Doenças comuns do gato

Como saber se o meu gato tem uma infeção urinária

Como saber se o meu gato tem uma infeção urinária

As infeções urinárias surgem quando certos micro organismos, geralmente bactérias, invadem alguns pontos do sistema urinário. Devido às caraterísticas dos gatos, que tendem a ser mais expressivos que outros animais como, por exemplo, os cachorros, muitas vezes os sintomas que mostram quando estão doentes não permitem tirar qualquer conclusão. Quer dizer, um dono sabe quando o seu gato está doente, mas não sabe de quê. Se você necessita de ajuda como saber se o seu gato tem uma infecção urinária, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato tem febre

Passos a seguir:

1

Fatores de risco. Tal como no caso dos humanos, as infeções de urina são mais frequentes em mulheres que em machos devido ao fato de, entre outras coisas, terem uma uretra (o canal que vai desde a bexiga até ao exterior) mais curta.

Não há dúvidas de que uma má higiene da caixa de areia do seu gato irá favorecer a aparição de infeções urinais nele. Neste artigo pode encontrar algumas dicas relacionadas com a limpeza da caixa de areia.

Também os gatos imunodeprimidos, ou seja, com as defesas baixas e que estão tomando medicamentos que deprimam o seu sistema imunitário (como os corticoides em doses altas), estão mais em risco de contrair este tipo de problema urinário.

2

A forma de urinar. O sintoma mais habitual nas infeções de urina é a polaciúria, ou a vontade de urinar várias vezes ao dia, geralmente em pequenas quantidades.

Em algumas ocasiões pode observar-se que o gato faz um determinado esforço para urinar, o que se pode dever à inflamação das vias urinárias ou devido à existência de cálculos nos rins que lhe causam obstruções.

3

O aspecto da urina. É bastante frequente encontrar sangue na urina em casos de infeção. O sangue faz com que a urina tenha uma cor avermelhada, que se deteta facilmente.

Uma análise de urina revelará se se trata realmente de sangue ou de hemoglobina, um pigmento que existe nos glóbulos vermelhos do sangue e que sai com a urina quando se destroem. A sua presença deve-se a outras doença, pelo que sem sempre a cor avermelhada da urina está relacionada com infeções.

4

Aspeto geral. Além do mencionado acima, em casos de infeções de urina podemos observar febre, falta de apetite e pelo com aspeto pouco saudável.

5

Recomendamos que leve seu gato a um veterinário pelo menos duas vezes por ano para que lhe seja feita uma análise.

Uma avaliação de sangue e urina podem detetar a infeção e avaliar o estado geral de saúde do animal, de forma a adotar o tratamento mais adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem uma infeção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
GEORGEANE BARBOSA LIMA
BOM DIA SRS.
MEU GATO ESTÁ COM DIFICULDADES PARA URINAR, E COM A URINA DE COR MARROM

FAVOR ME ACONSELHAR
GEANE
Editor umComo.com.br
Oi Georgeane! O seu gato está com sinais de infecção urinária. Você conferiu as informações do texto?
A sua avaliação:
luciano
minha gata teve filhote a um mes ,agora ela começou a fazer xixi com sangue o que faço pois no momento nao tenho condiçoes financeira pra levar au veterinario me ajude o que devo dar pra ela tomar obg
A sua avaliação:
Nadir Acosta Silveira
meu gato não consegue urinar, e lambe mto as areas urinarias.
Editor umComo.com.br
Oi Nadir! Um dos sintomas de infecção urinária é o gato urinar várias vezes ao dia em pequenas quantidades e, o seu gato apresenta o sintoma contrário. Recomendo que o leve ao veterinário para saber do que se trata.
A sua avaliação:
Raylane Campos
Olá , meu gato é jovem beirando a fase adulta... antes ele fazia xixi na caixa e de uns tempos pra cá passou a fazer xixi nos cantos da casa e tem uma cor um pouco escura (quase laranja) porém n é várias vezes ao dia e nem aparenta ter dificuldades em fazer. Podem me dar alguma dica do q possa ser ou o q devo fazer?
A sua avaliação:
rosane cunha de castilhos
minha gata está fazendo xixi alaranjado o que faço que remédios devo dar para ela
A sua avaliação:
MARISA MACHADO NISZEWSKY
Bom dia. hoje 7/8 observei que minha gatinha de 3 anos não quis comer , estou de olho para ver se vai ao banheiro e etc... de manhã só vi fazer coco. estou tirando tirando os xixis e cocos das outras 2 que tenho assim que fazem para eu poder observar.algum procedimento que eu possa fazer antes de levar ao veterinário?????? pois só hoje observei isso. muito obrigada pela resposta. abraços
Editor umComo.com.br
Oi Marisa! Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para essa situação: http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-meu-gato-nao-quer-comer-10347.html Mas é importante levar a gatinha no veterinário o quanto antes.
A sua avaliação:
Carla
...Boa tarde....tenho cinco gatos...a mamae gata e cinco filhotes..sendo que dois filhotes..(um macho e uma fêmea) foram castrados há uns quarenta dias..desconfio ser da fêmea(ELA ESTÁ ARREDIA E FICA ISOLADA DOS OUTROS).....são todos ariscos,,,por isso a incerteza..agradeço orientaçoes...A URINA EM PEQUENAS QUANTIDADES E ESCURA..ROSADA...MARRON...)
Dori MASS
Olá de início gostaria de dizer que as dicas são excelentes; gostaria também de tirar uma dúvida, meu gato na chegando a fase adulta e sempre fez xixi na areia mas de uns tempos pra cá começou a fazer xixi em tudo menos na caixinha mas percebo que na verdade ele tenta marcar território pois faz xixi em pé esguichando mas acaba que faz tudo ali mesmo, tenho outro macho e percebo que o copia mas como não consegue acaba urinando na casa toda. Se puder me dar uma luz eu agradeço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dori! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Para ensinar os seus gatos a usarem a caixa de areia, consulte este nosso artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-um-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-1620.html
VANUZIA
BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER QUAL O PROCEDIMENTO PARA UM GATO C/ INFECÇÃO URINÁRIA, POIS O MEU GATO ESTÁ DESDE QUINTA FEIRA 05/11, FAZENDO POUCO XIXI,JÁ NÃO SEI O QUE FAZER, QUAL REMÉDIO PARA ESSE CASO, ME AJUDE POR FAVOR, DESDE JÁ MUITO OBRIGADA.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanuzia, neste artigo poderá encontrar algumas recomendações parar tratar a infeção urinária no seu gato: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-curar-uma-infeccao-de-urina-em-gatos-8686.html
indianara ventura
eu tenho uma cadelinha que esta com parmovirose to tratando ela em casa porque nao tenho dinheiro pra ir no veterinario e ela ja demonstra estar melhor
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Indianara, que bom! Quer partilhar connosco qual o tratamento que está aplicando na sua cadelinha?
Ilda
Me ajudou muito! obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ilda, obrigada pelo seu comentário!
Como saber se o meu gato tem uma infeção urinária