Cortar o pelo aos cães

Como tosar um shih tzu

Como tosar um shih tzu

O shih tzu é uma raça de cachorro pequena com um pelo espetacular que costuma chegar de forma natural até ao chão, como pode ser visto habitualmente nas competições caninas. Mas se o seu amigo peludo é caseiro, recomendamos que mantenha o seu pelo mais curto para uma maior comodidade, além disso, ficam lindíssimos e muito frescos no verão. Em umComo.com.br contamos a você como tosar um shih tzu.

Também lhe pode interessar: Como tosar seu cachorro em casa
Passos a seguir:
1

Para tosar o seu shih tzu recomendamos a você que dê primeiro um bom banho com água morna em seu companheiro peludo. Porque assim tirará a sujeira e qualquer resto que possa atrapalhar a passagem da tesoura. Além disso, eliminará pelo morto que possa dificultar o corte do pelo. Pode consultar o nosso artigo a respeito de como dar banho ao seu cão em casa e, depois, certifique-se de secar bem todo o pelo.

2

Enquanto vai secando o pelo do seu shi tzu, verifique que a máquina que usa tem as lâminas afiadas e em bom estado. Deixe-a ligada para que se habitue ao ruído que faz. Pense que quanto mais relaxado estiver, mais fácil será todo o processo de corte. Quando o pelo de seu cachorro estiver seco, escove bem para que não tenha nenhum nó.

3

O melhor corte de pelo para o seu Shih tzu é o que se conhece como corte de filhote. Assim, não terá um pelo longo arrastando e embaraçado. Este tipo de pelo requer cuidados constantes, ser penteado diariamente e, ainda por cima, não é muito cômodo para o seu cão. Com um corte de pelo tipo filhote, deixará o pelo muito bonito e com o pelo bem curto. Terá que usar uma máquina com uma lâmina número quatro.

4

Para começar a cortar o pelo do seu adorável Shih Tzu, como é pequeno, coloque-o sobre uma mesa ou superfície elevada no mínimo à altura do seu peito para que possa segurá-lo e ver bem. Se conhece o seu cão e sabe que não ficará quieto, procure alguém que ajude você e o segure enquanto corta o pelo.

5

Deve começar cortando o pelo da cara de seu cão. Para tosar o pelo de seu rosto, tenha muito cuidado com as orelhas e seus olhos. Para que não se mova e fique o mais relaxado possível, dê a ele mimos para o acalmar.

6

A seguir, deve tosar o pelo de seu corpo. Lembre-se de tosar o pelo na direção do crescimento do mesmo, para fazê-lo bem deve começar por sua coluna e mover a máquina para as costelas. Também deve cortar ao redor e por baixo da cauda também seguindo o crescimento do mesmo e com muito cuidado com o seu ânus. Em relação ao pelo das pernas e da cauda, pode ficar um pouco mais longo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tosar um shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Marcos Ferro
O conteúdo desse curso vai fazer você se destacar na profissão e conquistar novas
Jane
Para tosar precisa ser uma máquina especial ou poder ser a de corte de cabelo.
Como tosar um shih tzu