Doenças comuns do gato

Como tratar dos ácaros nos gatos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar dos ácaros nos gatos

Se o seu gato tiver acesso ao exterior e você tiver começado a notar que ele se coça e se lambe demais, pode ser que ele esteja com ácaros. Também é possível que você encontre pequenos pontos laranja ao longo de seu corpo ou inclusive um líquido preto nas orelhas dele, se for esse o caso, seu felino está infectado com ácaros e é preciso tomar medidas urgentes para parar esta doença. Em umComo.com.br contamos a você como tratar dos ácaros nos gatos e acabar de forma eficiente com eles.

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna em gatos
Passos a seguir:
1

As larvas dos ácaros (Neotrobicula autumnalis) são uns parasitas que se encontram na grama e no campo, e que se aderem à pele de nossos amigos peludos para se alimentar de seu sangue e que com o tempo tornam-se laranja. É preciso levar os ácaros muito a sério porque eles podem acabar com a vida do seu gato.

2

Os ácaros costumam se aderir aos lugares com a pele mais delicada e fina de seu gato. Os lugares mais frequentes são: entre seus dedos, parte interna das coxas, axilas e, sobretudo, no pavilhão auditivo. Se você olhar estas zonas e observar uns pequenos insetos de cor laranja, é evidente que seu gato tem ácaros.

3

Uma vez detectada a presença de ácaros, a melhor opção é o uso de antiparasitários externos, com um bom uso se acabará com todos os parasitas. Você deve usá-lo em formato spray tendo em conta as partes do corpo onde se localizam os insetos. O que você deve fazer é pulverizar uma vez por semana todas as zonas sensíveis de seu felino para que seja realmente eficiente e acabe com a concentração.

4

Depois de ter pulverizado e espalhado por todas as zonas de perigo, deve-se ter um cuidado especial para que seu gato não se lamba durante mais de uma hora e que não ingira o inseticida, já que poderia ser mortal.

Uma boa opção para que ele não se lamba é aplicar o antiparasitário antes de comer, porque assim seu pequeno felino estará distraído e pensando em sua comida e não no produto que você acaba de colocar nele, e, assim, enquanto isso, este estará agindo.

5

Como os ácaros provocam coceiras muito desconfortáveis e seu gato terá se coçado, é possível que a pele dele esteja um pouco inflamada e inchada; o melhor para aliviar esta sensação é levá-lo ao veterinário e aplicar algum anti-inflamatório, assim o mal-estar vai passar mais cedo.

6

Se você se pergunta se há alguma vacina para evitar os ácaros, já confirmamos a você que não existe. Só existem métodos repelentes para aliviar os efeitos e acabar com os parasitas. Por isoo, o melhor que você pode fazer é evitar que seu gato saia ao exterior e entre em contato com o campo, e antes de mais nada, estar atento a ele para ver se você nota alguma mudança em seu comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dos ácaros nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar dos ácaros nos gatos