Doenças comuns dos Cães

Como saber se minha cadela tem infecção de urina

Como saber se minha cadela tem infecção de urina

As infecções de urina são produzidas quando verdadeiros micro-organismos invadem as vias urinárias. Esta doença é mais comum nas fêmeas do que nos machos e o sintoma que costuma advertir os proprietários é um aumento da frequência da urina de seu animal de estimação. No seguinte artigo de umComo.com.br explicamos-lhe este e outros sintomas para ajudar você a saber se sua cadela tem infecção de urina.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha cadela tem piometra

Índice

  1. Fatores de risco
  2. Sintomas da infecção de urina
  3. Como evitar as infecções de urina

Fatores de risco

Embora os machos também possam ter infecções de urina, a doença é mais frequente nas fêmeas.

A presença de cálculos, conhecidos normalmente como pedras, é um dos principais fatores de risco.

Também as fêmeas que alguma vez tenham sofrido infecção de urina é provável que a sofram alguma vez mais, ou mais frequentemente, que voltem a sofrer quando parece que tinham se recuperado, sobretudo se não seguiram o tratamento antibióticoprescrito corretamente e houve resistência dos gérmens implicados.

Por outro lado, as infecções genitais urinárias, fundamentalmente as infecções uterinas, tendem a aparecer algumas semanas após o cio.

As cadelas imunodepressivas ou com as defesas baixas também são mais susceptíveis.

Sintomas da infecção de urina

O principal sintoma da infecção de urina em cadelas é a poliuria, isto é,a cadela urina muitas vezes, o que geralmente costuma ser uma polaquiuria (urina muitas vezes em pequenas quantidades). Este último é típico dos animais com cálculos.

Às vezes, a urina pode ter uma cor avermelhada, devido à presença de sangue. De qualquer forma, a cor vermelha da urina nem sempre é provocada pelo sangue, de modo que se este é seu caso aconselhamos que visite um veterinário.

Ainda que não seja um fato constante, as cadelas com infecção de urina podem apresentar outros sintomas como febre, debilidade ou anorexia.

Como evitar as infecções de urina

Recomendamos que leve sua cadela pelo menos duas vezes por ano ao veterinário para uma revisão.

Existem alimentos específicos, em formato seco (ração) e úmido (lata), disponíveis nos centros veterinários e lojas especializadas que ajudam a prevenir a formação de cálculos, uma das causas que favorecem o aparecimento de infecções de urina.

Também deve ingerir água limpa à vontade, já que o consumo de água é importante para prevenir os cálculos.

