Cuidado dos dentes do gato

Como tratar a gengivite nos gatos

Como tratar a gengivite nos gatos

A gengivite felina pode chegar a afetar gatos em qualquer etapa do seu ciclo vital, ainda que seja mais comum em gatos jovens e adultos. A gengivo-estomatite é uma das doenças periodontais mais comuns entre os gatos de idade média e avançada, é uma doença que afeta seriamente as gengivas, os dentes e a saúde do seu gato em geral. Por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos contar para você como tratar a gengivite nos gatos.

Também lhe pode interessar: Como tratar fungos nos gatos
Passos a seguir:
1

A gengivite felina é uma doença que causa uma inflamação grave nas gengivas do seu felino, provoca baba excessiva, deterioração dental e pode chegar a causar perda de apetite e diminuição de peso. Quando um gato tem esta doença a dor bucal irá impedi-lo até de comer devido a todos os incômodos.

A causa da gengivite pode estar associada a diferentes fatores como os que indicamos de seguida:

  • Seguir uma dieta macia.
  • Ter uma péssima higiene dental profilática.
  • Origem imunológica.
  • Pode ser provocada pelas toxinas que habitam na dentição e a irritação é consequência do tártaro.
  • Segundo estudos científicos esta doença periodontal pode ser causa de condições autoimune de tipo I ou III que são provocadas pela atividade das bactérias no organismo do seu felino.
Como tratar a gengivite nos gatos - Passo 1
2

Não existe uma cura específica para a gengivite crônica felina, o que existem são diversos métodos para tratar a doença. Uma vez diagnosticada é preciso avaliar os diferentes tratamentos com um especialista e ter claro que, apesar das medidas, podem haver recaídas. Do ponto de vista farmacológico, podem ser administrados antibióticos de amplo espectro através de injeções, os mais comuns são amoxicilina, clindamicina e metronidazol, entre outros.

Por outro lado, a doença também pode ser tratada com medicamentos imunossupressores como ciclosporina, acetato de megestrol ou prednisona, entre outras opções. O tratamento com medicamentos deve ser receitado e estabelecido pelo seu veterinário, nunca medique por conta própria o seu gato sob nenhuma circunstância.

Como tratar a gengivite nos gatos - Passo 2
3

O tratamento da gengivite felina deve incluir um rastreamento e um controle do gato para observar todos os efeitos secundários associados como o crescimento do pelo e o aumento de peso, entre outros. É muito importante que tenha uma higiene bucal completa e constante para a saúde do seu gato. Por isso, recomenda-se o uso de géis, pasta de dentes, sprays e, inclusive, lavagens específicas para animais para evitar a formação de placa, tártaro e, além disso, ter as infecções derivadas controladas.

Em muitos casos, é necessário realizar uma limpeza bucal com restauração para extrair os dentes mais erodidos na parte subgengival e, além disso, é muito eficaz realizar uma gengivectomia para extrair o tecido lesionado. Quando os gatos não respondem bem a este tratamento costuma-se extrair todos os dentes das bochechas para melhorar o estado de saúde geral, ainda que seja uma operação que conta com certos riscos a serem considerados como úlceras bucais, estomatite, endocardite entre outros.

Como tratar a gengivite nos gatos - Passo 3
4

Para que o tratamento da gengivite seja um sucesso, é preciso limpar os dentes do seu gato diariamente. Com uma correta e frequente higiene dental diminuirá o excesso ou inclusive o aparecimento da placa dental e, assim, evitará ou reduzirá o efeito corrosivo do tártaro sobre os dentes.

Outra precaução a ser considerada, já que a doença periodontal pode ter relação com a dieta, é que a maior parte da alimentação do seu felino seja com alimento seco. Este tipo de comida ao invés da úmida tem um efeito profilático sobre os dentes do seu mascote.

Também é recomendável que desde filhote habitue o seu gato a comer pedaços de cenoura ou maçã como recompensa, porque por serem pedaços de comida dura cumprem uma função similar à escovação e reduzem o acúmulo de placa nos dentes. Se, de qualquer forma não gostar ou não lhe cair bem, existem snacks pensados para a higiene bucal do seu gato.

Como tratar a gengivite nos gatos - Passo 4
5

A gengivite é uma doença crônica, mas é reversível se fizer um tratamento apropriado, já que com a eliminação da placa a inflamação que o seu gato sofre nas gengivas ficará curada. Com um tratamento baseado na eliminação cirúrgica do tártaro, uma higiene bucal diária e o uso dos medicamentos indicados pelo seu veterinário, conseguirá que o seu felino se recupere.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gengivite nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Cassia capelli
O que fazer para curar isso do gato da gengiva . Se ja ta vermelho pode escovar os dentes.
Editor umComo.com.br
Oi Cassia! Você já experimentou as recomendações do artigo?
james
como posso salva meu gato? qual o nome de pasta de dentes para gatos
Marina silva
Achei o artigo esclarecedor. Preciso saber o nome da pasta de dentes.
1 de 5
Como tratar a gengivite nos gatos