PARTILHAR

Como saber se meu gato tem parasitas

Como saber se meu gato tem parasitas

Os gatos infectados com parasitas podem ter mil sintomas ou nenhum. Os mais comuns incluem vômitos, diarreia, perda de peso ou uma perda de brilho na sua pelagem, variando segundo o tipo de parasita que aninhe no seu corpo. Às vezes é difícil ter certeza de que o seu animal de estimação está realmente infectado, embora seja aconselhável levá-lo duas vezes por ano para fazer a vermifugação, especialmente se costuma sair na rua. Em umComo.com.br damos as dicas sobre como saber se o seu gato tem parasitas.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem carrapatos

Lombrigas ou solitárias

As lombrigas ou solitárias são os parasitas internos mais comuns. Seu nome científico em Dipylidium, e seus sintomas podem passar desapercebidos, embora às vezes costumem aparecer nas fezes do gatinho, já que vivem no seu trânsito intestinal. Se a infestação é severa, pode causar perda de peso, vômitos, irritação no ânus ou atraso no crescimento.

Ancilostomídeos

Os Ancilostomídeos (Ancylostoma) são parasitas sugadores do sangue que vivem no intestino delgado do gato. Podem causar múltiplas doenças e inclusive provocar a morte do animal por anemia severa e um nível baixo de proteínas.

Os gatos afetados por Ancilostomídeos apresentam letargia, fezes negras ou diarreia, fraqueza e vômitos. Nos casos muito graves aparece a anemia, que pode ser mortal para os animais de estimação jovens ou idosos. Além disso, talvez apresentem pequenas lesões na pele provocadas pelas larvas nas almofadas das patas.

Ascarídeos

Os ascarídeos são mais comuns em gatos jovens, e têm uma dupla complicação: são muito resistentes aos tratamentos, e contagiam facilmente as pessoas. Suas larvas podem causar doenças graves se contaminam as crianças pequenas, por essa razão é aconselhável levar o nosso animal de estimação ao veterinário duas vezes por ano para ter a certeza de que nosso animal de estimação está limpo de parasitas.

Os sintomas mais comuns em gatinhos infectados por ascarídeos são a distensão do abdome e a diarreia, e alguns podem perder peso e dormir mais do que o normal. Algumas vezes, embora não seja muito comum, a quantidade de parasitas é tão elevada que obstrui os intestinos.

Além de complicações no trânsito digestivo, os animais afetados pelos ascarídeos podem apresentar tosse, febre e inclusive pneumonia, ao passar as larvas para o seu aparelho respiratório.

Coccidiose

A Coccidia não é estritamente um parasita, mas sim um protozoo parasita que afeta a cães e gatos principalmente.

Os sintomas costumam apresentar-se em animais recém-nascidos ou com poucas semanas, e incluem diarreia e dor abdominal. Apresentam a complicação de que o gato sofra uma desidratação severa que ameace sua vida.

Giárdia

É outro tipo de protozoo parasita que afeta a gatos e cães e, neste caso, não costuma apresentar sintomas. Em qualquer caso, pode provocar diarreia e sangue nas fezes em gatos muito pequenos que estejam enfraquecidos pela infecção de outros parasitas.

Vermifugação de gatos

Se o seu gato tem parasitas ou como medida preventiva, deverás levá-lo para vermifugação e acabar com estes pequenos inimigos. Para isso, em umComo.com.br explicamos Como fazer a vermifugação no seu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem parasitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gisele
Muito boa as dicas me ajudou muito nāo sabia que gatos podem ter conjuntivite. Obrigada Gisele
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gisele, que bom saber que a informação foi útil. Nesses links poderá ver mais informação sobre a conjuntivite nos gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-o-meu-gato-tem-conjuntivite-12809.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-conjuntivite-do-meu-gato-5815.html
Como saber se meu gato tem parasitas
Como saber se meu gato tem parasitas

Voltar ao topo da página ↑