É aconselhável estar atento ao comportamento e à forma de urinar da cadela após o cio, já que nessa etapa podem aparecer infecções.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela tem infecção de urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Kally
Minha cadelinha de 5 meses parou de comer e tá com o hálito , urina e fezes com os mesmo odor , a urina tá amarelinha . É infecção ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Kally, acreditamos que o nosso artigo sobre Sintomas de infecção em cachorros possa te ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/sintomas-de-infeccao-de-ouvido-em-caes-23149.html. De todas as maneiras é ideal que você consulte um profissional para ver o que está acontecendo com ela. A equipe do umCOMO estima melhoras!
A sua avaliação:
larissa
Minha cadela ela ta deitada e começa a fazer xixi e ta tipo com um negocinho branco nas parte intima dela o que pode ser?
Mere
Ola! Minha schnauzer está gravida e com infecção e descobri que ela está urinando muito vermelho. quase sangue. O que posso fazer nesse caso?
Editor umComo.com.br
Oi Mere! Você precisa levar sua cachorrinha no veterinário assim que possível. Apenas ele pode fazer um exame físico para conferir o estado de saúde e recomendar o melhor tratamento para ela. Rápidas melhoras!
Mere
Então... levei sim... Ele reeceitou amoxilina e buscopam.... ela vai ficar boa... Obrigada!
Editor umComo.com.br
Rápidas melhoras Mere, que corra tudo bem.
maria
bom, minha cachorra urina muitas vezes e em poucas quantidades. porem agora a urina dela esta com uma cor de sangue. todas as vezes que ela urina sai da mesma cor.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! A situação que você refere é grave. Pode se tratar de uma cistite (inflamação da bexiga), outra infeção do trato urinário ou até um problema mais grave como um tumor. Todos esses problemas têm esse sinal clínico (urina com sangue) em comum. A única forma de saber o que está passando é através de um exame físico e respectivas provas complementares. Por esse motivo, você deve consultar o seu médico veterinário antes que a situação se agrave e o prognóstico piore. Rápidas melhoras para a sua cachorra!
Deisi
Meu cachorro dormiu bem e amanheceu urinando sangue . Muita quantidade ele tá triste ñ late e ñ come nda. Estou apavorada
Editor umComo.com.br
Oi Deisi! Seu cachorro precisa de tratamento veterinário urgente. Pelo que você descreve o estado dele é grave e quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais rápido iniciam o tratamento e melhor o prognóstico dele. Desejamos rápidas melhoras do seu cachorro.
Junia S. Soarez
Minha cachorrinha de 3 anos jé teve duas reproduções. De alguns meses pra cá tenho observado que ela está fazendo muito pouco xixi e com coloração escura. O que pode ser e o que fazer para tratar? Obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Junia! Geralmente, pouca frequência de urina e coloração escura na mesma significam que a cachorra está ingerindo pouca água. Outra possibilidade é que esteja com algum problema renal. Ela bebe água com frequência normal?
Adriana
boa tarde,tenho duas cachorras,pois percebi sangue na urina mais nao sei qual delas fez,pois foi so uma vez o que devo fazer?sera que posso aguardar mais uns dias ou sera muito serio?
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! A presença de sangue na urina pode ter diferentes origens. Algumas delas mais graves do que outras. Assim sendo, aconselhamos que visite o seu médico veterinário o mais cedo possível, porque seja o que for, quanto mais depressa se iniciar um tratamento, melhor será o prognóstico. Este artigo resume algumas das possíveis causas: https://animais.umcomo.com.br/artigo/o-que-significa-sangue-na-urina-do-cachorro-13283.html
Ivanildes
Meu cachorro está urinando e na urina está vindo sangue,ele não quer comer e nem beber,só quer ficar deitado, será que ele tá com infecção urinária?Por favor mim ajudem estou com muito medo dele morrer.
Editor umComo.com.br
Oi Ivanildes! Pelo que você está dizendo, o cachorro tem infecção urinária :( O melhor é levar no veterinário o mais rápido possível!
A sua avaliação:
Paula
tenho uma cachorrinha de uns 35 dias e ela faz xixi amarelo bem escuro e fica saindo secreção da vagina dela e toda vez que ela faz xixi é só um pouquinho isso pode ser infecção de urina e que medicamento eu posso dar a ela
A sua avaliação:
rosangela
ola !gostaria de saber a minha cachorra teve sarna e esta tratando .ela não come quase nada e ta muito fraca isso pode ser anemia?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela! Pode conferir os sintomas de sarna em cachorros aqui: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-meu-cachorro-esta-com-sarna-4116.html Se ela não está comendo, você deve levá-la ao veterinário o quanto antes.
A sua avaliação:
Deluan
Eu tenho uma poodle média com uns 10 anos de idade (pra mais). Ela aparentemente é saudável, corre, brinca, faz tudo. Recentemente começou aparecer "poças" de água onde ela fica, não é frequente. Na cama dela fica aquele circulo enorme, como se alguém tivesse derramado água, na minha cama acontece isso também, quando chego do trabalho tem "poças" de agua, como se tivessem derrubado um copo. Recentemente ela tem bebido muita água também, cerca de 400ml por dia (mais do que eu). Gostaria de saber o que seria isso, vale ressaltar que nunca vi no "ato" acontecendo dela urinar sem perceber ou por propia vontade fora do tapete.
A sua avaliação:
soelma nascimento
minha cachorra está prenha de 53 dias e está com infecção de urina que posso dar a ela por favor
A sua avaliação:
Fernanda
oi bom dia minha irmã foi embora e deixa 2 cachorros aqui comigo e eles estao com esses problema vai mijar varias vezes e as vez nem sai nada é um macho e uma femea no momento estou desempregada e ñ tenho condições nenhuma de levar no veterinario o q posso fazer? ja troquei ração e tudo :-(
Josemar Ferrari
Tenho uma numa situação parecida, mas a resposta será a mesma: você deve levar num veterinário.
Juçara
Quero parabenizar pela matéria.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juçara! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Paulo Rodrigues
Ola, antecipadamente parabéns pela matéria. Tenho um shih tzu com 13 meses de vida. Hoje pela manha, após urinar umas 3 vezes durante o seu passeio diário, no último xixi só saiu gotas de sangue, umas 3 ou 4 gotas. Ele não bebe muita água, faz xixi duas vezes por dia, pois fica o dia todo em casa e somente urina na rua. Estou muito preocupado. Pode me ajudar? Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Se essa situação continuar acontecendo, o melhor é mesmo levá-lo ao veterinário para ver do que se trata, pois ele é a pessoa indicada para avaliar a situação. Obrigada pelo comentário!
Janaina
Oi tenho uma filhote de husky macho ,Ele faz xixi no lugar certo !! Mas eu acho que ele bebe muita água e faz muito xixi !!! Devo me preocupar??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Primeiro que tudo, você deve conferir se realmente ele está bebendo muita água, o ideal é que um cachorro saudável beba por volta de 90 ml por quilo em um dia. Acha que o seu cachorro está bebendo mais do que isso?
Ana
Olá minha cachorrinha está com infecção de urina mais infelizmente não tenho dinheiro para levá-la ao veterinário que remédio poderia dar para ela por favor? Estou desesperada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Neste artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para a infecção de urina em cachorros: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-infeccao-urinaria-em-cachorros-13573.html Espero que sejam de ajuda! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Neide dos Santos Lima
O artigo foi de grande utilidade para mim. Vou levar minha cachorrinha ao veterinário, mas agora já estou com uma base para conversar com a médica. Muito obrigada. Neide
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Neide! Que bom saber isso. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Carla Costa
Minha cachorrinha tem 13 anos e está urinando sangue. Muito vermelho, várias vezes, e agora a quantidade aumentou! Preciso saber qual medicação devo ministrar a ela. Obrigada
carla maia
oi boa tarde!!minha cachorrinha,esta com infecçao urinaria,so que estranho que perdeu a censibilidade das patas o que devo fazer?obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla, a minha recomendação é que a leve ao veterinário, isso é o melhor a fazer.
Como saber se minha cadela tem infecção de urina