Doenças que os gatos podem pegar aos humanos

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa bastante comum em que os gatos são o hóspede definitivo. Detetar se o nosso animal de estimação está infetado é algo complexo uma vez que, na maioria dos casos, esta doença é assintomática e leve.

No entanto, pode chegar a ser grave e mortal e, quanto ao seu contágio aos humanos, a toxoplasmose é especialmente perigosa no caso de grávidas, uma vez que o feto pode ser afetado. Embora seja mais fácil que um humano se contagie através de comida infetada que através de um felino, em umComo.com.br damos-lhe a resposta à pergunta como saber se o meu gato tem toxoplasmose.

Também lhe pode interessar: Como os gatos transmitem toxoplasmose
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, temos que saber que a toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii de que são hóspedes os gatos e outros felinos. Estes contagiam os humanos, normalmente, através das fezes.

No entanto, é mais fácil que o homem se infecte a partir da ingestão de carnes ou verduras contaminadas, pelo que se tem um gato e está grávida não tem que ter medo de um contágio desta condição por causa do felino. Nestes casos a recomendação seria evitar o consumo de carnes cruas ou semi cruas durante a gestação.

2

Um gato doméstico que não cace roedores ou aves, que não consuma carne crua ou semi crua e que também não esteja em contato com as fezes de outros felinos ou animais, dificilmente se contagiará de toxoplasmose, pelo que se este é o caso do seu animal de estimação não deve ter medo.

Se o animal entrar em contato com o parasita, o mesmo se reproduzirá no seu intestino dando lugar ao aparecimento de ovos conhecidos como oocistos quer serão eliminados entre 15 e 20 dias depois do contágio. Uma vez que no meio ambiente, estes ovos irão amadurecer entre 1 e 5 dias depois de serem expulsos, convertendo em um foco de infeção.

3

Tanto no caso de gatos que entram em contato com o parasita, como nos próprios humanos, esta condição é assintomática, a menos que o animal ou pessoa conta com problemas no sistema imune ou uma baixa de defesas, nestes casos poderiam ocorrer alguns sintomas isolados.

Se o animal consumiu uma presa ou carne infetada com toxoplasmose, poderia apresentar diarreia como sintoma. Se se infetou ao ingerir oocistos maduros, os sintomas que podem ocorrer no caso do animal ter as defesas baixas são febre, falta de apetite ou dificuldade para respirar.

4

Devido a uma falta de sintomas na maior parte dos casos, se suspeita que é possível que o felino tenha contraído o parasita, a forma mais simples de detetar que o nosso gato tem toxoplasmose é levando-o ao veterinário de confiança e fazendo-lhe uma análise de sangue.

Apesar do que possa parecer, para saber se o nosso felino está infetado pelo Toxoplasma gondii não é muito adequado fazer uma análise de fezes. Isto porque, de todo o período de incubação e desenvolvimento da doença, apenas durante duas semanas expulsa restos através das fezes, pelo que o exame pode não ser determinante.

5

A toxoplasmose é uma condição assintomática em mais de 90% dos gatos, pelo que detetá-la será algo bastante complexo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem toxoplasmose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Mariana Bisinoto
Toxoplasmose não é Vírus , nossa, até doeu meu olho!
laura
sara bem eu estou gravida e eu corro algum risco tendo 1 ou 2 gato mesmo gravida?
Monique Sandreli
Estou com uveíte e soube que uma das causas pode ser a toxoplasmose. Tenho dois gatos e agora estou com medo de que um, ou os dois, tenham está doença. Como posso saber se eles têm toxoplasmose e se eu peguei deles?
Isabela
Monique, leve urgentemente seus gatos a um veterinário ou petshop que tenha um profissional entendido para que ele seja diagnosticado. E você também deve ir ao médio fazer o exame. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as opções de tratamento. Boa sorte!
Como saber se o meu gato tem toxoplasmose