A leucemia felina

Como saber se meu gato tem leucemia

Como saber se meu gato tem leucemia

Ao contrário dos humanos, a leucemia nos gatos é causada por um vírus, o vírus da leucemia felina, também conhecido como FeLV por sua sigla em inglês. Este fato facilita relativamente a detecção e prevenção, algo muito importante pois se trata de uma doença muito grave. Em umComo.com.br ajudamos você a saber se seu gato tem leucemia.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato tem tinha

Índice

  1. Fatores de risco
  2. Os sintomas da leucemia nos gatos
  3. O veterinário

Fatores de risco

É mais fácil encontrar casos de leucemia felina nos gatos de rua e nos que vivem em grupo do que nos gatos que moram sozinhos. Isto se deve porque o vírus é transmitido, fundamentalmente, pela saliva e pela urina.

Os sintomas da leucemia nos gatos

Os sintomas variam já que a infecção pelo FeLV pode provocar diferentes processos. Caso seja produzida uma leucemia propriamente dita, ela costuma ser aguda, isto é, desenvolve-se rapidamente.

Deste modo, pode-se detectar emagrecimento e debilidade do gato, que além do mais estará predisposto a múltiplas infecções. Em outros casos, desenvolve-se um linfoma, que é um tipo de tumor.

Nos gatos jovens estes linfomas costumam aparecer em uma área do organismo chamada mediastino, provocando dificuldades ao engolir e ao respirar. Nos animais de média idade os linfomas aparecem em múltiplos órgãos e observa-se uma deterioração geral do estado do gato, enquanto nos mais velhos afeta o aparelho digestivo, causando vômitos e diarreia.

O veterinário

Existem vacinas para os vírus da leucemia felina que são úteis para os gatos com acesso ao exterior e gatos que vivem em grupo. De qualquer forma, algumas destas vacinas têm efeitos secundários e só deveriam ser usadas em gatos de risco.

O veterinário pode fazer um exame para saber se o gato teve contato com o vírus e, junto com o estudo dos sintomas que o animal apresenta, e os valores de um exame de sangue, chegar a um diagnóstico e prognóstico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem leucemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Camila
Tenho dois gatos FELV+, que eu adotei já sabendo que possuiam a doença, e posso afirmar que eles podem viver tranquilamente por vários anos. Desde que tenha alguns cuidados, como dando uma boa ração para comer (preferencia premium ou super premium), e fazer o possível para manter a imunidade do animal alta. Com a imunidade boa, ele tem muito menos chances de desenvolver essas pequenas infecções, e visitas regulares ao veterinário são MUITO importantes, acompanhamento anual com exames de sangue também. Muito amor e carinho e seu gato ficará muito agradecido por poder curtir o seu "pouco" tempo em sua companhia =)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila, muito obrigada pelo seu depoimento valeu :)
Como saber se meu gato tem leucemia