Os porquinhos-da-índia

Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea

Se você compartilha sua vida com cobaias é muito importante que saiba diferenciar o sexo para evitar uma gravidez indesejada ou simplesmente controlar a cria. À primeira vista, tanto a fêmea como o macho são muito parecidos, não se percebem facilmente diferenças em sua aparência, forma ou pelo, e além disso os seus genitais são muito discretos. Por isso, no seguinte artigo de umComo vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a saber se sua cobaia é macho ou fêmea, tome nota!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu hamster é macho ou fêmea

Passos a seguir:

1

Conhecer o sexo da sua cobaia é importante para planejar uma gravidez, se é o que realmente procura, ou simplesmente para evitar que se reproduzam e não as juntar por sexos. Se você conferir o sexo do seu pet e parecer que é fêmea, não hesite em voltar a comprovar e inclusive consultar um profissional em animais exóticos. O sexo pode ser averiguado em qualquer etapa do ciclo vital, mas quando são bebês é melhor se certificar em duas semanas. Se a cobaia for macho, terá que separar da mãe em 3 semanas ou no máximo em 1 mês, uma vez que estejam fortes e desenvolvidos. Passado este tempo, não devem estar nunca com a mãe ou com outras fêmeas.

Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea - Passo 1
2

Tanto as cobaias fêmeas como as machos têm 2 mamas. Nos machos são menores, mas não é uma boa forma de determinar o sexo. Se você passar os dedos pela zona superior dos genitais, apertando um pouco às vezes pode notar o pênis. Se o animal estiver nervoso pode contrai-lo e não sair, mas com paciência e sem pressa, repita a operação para se certificar de que há um genital masculino.

3

Se seu pet é muito jovem, pode ser que os testículos não tenham descido, e se sua cobaia for adulta, às vezes, ficam escondidos sob camadas de pele e o pênis pode ficar escondido. Seja como for, não deixe de insistir para conferir o sexo da sua cobaia. Pegue na sua cobaia pela parte superior e deixe o seu corpo pendurado para observar essa zona do seu corpo e, de seguida, aperte a zona baixa da barriguinha. Esta é uma das formas mais precisar de conhecer o sexo da sua cobaia.

4

Normalmente, as fêmeas têm a zona genital muito menos volumosa que os machos. Se você pressionar sobre a parte superior repetidamente e o pênis não aparecer, o mais lógico é que se trate de uma fêmea. Depois de ter conferido com quase total segurança que é macho ou fêmea, não hesite em repetir o processo para confirmar o seu sexo.

Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea - Passo 4
5

Pegue a sua cobaia pela zona superior e deixe que o seu corpo fique pendurado e bem visível. Os genitais da fêmea têm forma de E, e os do macho parecem a letra I. Um dado importante é que as fêmeas têm o cio a cada 15 ou 17 dias e com uma duração de 1 ou 2 dias. Durante o cio podem estar desconfiadas, mais carinhosas, emitir um rosnar, mover a parte traseira do seu corpo, perseguir outras cobaias, e inclusive tentar montar outras cobaias, ainda que sejam fêmeas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea