Viver com gatos

Como saber se meu gato está com raiva

Como saber se meu gato está com raiva

Apesar da raiva ser associada normalmente com os cachorros, esta doença de tipo viral pode ser contraída por qualquer mamífero, incluindo os gatos, sendo muito perigosa para nosso animal de estimação e para nós mesmos, já que pode ser transmitida do animal aos humanos. Detectar os primeiros sintomas da raiva no gato é fundamental para garantir a saúde da família e dos outros animais da casa, deste modo evitaremos contágios. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu gato está com raiva.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está com vermes

Passos a seguir:

1

A raiva é um vírus que afeta diretamente o sistema nervoso do animal, por isso as mudanças de comportamento no gato são típicas desta doença. Dependendo da idade do felino e do lugar onde o animal infectado mordeu seu gato, os sintomas podem se manifestar de quatro a seis semanas depois.

2

Depois dos sintomas aparecerem, a raiva se divide em três etapas: na primeira etapa, que pode durar uns dois dias, o gato pode manifestar todos ou alguns destes sintomas:

  • Febre.
  • Mudanças notáveis no temperamento e na conduta: ansiedade, agressividade, inquietude. Os gatos mais agressivos podem ficar dóceis de repente e os dóceis, completamente selvagens.
  • Baba excessiva.
  • Mudanças no som dos miados e vocalizações excessivas.
  • Olhar agressivo.
  • Perda do apetite e depressão.
3

A segunda etapa desta doença é conhecida como fase furiosa, durante esta fase o gato com raiva pode apresentar estes sintomas:

  • Caminhar e correr sem rumo e de forma compulsiva.
  • Comichão no corpo que leva ele a se morder.
  • A agressividade da etapa anterior continua.
  • Falta de coordenação e convulsões.
4

Na última etapa, o gato com raiva apresenta:

  • Formação de espuma no focinho.
  • Parálise.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Asfixia e morte.
5

A raiva é uma doença mortal para o gato e para qualquer mamífero, por isso depois de contraída é difícil salvar o animal, no entanto é fundamental isolá-lo do resto de animais e pessoas que moram na casa, pois poderia transmitir esta doença a qualquer humano ou animal de estimação.

A única forma de prevenir a raiva é vacinando o gato aos seis meses de idade contra este vírus. Além disso, anualmente você deve aplicar o reforço desta vacina para garantir sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está com raiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
maria das graças silva
meu gato espirra como se tivesse sinusite. que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Recomendamos que você dê uma olhada no seguinte artigo, não descartando uma ida ao veterinário: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-o-resfriado-do-meu-gato-5563.html
kassia
pq meu gato espirra durante dois minutos quando ele bate o fucinho ?
Editor umComo.com.br
Oi Kassia! O espirro serve para expulsar conteúdo de dentro da cavidade respiratória. Provavelmente, ao bater com o focinho em algum lado, o seu gato sente uma sensação de algo no nariz e inconscientemente espirra para aliviar essa sensação.
Polii
Bem meu gato vai fazer 1 ano dia 1/04, ele era bem quietinho ainda é só que agora ele tá um pouco agitado, ele brinca com a gente tenta aranhar(Só se a gente mexer nele, mas só poucas vezes)Ele corre do nada, para é volta, corto atrás dele é depois ele vem me fazer carinho, bem hoje eu estava brincado com ele, normal não me fez nada, ele foi dormir e começou a salivar (Não espumosa, normal só um pouco, como se ele babase quando dormia)Isso e normal?Levei ele para tomar facina contra raiva dia (1/02) é hoje e (29/03)
Daiane
Em gatos é mais comum Raiva paralítica, é bem raro a forma furiosa
juliana
boa tarde, acolhi uma gata que estava prenha,os filhotes estao com 20 dias ,mas eu nao conheco a gata, parecia ser uma gata docil,porem agora ela esta bastante agreciva com o meu basse,acabou me mordendo ,e hoje ao acordar encontrei um dos filhotes sem a cabeca estou com medo pois os filhotes ja estam com 20 dias ....o que pode ter levado a gata a matar o filhote ????????por favor me ajudem
Viviane
Posso descobrir se o gato é fêmea pelas cores? Como por exemplo, se um gato tiver mais de três cores, é fêmea, e se for menos cores, é macho, mito ou verdade?
Eu
Mito. É muito rara a incidência de machos tricolores mas eles existem. E fêmeas existem em todas as cores e tipos. Tem que olhar as genitálias: a do filhote macho é pequena e pode ser confundida com uma vagina, porém tem o saco escrotal bem pequeninho e em formação. A fenda do órgao sexual da fêmea é mais triangular e a base termina sem nenhum tipo de elevação.
sonia
Minha gatinha tem dois meses e meio, era super comportada tranquila e dócil Mais agora ela esta correndo sem parar pela casa subindo em tudo, fica como se fosse agredir agente se arrepia toda e fica como se estivesse vendo algo que fosse ataca-la . Ela ta comendo direito ela ainda não foi vacinada pois teve que tomar um remedio e agora que vou vacinar . e ela fica espirrando toda hora e as vezes quando pegamos nela sera que você pode me ajudar obrigado.  
Yves
Oi ! Se um gato com vacina em dias entrar em contato com um gato infectado pelo vírus da raiva, esse gato saudável pode adquirir a raiva (doença) ???
Tati
Quanto tempo dura os sintomas da raiva nos gatos? Pode nao aparecer nenhum sintoma e quando aparecer matar em poucos minutos? É que morreu um gato meu, ele tava babando, agressivo querendo morder e correndo pela casa, so parou de correr quando ja nao conseguia se mover, porque os membros foram paralisando e morreu em poucos minutos. Acho q foi veneno, mas ele tava tao arredio (ele era muito docil e carinhoso, mas nesse momento tinha ate medo de me aproximar dele) q nao o reconhecia e cheguei a pensar q pudesse ser essa tal doença. Sera possivel? Porque se sim eu tambem to em risco, ja que o gato com quem ele se metia em brigas (e q pode ter passado doença pra ele) tambem me mordeu forte uma vez. E eu so tomei duas doses da vacina porque o gato q me mordeu tava ainda vivo depois na segunda dose, ele morreu um dia antes do meu gato (supostamente veneno tambem), mas isso pouco mais de um mes depois de ter me mordido.
Sara
Olá Benedito, desde já agradeço o seu comentário. Veja o nosso artigo com as vacinas necessárias para a sua gata: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-quando-devo-vacinar-meu-gato-7184.html.
Benedito
adotei uma gatinha abandonada com mais ou menos 15 dias de vida; trouxe pra casa e até então estamos cuidando muito bem dela. Hoje com pouco mais de 5 meses, demos a ela apenas uma dose de vermífugo indicada por um balconista. Não sei ao certo de quanto em tempo podemos aplicar alguma vacinação ou certos medicamentos preventivos e reforços.
Como saber se meu gato está com raiva