Como saber se meu coelho é macho ou fêmea


 Como saber se meu coelho é macho ou fêmea

Nos coelhos, assim como acontece em outros animais de estimação como os gatos, é difícil distinguir os machos das fêmeas, principalmente quando são filhotes. Se tiver um casal de coelhos é muito importante saber o sexo deles, já que são animais com uma grande capacidade de reprodução e se não forem controlados, podem ter uma descendência muito numerosa em pouco tempo. A maneira mais eficaz de saber é avaliando a distância entre o ânus e os genitais, que como veremos a seguir, é menor nas fêmeas do que nos machos. Em umComo.com.br explicamos-lhe como saber se um coelho é macho ou fêmea usando este método.

Instruções
  1. Pegue em seu coelho e coloque-o de bruços para poder inspecionar comodamente a área dos genitais. Faça-o com muito cuidado, porque são animais bastante medrosos e propensos ao estresse.

  2. Passo 2 de 4 - <p>Quando estiver de bru&ccedil;os, tente <strong>reconhecer a abertura do &acirc;nus e a dos genitais</strong>.</p><p>Nas <strong>f&ecirc;meas</strong>, na parte mais traseira (quase na cauda) podemos observar um orif&iacute;cio (o &acirc;nus), e depois dele, mais para a barriga mas quase sem separa&ccedil;&atilde;o, um orif&iacute;cio ovalado, correspondente &agrave; vulva. O esquema simboliza um coelho f&ecirc;mea.</p>

    Quando estiver de bruços, tente reconhecer a abertura do ânus e a dos genitais.

    Nas fêmeas, na parte mais traseira (quase na cauda) podemos observar um orifício (o ânus), e depois dele, mais para a barriga mas quase sem separação, um orifício ovalado, correspondente à vulva. O esquema simboliza um coelho fêmea.

  3. Passo 3 de 4 - <p>Nos <strong>machos</strong> tamb&eacute;m pode ser visto o &acirc;nus, aproximadamente no mesmo lugar que nas f&ecirc;meas, mas ao contr&aacute;rio das f&ecirc;meas, a seguinte abertura (que &eacute; por onde se exterioriza o p&ecirc;nis) est&aacute; mais longe do &acirc;nus, existe uma separa&ccedil;&atilde;o evidente. Al&eacute;m disso, o orif&iacute;cio &eacute; mais circular que no caso das f&ecirc;meas, que costuma ser mais ovalado. O esquema representa um coelho macho.</p><p>Outra op&ccedil;&atilde;o, n&atilde;o recomendada nunca para pessoas sem experi&ecirc;ncia com estes animais, &eacute; exteriorizar o p&ecirc;nis. Isso pode ser conseguido aplicando uma suave press&atilde;o nas margens do orif&iacute;cio do mesmo para exterioriz&aacute;-lo.</p>

    Nos machos também pode ser visto o ânus, aproximadamente no mesmo lugar que nas fêmeas, mas ao contrário das fêmeas, a seguinte abertura (que é por onde se exterioriza o pênis) está mais longe do ânus, existe uma separação evidente. Além disso, o orifício é mais circular que no caso das fêmeas, que costuma ser mais ovalado. O esquema representa um coelho macho.

    Outra opção, não recomendada nunca para pessoas sem experiência com estes animais, é exteriorizar o pênis. Isso pode ser conseguido aplicando uma suave pressão nas margens do orifício do mesmo para exteriorizá-lo.

  4. Se apesar do que foi dito você continuar tendo dúvidas, recomendamos que leve o coelho a um veterinário, se possível especialista em animais exóticos, para que possa lhe dizer com certeza se é macho ou fêmea.

  5. Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se meu coelho é macho ou fêmea , recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se meu coelho é macho ou fêmea :


                

3 comentários


29-05-2014 Usuário anônimo disse:
seria bom colocar alguns exemplos em fotos, só a imagem não é suficiente.
02-05-2014 ELIANE GOLLE AMARAL disse:
olá, ganhei um mini coelho dessa raça o que tem só juba em cima da cabeça,,, me deram dizendo que tinha 2 meses e era macho, a 18 dias notei que a barriga estava crescendo muito rápido, como ele (pipo) estava comendo normal só ração e cenoura, couve,,, procurei por um veterinário, aqui na minha cidade os dois veterinários não tratam de coelhos mais me orientaram a leva-lo até outra cidade para fazer ultrasom ,,, trabalho em tempo integral e não tive tempo, ... uma amiga que já teve criação disse que é fêmea e está gravida só não sabe o tempo,,, mais o coitadinho (a) está com a barriga enorme, quando esta no jardim a barriga varre a grama,,,, estou apavorada não sei como proceder caso tenha as crias quando eu estiver em casa,,,, já deixei um gaiolão sempre com agua e ração caminha fofa e tudo mais,,, o que faço, e como faço,,,,, e quanto tempo é a gestação?,, já procurei tetinhas e não achei nada,,,, por favor me ajude, não quero que ela sofra... obrigado,,,
23-04-2014 natasha disse:
como eu posso saber se ele é macho ou fêmea ou macho ?
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências