Outros Gatos

Como saber se o gato é Ragdoll

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o gato é Ragdoll

Ragdoll, que em português significa boneca de pano, é uma raça de gato muito apreciada que tem a sua origem na década de 1950 nos Estados Unidos, quando foi desenvolvido pela criadora de gatos Ann Baker. Algumas das suas características são bem peculiares, o que ajuda a como saber se o gato é Ragdoll realmente. Para o ajudar a esclarecer essa dúvida confira as dicas que o umComo.com.br tem sobre esse assunto.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato é albino

Passos a seguir:

1

A criadora de gatos norte-americana Ann Baker desenvolveu a raça Ragdoll a partir de uma gata que tinha muitas semelhanças com a raça Angorá, sendo que para chegar ao resultado final foram introduzidos no processo gatos com atributos da raça Sagrado da Birmânia. O resultado foram gatos com porte avantajado, sendo que podem chegar a nove quilos, de olhos azuis e que podem viver até aos 25 anos.

Como saber se o gato é Ragdoll - Passo 1
2

Para saber se o gato é Ragdoll é possível identificar outras das suas características, associadas a sua pelagem, temperamento, cores e o formato de algumas partes do corpo. Essa raça é bastante dócil, por isso, uma ótima companhia para idosos e crianças, além de não responder a agressões e, dessa forma, não ser adepto das brigas com outros gatos. Ao contrário de outras raças não são gatos independentes e, por isso, não podem viver com pessoas que ficam muito tempo fora de casa.

Aproveite e confira também a nossa lista com os gatos mais tranquilos.

3

Quando permanece sozinho por muito tempo, o Ragdoll pode até mesmo adoecer. Nesse sentido, é possível dizer que ele se assemelha em alguns aspectos mais aos cachorros do que a outros gatos. Essa raça é bastante leal, gosta de ficar sempre junto aos seus donos e em casa, além de apreciar muito as brincadeiras. O nome da raça traduzida, boneca de pano, é porque ao ser pego no colo ela relaxa completamente. Além disso, são indefesos quando em liberdade e, por isso, devem ser mantidos dentro de casa ou em um pátio seguro para serem protegidos de outros animais e pessoas que o possam ferir.

4

O pelo do Ragdoll é macio e do tipo colorpoint, isso significa que possui a cor das suas extremidades, como orelhas, focinho, patas e cauda, mais escuras que o restante da pelagem. Esse contraste de cores deve ser bem definido para você ter a certeza que o gato pertence a essa raça. Além disso, à medida que envelhecem eles podem ficar com a sua pelagem mais escura em relação aos gatos mais jovens.

5

Para ser considerado oficialmente um Ragdoll é preciso que ele tenha coloração ponteada (colorpoint) ou mink, que se assemelha à colorpoint, mas o contraste é menos definido. Quando são do tipo pointeds possuem sempre olhos azuis e se tiverem a pelagem minks a cor de seus olhos é aqua. Outra divisão quanto à pelagem da raça é a mitted, que se trata basicamente do colorpoint com mais outros atributos: luvas brancas que cobrem quatro dedos das patas dianteiras de modo simétrico. Nas patas traseiras, essa marca parece botas brancas. Além disso, para ser mitted é preciso que tenha o queixo branco.

Como saber se o gato é Ragdoll - Passo 5
6

Já o bicolor são os colorpoints que possuem um "V" invertido bem simétrico na sua face de pelagem branca. As suas quatro patas devem ser brancas, da mesma forma que o queixo e o peitoral. Outras características do Ragdoll incluem olhos ovais, focinho arredondado, testa plana e orelhas com pontas arredondadas e base ampla. A cauda possui o mesmo tamanho do corpo e o peito é amplo e forte.

Se após ter conferido as caraterísticas da raça de gato Ragdoll, chegou à conclusão que o seu gato não faz parte desta raça, então confira o nosso artigo sobre como saber a raça do seu gato para tirar as suas dúvidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato é Ragdoll, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucianne
Minha gata foi abandonada por umas velhas sem coração em um parque. Ela tem todas as características físicas descritas (extremidades escuras, queixo branco, botas brancas nas patas) é muito apegada a mim, além de ser muito inteligente e trazer bolinha como cachorro, porém, ela não é nada dócil, pelo contrário, é super estressada e brava, sendo a alfa dos outros gatinhos... Ela é mais alta que dois dos machos, mas não é "gigante", então me pergunto se ela realmente é uma ragdoll
Nide
Na minha casa tbem apareceu um ragdoll ...toda noite dormia num encoberto no meu quintal...ai foi ficando ate de dia e pior q ja tenho um casal de gatos....adotaria mais um...so q o poblema q o visita ataca os meus gatos...nao é nada amoroso com os meus
Lucianne
Que lindo, tadinho... Aqui em casa também sempre aparece um gato cinza que briga com os meus mas parece querer morar aqui rs
Eu acho que se você conseguir pegar ele e castra-lo ele pode melhorar o temperamento, além, claro, do convívio com o tempo
1 de 3
Como saber se o gato é Ragdoll