Cuidar de uma cadela com o cio

Como saber se a cadela está no cio

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 4 abril 2018
Como saber se a cadela está no cio

O cio, também chamado de ciclo estral, é um período que afeta as cadelas que não foram castradas cirurgicamente, caracterizado por ser a fase em que os óvulos amadurecem. Isso significa que a sua amiga fica fértil e apta para gerar filhotes. Para saber se a sua cadela está no cio, você deve observar algumas alterações no seu corpo e no seu comportamento. Geralmente os indícios que o animal entrou nessa fase são bastante claros, embora algumas cadelas possam experienciar sintomas mais severos do que outras. Gostaria de saber identificar os sinais de que a sua companheira está pronta para reproduzir? Essa informação pode ser muito útil se você procura que a sua cadela procrie ou se apenas está evitando essa situação ao máximo. Continue lendo esse artigo do umComo e descubra como saber se a cadela está no cio.

Também lhe pode interessar: Quando os cães entram no cio

Índice

  1. Em que consiste
  2. Sinais
  3. Cuidados
  4. Esterilizar ou castrar
  5. Outras informações

Em que consiste

O cio pode ser, de forma bem simples, descrito como a fase em que a sua cadela entra no período fértil. Isso implica que, se ela for montada por um cachorro não castrado, ela pode ficar prenha.

O cio dura aproximadamente três semanas e, geralmente, ocorre com intervalos de 6 meses. Contudo, esse intervalo pode variar para mais curto ou mais longo, variando de cadela para cadela. As cadelas idosas costumam ter um intervalo maior entre cios e não possuem menopausa. O primeiro ciclo costuma surgir entre os 6 e os 8 meses de vida de uma cadela. Contudo, isso varia individualmente, podendo demorar até 12 a 15 meses para ocorrer pela primeira vez. A gestação pode ocorrer logo no primeiro cio, mas o cruzamento só é recomendado a partir do terceiro. Isso acontece porque a cadelinha apenas tem seu aparelho reprodutivo completamente formado nessa fase.

Sendo que o cio é apenas uma das fases do ciclo sexual da sua pequena amiga, confira como ele funciona:

  • Proestro: Dura cerca de 9 dias. É possível observar um inchaço da vulva e corrimentos límpidos sem cheiro desagradável, assim como sangramento. O comportamento da cadela pode sofrer alterações, como uma atitude mais agressiva.
  • Estro: Essa é a fase do cio, sendo o único momento em que a cadela aceita o macho. Não existe sangramento ou corrimento, sendo o período fértil da cadela. A fase estro dura entre 8 e 15 dias após o início do sangramento.
  • Metaestro: Esse é o período da gestação, do parto e da lactação. Para as cadelas quer não acasalaram, é possível verificar alguns casos de gravidez psicológica.
  • Anestro: Esse período é caracterizado pela ausência total de cio. É a fase de descanso sexual.

Continue lendo para saber como saber se a cadela está no cio.

Como saber se a cadela está no cio - Em que consiste

Sinais

Os sinais que revelam se uma cadela está com o cio variam, como dito anteriormente, de caso para caso. Contudo, existe um padrão de alterações físicas e comportamentais, que incluem:

  • Ligeiro sangramento vaginal (algumas cadelas podem sangrar tão pouco que esse indício é imperceptível. Sendo que elas se lambem muito nessa fase, o sangue também pode desaparecer)
  • Vulva inchada
  • Aumento da vontade de urinar e de marcar território
  • Alterações de comportamento (pode incluir um aumento de afetividade ou uma atitude agressiva, dependendo da cadela)
  • Cauda ereta e balançante
  • Elevação da parte traseira do corpo quando acariciada nas costas
  • Tendência para deixar a vagina à mostra

Algumas cadelas podem experienciar um cio silencioso, que não apresenta nenhum dos sinais anteriores. Esse tipo de cio só pode ser identificado quando ela aceita o macho, por exame de sangue ou por citologia vaginal realizada pelo veterinário.

Como saber se a cadela está no cio - Sinais

Cuidados

Os cachorros machos conseguem farejar uma cadela com o cio a grandes distâncias. Na hora de passear a sua amiga nessa fase, prefira mantê-la presa na coleira para evitar o cruzamento. Seja cuidadoso pois alguns cachorros podem ficar até agressivos quando encontram uma cadela com o cio.

Caso você tenha um cachorro macho em casa não castrado e não quiser filhotes, eles devem ser mantidos isolados um do outro nessa fase.

Não existem contraindicações para tosas, passeios ou banhos enquanto a cadela está com o cio. A única atenção a ter, caso você não deseje que ela crie família nesse momento, é a machos que possam entrar em contato com o animal.

Dica: Acesse também o artigo e descubra quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar.

Como saber se a cadela está no cio - Cuidados

Esterilizar ou castrar

Caso você não tenha interesse em ter filhotes, a melhor opção é esterilizar a sua cadela. As cadelinhas esterilizadas não entram no cio e, no geral, ganham menos problemas de saúde. Além disso, você está evitando mais um caso que contribui para a superpopulação canina.

A esterilização das fêmeas consista na remoção integral ou parcial do seu sistema reprodutor. Quando uma cadela tem seus ovários e útero removidos, elas não podem mais desenvolver câncer nesses órgãos, cistos nos ovários ou infeções uterinas. Quando castradas antes de atingirem a maturidade, é possível que as cadelas tenham uma menor chance de desenvolver câncer de mama canino.

Como saber se a cadela está no cio - Esterilizar ou castrar

Outras informações

Agora que descobriu como saber se a cadela está no cio, confira esses artigos sobre o tema e fique informado sobre a saúde reprodutora da sua melhor amiga:

Como saber se minha cadela vai dar cria

Como saber se minha cadela está abortando

Como evitar que minha cadela tenha uma gravidez psicológica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a cadela está no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como saber se a cadela está no cio