Partilhar
Partilhar em:

Como tratar o resfriado do meu cachorro

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,6 (903 votos)
15 comentários
83 vezes partilhado
 
Como tratar o resfriado do meu cachorro

Os seres humanos não são os únicos a passarem por resfriados, o seu cachorro também se pode resfriar. Quando o seu cachorro se resfria quererá apenas estar tranquilo e procurar sítios para passar o mal que sente no corpo em paz. Os sintomas de um cachorro quando está resfriado são espirros, dor muscular, inatividade, perda de apetite, tosse, mucosidade e dor de cabeça. De certeza que poderá compreender como se sente. Por isso em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar o resfriado do seu cachorro para que o seu cachorro se sinta protegido durante estes dias de mal-estar.

Também lhe pode interessar: Como tratar da diarreia do meu cachorro
1

A primeira coisa a ter em conta se quer saber como tratar o resfriado do seu cachorro é que não deve sufocá-lo. Deixe o seu espaço para que descanse, pode inclusive tornar a sua caminha um pouco mais confortável adicionando uma mantinha e colocando a tigela da água e a comida mais próxima dele para lhe facilitar as suas necessidades básicas sem que tenha que fazer muito esforço.

2

Outro aspeto a ter em conta para tratar o resfriado do seu cachorro é que deve hidratá-lo bem. O seu animal precisa de água para diluir a mucosidade e para estar bem hidratado; se não quer beber água, deve insistir e, se ainda assim se negar a ingerir líquido, dê-lhe água com uma seringa para os xaropes.

3

Se não tiver fome, ajude-o a comer mas não o obrigue se vir que não quer de nenhuma forma. Uma forma de o ajudar a comer é colocar na sua ração seca um pouco de alimento enlatado ou macio para o incentivar ou, umedecer um pouco a ração seca com água morna para aumentar o odor e favorecer a sua ingestão.

4

Para alimentar o seu cachorro quando estiver resfriado, pode fazer-lhe um caldo de galinha quente para melhorar, ou arroz integral fervido. Lembre-se que existem uma série de alimentos tóxicos para os cachorros, entre os quais se encontra a cebola, de maneira que deverá eliminá-la do caldo.

5

Não o leve a passear se tiver muito frio ou a chover pois o resfriado pode piorar, nem deixe que esteja em contato com outros cachorros para evitar um possível contágio. É muito importante que mantenha o seu cachorro quente e, por conseguinte, longe do frio visto que pode contrair os seus brônquios e dificultar a sua respiração. De maneira que evite o ar frio até que esteja completamente curado.

6

Leve o seu cachorro ao banheiro e abra a torneira de água quente durante uns minutos. O vapor de água que sairá irá ajudar a melhorar a respiração. Fique com o seu cachorro no banheiro durante dez minutos para aliviar a sua mucosidade. Além disso, deverá dar banho ao seu cachorro com água quente mas sem chegar a queimar e seque-o rapidamente com um secador de cabelo ou toalha para evitar que se volte a sujar.

7

Se após alguns dias vir que o seu cachorro não melhora, vê que está em baixo de forma e os sintomas não desaparecem, aconselhamos a levá-lo ao veterinário para que lhe faça um diagnóstico adequado e lhe dê a medicação que precisa.

8

Da mesma forma que acontece conosco, o melhor remédio para o resfriado é preveni-lo. Por isso, evite as mudanças bruscas de temperatura ou as correntes de ar.

9

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar o resfriado do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros .

Relacionados
Comentários (15)

Escrever comentário sobre Como tratar o resfriado do meu cachorro

Muito útil
15 comentários
patricia
Sua avaliação:
nao consigo dar o xarope a minha cadela o que faço
ANA MARIA
bom dia gostaria de saber qual remédio posso dar para o resfriado
Lucimara Campos Ferreira
Meu cachorro não quer comer já a dias nem água quer tomar oq eu faço me ajudem
Ligia
E a jolie fica sufoca parecendo o ronco feito bronquite eu nebolizo sempre com soro ,mas tou muito preocupada moro em Olinda pernambuco nunca vi os veterinário examinar e só pede exame quando eu falo
Ligia
Como devo tratar o resfriado da minha cadelinha de oito meses,pois os veterinário de onde eu moro nem examina só faz perguntas e passa remediio
antonio
boa tarde que devo dar para meu cachorro com gripe e vomito
Alexandre Fernandes
Qual remédio devo comprar quando o cachorro tá com resfriado?
Sara Viega
Oi Alexandre, quanto a remédios propriamente ditos, isso já tem de ser indicado pelo veterinário.
Maria Amélia
Boa tarde.!!! Estou com cinco filhotes de Border Collie, e em minha cidade faz muito calor eles estão com dois meses e meio, e vivem dentro das vasilhas que coloco com água para beberem, pois ficam o tempo todo na água acho que que é para se refrescarem, mas estão com resfriado com tosse e saindo uma secreção do nariz mucosa e também com feridinhas pelo corpo todo, não estão indispostos pelo contrário não param de brincar um só minuto,mas não sei o que fazer e o que dar a eles, pois tenho medo de se transformar em pneumonia, mas também não tenho como deixá-los sem água antes de beber eles já enfiam as patas na vasilha de água, se puderem me deem uma solução.
IVANILDA
MEU CACHORRINHO TA RESFRIADO MAIS COME BEM E E ESPERTO COMO TRATAR DO RESFRIADO DELE
ivanilda
meu cachorrinho ta resfriado mais come bem e e esperto como tratar do resfriado dele
mira
meu cãozinho ta com muito cátaro no nariz tem algum remédio já tomou xarope doutrinal anti-inflamatório ta com uma roquidao ele e alérgico já levei varias veterinário mais passar tanto remédio e depois volta tudo de novo me ajuda obrigada

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como tratar o resfriado do meu cachorro
1 de 4
Como tratar o resfriado do meu cachorro