Os coelhos

Como saber se minha coelha está grávida

Como saber se minha coelha está grávida

Tem uma coelha como animal de estimação? Se tiver uma fêmea, é conveniente saber distinguir se o seu animal de estimação vai ter filhotes, principalmente se ela costuma ficar em espaços exteriores como jardins, onde é mais provável que seja fecundada por um macho da sua espécie. Deve estar preparado para este fato e quanto mais conhecer a sua fisiologia, menos surpresas terá com a reprodução. Em umComo.com.br vamos explicar para você como saber se sua coelha está grávida e assim poderá começar a planejar o seu futuro.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha hamster está grávida

Passos a seguir:

1

O melhor método para saber se sua coelha está grávida é apalpando, já que se o animal estiver esperando vários filhotes, certamente terá algum sinal externo. Os veterinários costumam inspecionar suavemente com as mãos o abdômen da coelha para saber se espera filhotes, será possível sentir os bebês a partir das 2 semanas de gravidez.

Deve ser muito cuidadoso e habilidoso para notar os fetos sem fazer nenhum dano e, se achar que não é capaz, vá a um veterinário para que o faça. Não se recomenda apalpar uma coelha grávida durante as 2 semanas após a última reprodução, porque poderia prejudicar o desenvolvimento dos fetos.

2

Para apalpar tem que pegar na coelha e, com a mão direita, agarrar as suas orelhas e um dos seus ombros, assim manterá imóvel a parte superior do seu corpo. Com a mão esquerda pegue suavemente a parte inferior do seu corpo entre a pélvis e as pernas de trás. De seguida, coloque o polegar na zona direita e o resto no esquerdo. Se sua fêmea estiver grávida certamente sentirá os embriões dentro, serão muito pequenos, do tamanho de uma uva ou de uma cereja.

Como saber se minha coelha está grávida - Passo 2
3

Outra forma de saber se sua coelha está esperando filhotes, é pesando-a. O normal é que, se sua fêmea estiver grávida ela ganhe peso, porém, essa variação não será muito drástica. Para detectar use uma balança de precisão para comparar seu peso anterior com o atual.

Uma coelha grávida engorda uma média de 0,030 quilos na primeira semana da gravidez. E no final da segunda semana, aumentará seu peso em 0,060 kg aproximadamente. Depois destas pequenas mudanças, poucas mais poderão ser observadas. Se por fim estiver grávida, recomendamos o seguinte artigo com alguns conselhos para cuidar de uma coelha grávida.

Como saber se minha coelha está grávida - Passo 3
4

A opção mais segura para saber se a sua coelha está grávida é ir ao veterinário para que realize a exploração e apalpamento. Um bom profissional saberá tocar o corpo do seu animal sem danificar sua progênie. Além disso, também pode fazer algum exame como uma ecografia ou ultrassom para ter 100% certeza após os 6 primeiros dias de gravidez. Com este exame terá uma resposta definitiva do estado da sua coelha.

Como saber se minha coelha está grávida - Passo 4
5

Se não puder se permitir esta alternativa com regularidade, é conveniente que aprenda o ciclo de vida dos coelhos: geralmente, os coelhos atingem sua maturidade sexual entre os três e os seis meses de idade.

É muito importante que saiba que as coelhas podem começar a conceber desde as primeiras 12 semanas de vida, mas não é nada recomendável pela sua segurança e bem-estar, ou seja, se seu animal ainda não tiver 3 meses, não estará grávida. Mas a partir desse momento e até aos 6 meses, começam a aumentar as possibilidades de conceber. Quando sua coelha tiver mais de 2 ou 3 anos já será considerada muito madura para ter filhotes, portanto a probabilidade de gravidez será muito menor.

6

Também é conveniente que conheça os padrões de reprodução desta espécie. Os coelhos podem se reproduzir o ano todo, mas os machos são menos férteis tanto nas altas como nas baixas temperaturas; o mais normal é que tenham filhotes no outono e na primavera.

Apesar de tudo isto, a realidade é que os coelhos estão capacitados para reproduzir a qualquer momento. As coelhas não têm um período de cio, têm o que se conhece como ovulação induzida, ou seja, a fêmea prepara-se para a concepção 8 horas após o encontro com o macho.

Como saber se minha coelha está grávida - Passo 6
7

Outro sinal de que sua coelha está grávida é que encontre algum tipo de ninho pois, por instinto, costumam construir ninhos quando esperam filhotes. O habitual é que uma fêmea grávida cubra seu ninho com pelo e o proteja com muito cuidado; por isso, se notar que sua coelha protege uma zona, pode ser que esteja grávida. Em umComo damos alguns conselhos para que saiba cuidar de um coelho recém nascido, caso seja o caso da sua coelha.

Este fato não é muito definitivo porque muitas fêmeas têm gravidez psicológica. Um ninho significa que a fêmea está desenvolvendo o seu instinto maternal e pode ser um indício.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha coelha está grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Drieli
Tenho uma coelha esta demora muito para ter os filhotes eu acha q ela ganhar agosto até agora nada filhotes dela muito grande mexe muitos eles
A sua avaliação:
Rafaelli Cristina
Minha coelha começou cavando um buraco em uma caixa de terra que tenho pra plantar algumas coisas.
Depois disto começou a pegar roupas e panos e papel e levar pra casinha dela que fica em baixo de uma escadaria que tenho em casa.
A sua avaliação:
Elvis
Minha coelha depois fo ato fez um barulho estranho parecendo um porquinho depois sentou por muito tempo sera k ela esta prenha?
A sua avaliação:
Diego Tenório de Carvalho
Minha coelha está soltando muito pelo e está arisca, entretanto, está soltando um líquido viscoso amarelo o que pode ser? Além disso, teve um aumento de peso considerado mas não fez ninho.
Maria Helena
TENHO UM COELHO BRANCO, ELE E BRANCO , MAS POSSUI APENAS UMA ORELHA CAIDA A OUTRO FICOU EM PE, ISSO E NORMAL?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Helena! Sim, acontece com alguns coelhos tal como acontece com os cachorros.
A sua avaliação:
Rafael
Ola! Minha coelha já faz 2 dias que teve cria, ela fez o ninho com muito pelo, só que hoje percebi que ela esta comendo o próprio pelo do ninho, porque sera?
1 de 5
Como saber se minha coelha está grávida