Outros o cachorro

Como saber se o meu cão está envenenado

Como saber se o meu cão está envenenado

Os cães são animais de estimação fiéis e carinhosos, mas também são curiosos e intranquilos e adoram explorar, o que pode favorecer a ingestão de substâncias tóxicas que podem pôr em extremo perigo sua saúde. Atuar de forma rápida é fundamental para garantir uma recuperação no caso de intoxicação do cão. Mas, quais os sinais indicadores de que algo grave ocorre? Em umComo, explicamos como saber se seu cão está envenenado.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão está triste

Passos a seguir:

1

Os sintomas de envenenamento em cães podem várias dependendo da substância que o animal tenha ingerido. No entanto, existem alguns sinais que se apresentam de maneira frequente e aos quais convém estar atento.

Há três formas de intoxicação ou envenenamento canino:

  • Por via oral: quando o cão ingere um produto ou alimento tóxico.
  • Por via tópica: quando é aplicada em sua pele alguma substância que gera reações adversas e intoxica o animal.
  • Por via respiratória: ao inalar qualquer substância ou química inapropriada para o cão.
2

O primeiro será descartar que o cão não esteja sofrendo de uma intoxicação alimentar ou por alguma planta, pois se você conhece ou suspeita a origem exata da substância que está produzindo os sintomas, será mais fácil para o veterinário tratar do seu cão. Por isso, recomendamos consultar nossos artigos a respeito dos alimentos tóxicos para cães e as plantas que são venenosas para eles. Se acha que seu animal pode ter consumido qualquer dos produtos desta lista, leve-o de imediato ao veterinário.

3

Se nas últimas 12 a 24 horas, tiver aplicado sobre a pele de seu animal de estimação algum produto ou creme de uso humano ou que não saiba se é apropriado para o cão, é recomendável verificar a área de aplicação. Se a mesma se encontra vermelha, inflamada, com urticária ou erupção cutânea, é possível que esse produto seja o causador do envenenamento. Por isso, leve o seu cão imediatamente a um especialista.

4

Alguns dos sintomas do envenenamento em cães são:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Salivação excessiva
  • Dificuldade para andar ou mover-se
  • Dificuldade para respirar
  • Inflamação no focinho e/ou rosto
  • Falta de apetite
  • Erupção cutânea ou marcas na pele
  • Tonteira, apatia
  • Em casos mais graves, podem apresentar convulsões
5

Estes sinais podem indicar também o padecimento de outras condições sérias como a cinomose. No entanto, caso suspeite de que seu cão pode ter ingerido alguma substância tóxica presente em sua casa, jardim ou na rua, o melhor é levá-lo imediatamente a um veterinário com o fim do tratá-lo antes possível e garantir sua recuperação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cão está envenenado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Vitor
Olá Boa noite minha cachorra está: triste,vomitando,não quer beber agua,e só quer deitar oque eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi, Vitor. O ideal é que você procure um veterinário o quanto antes. Você pode também dar uma olhada neste artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/o-que-fazer-se-meu-cao-nao-quer-beber-agua-20282.html
carmen martins
como saber se esta envenenado Nao esta latindo,Nao esta comendo,bebe pouca agua ,pouco xixi, caminhando muito pouquinho caminha sem direcao parece bebado nao esta emxergando


Editor umComo.com.br
Oi Carmem! A única forma de saber o motivo pelo qual o seu cachorro não está enxergando é levando ele no veterinário que pode fazer as provas essenciais para chegar ao diagnóstico. Na origem desse sinal clínico podem estar muitos problemas, incluindo o envenenamento, mas também algum problema do foro neurológico.
A sua avaliação:
alexandre
bom dia meu cao esta triste , vejo na carinha dele , e so quer viver sentado , e nao quer passear
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alexandre! Se o seu cachorro está triste, então confira essas dicas que o vão ajudar: http://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-seu-cachorro-esta-triste-3458.html
Como saber se o meu cão está envenenado