinhoso pode ser uma das experiências mais agradáveis para o seu dono.

É exatamente essa sensação a que faz com que nos apaixonemos loucamente por eles e desejemos aumentar a família com outro gatinho. Boa ideia, mas devemos considerar como apresentá-los e o que fazer para que a convivência entre eles seja adequada e não aconteça nenhuma briga.

Como introduzir outro gato em casa

Os gatos neste aspecto não tem nada a ver com os cachorros. Os gatos não têm essa necessidade de pertencer a uma matilha. Ao invés disso, estão habituados a defender seu território e dominar seu espaço. Por isso, chegar a casa com outro gatinho e soltá-lo sem mais... é uma péssima ideia.

As apresentações entre os gatos deverão ser progressivas. Assim, passo a passo, poderemos observar as reações dos animais e ver qual é o ponto fraco da afinidade entre eles, podendo remediá-la o quanto antes.

O que fazer quando já moram juntos

É verdade que às vezes os gatos, até certo ponto, podem estabelecer amizade sem grandes esforços. Mas isso não é a situação habitual! O mais comum é que nós também tenhamos que fazer um esforço e para isso é muito importante cortar as briga pela raiz.

Assim que perceber que se inicia uma disputa, intervenha. Nada de se meter no meio e agarrar um com as mãos ou sairá ferido e escaldado. O melhor é fazer um barulho que chame sua atenção ou inclusive lançar um jato d'água. Separe-os imediatamente e deixe que se acalmem, principalmente isolando o mais violento.

Também é uma boa ideia dar um prêmio quando estão juntos. É bom que os gatos percebam que juntos conseguem recompensa e é melhor para cada um deles. Nada de castigo e muito menos físico, os gatos não entendem essa linguagem.

Como melhorar a convivência

Mantenha diferentes caixas de areia e limpe a areia com frequência para que não se estabeleçam lutas territoriais, permitindo a cada gato dispor do seu próprio espaço para se isolar quando não tiver vontade de companhia. Também é importante que tenham bem diferenciados seus lugares para dormir, seus brinquedos, arranhadores, etc.

Temos de ser muito cuidadosos em demostrar o mesmo carinho para cada animal. Os gatos costumam ser animais muito ciumentos, por isso novamente o prêmio é uma boa forma de potenciar a união. Desta vez, a recompensa serão as carícias e brincadeiras com os dois por igual.

Os gatos esterilizados costumam ser menos agressivos e briguentos, além disso o veterinário também pode orientar sobre alguns hormônios felinos que são indetectáveis para o olfato humano e que, no entanto, servem para acalmar a ansiedade dos gatos.

Pode ser que não consiga uma convivência 100% amigável, mas após estes conselhos conseguirá que os gatos pelo menos não se deem mal e possam viver tranquilamente na mesma casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a convivência entre gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Eduardo
Estou com dificuldades de convivência entre duas gatas, mas, Me ajudou muito. Obrigado
Editor umComo.com.br
Que bom que te ajudou, Eduardo. Continue acompanhando os artigos do umCOMO. :)
Como melhorar a convivência entre gatos