Viver com gatos

Como separar uma briga de gatos

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como separar uma briga de gatos

Na convivência entre dois ou mais gatos o perigo das lutas entre eles é iminente. Os gatos são animais muito territoriais e este é um dos motivos mais fortes para que haja uma luta, mas também pode originar devido a uma agressão desviada ou por posição hierárquica. Quando acontecer esse episódio em sua casa não comece saindo gritando, você tem de manter afastado. Confira o artigo do umComo e descubra algumas dicas sobre como separar uma briga de gatos.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a convivência entre gatos

Passos a seguir:

1

Não chegue perto deles nem os tente separar com as suas mãos quando eles estão brigando, pois poderá correr mal.

2

Não bata nos gatos ou deixe os seus membros perto da boca deles pois os níveis de stress e adrenalina encontram-se ao máximo e eles ficam mais nervosos virando o ataque contra si.

3

Um boa maneira de parar com a briga é borrifar o gato com água, não apenas com um fiozinho mas com uma mangueira quando a briga for no exterior.

4

Pegue numa vassoura e vá empurrando e separando os gatos para outra divisão da casa. Este método pode não resultar se a luta já estiver bem avançada e pode não ter tempo os separar, pois o resultado não é logo imediato.

5

Prenda a atenção dos gatos através do barulho da comida ou das guloseimas caso eles respondam a este método. Evite usar esta solução de forma sistemática para que não acostumar os gatos.

6

O método mais eficaz para separar dois gatos de uma briga é usar um barulho alto e estranho como o barulho do aspirador, um assobio, uma corneta, bater com algo no chão etc. Para que o gato não se vire para a origem do barulho e ataque faça-o atrás de uma porta, e evite que eles associem o barulho à sua presença.

7

Depois da briga deixe-os relaxar e se acalmarem, não pegue nele nem brinque com ele e mantenha-os separados. Quando eles começarem a comer e a fazer a higiene é a altura em que o gato já esta pronto para interagir e pode consolá-lo nesse momento.

Como separar uma briga de gatos - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como separar uma briga de gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como separar uma briga de gatos