Compreensão comportamento canino

Como saber se o seu cachorro está com dor

Como saber se o seu cachorro está com dor
Imagem: castordepapel.blogspot.pt

Você conhece quais são os sinais que indicam que o seu melhor amigo está com algum problema de saúde? Já que muitas vezes fica evidente apenas quando a dor já está intensa, o umComo.com.br vai explicar como saber se o seu cachorro está com dor com os diferentes comportamentos que ele pode apresentar.

Também lhe pode interessar: Dicas para acampar com seu cachorro

Como o cachorro mostra que tem dor

Existem vários sinais que podem não parecerem associados, em um primeiro momento, com o problema de saúde do seu melhor amigo, mas que na realidade são as maneiras de saber se o seu cachorro está com dor. Um exemplo é quando ele esfrega a pata no rosto, sendo que a repetição desse gesto ao longo do dia pode demonstrar que o animal está com conjuntivite ou com a doença do olho seco, provocada pela ausência de lubrificação, que leva a lesões na córnea.

O problema pode ainda estar associado à sua boca, como dores na gengiva, devido ao excesso de tártaro, ou nos dentes por causa de fraturas. Nos casos mais sérios, coçar o rosto excessivamente pode ser um sinal de tumor em alguma região, como boca ou língua. O tossir também é um sinal para você saber se o seu cachorro está com dor, sendo que pode significar gripe canina, comum de atingir cães que vivem onde há muitos outros animais, ou bronquite, desencadeada por predisposição genética.

A tosse do cachorro que pode ser confundida com um engasgo pode ser sinal ainda de colapso da traqueia, mais comum em cães idosos e menores. Outros problemas associados à tosse são as doenças cardíacas, como a insuficiência da válvula mitral. Vale lembrar ainda que nos dias frios a sensibilidade à dor dos cães é maior, inclusive, quando eles apresentam problemas nas articulações.

Como saber se o seu cachorro está com dor - Como o cachorro mostra que tem dor
Imagem: cachorrosfofos.com.br

Dicas para identificar problemas de saúde nos cães

Outro sintoma comum que mostra que algo está errado é quando o cachorro fica sem comer. Por isso, se a situação se repetir, o melhor é levá-lo ao veterinário. Da mesma forma, a agressividade é um sinal, quando o cão costuma ser dócil. Se o seu comportamento mudar sem motivo aparente é mais um sinal de que há algo errado com ele.

Caso o animal se mostre agressivo justamente ao tocá-lo em uma parte específica do seu corpo pode ser o sinal de que ali mesmo é a dor. Ao conhecer o seu melhor amigo, fica mais fácil de identificar possíveis sintomas de dores, já que a questão é que o seu comportamento fica diferente do normal, o que muitas vezes apenas os seus donos identificam. Dessa forma, se o cão quiser mais atenção, mostrando-se mais manhoso, também pode ser o sinal de que está com problema de saúde e requer cuidados.

Se o cachorro é bem ativo, mas recusa-se a subir escadas ou mesmo a pular no sofá também é preciso manter-se atento. Por fim, outras dicas para identificar que o cachorro está com dor é quando a sua respiração está ofegante demais, o cão está mancando, uivando de forma anormal ou com salivação excessiva, que costuma estar associado à dor de barriga.

Como saber se o seu cachorro está com dor - Dicas para identificar problemas de saúde nos cães
Imagem: cisavet.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o seu cachorro está com dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
tatiana
meu cachorro está com contraçoes nos nervos o q pode ser
Editor umComo.com.br
Oi Tatiana! Serão espasmos musculares? Existem várias doenças que podem causar isso, sendo um sintoma típico da cinomose. Você deve consultar um médico veterinário o quanto antes.
Imagem: castordepapel.blogspot.pt
Imagem: cachorrosfofos.com.br
Imagem: cisavet.com.br
1 de 3
Como saber se o seu cachorro está com dor