Escovar os dentes do cachorro

Como tratar tártaro em cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar tártaro em cães

Dar banho no cachorro, escovar o seu pelo ou limpar as suas orelhas são coisas que fazemos normalmente, mas algo que por vezes acaba por ficar esquecido é a higiene da boca do seu amigo de quatro patas. E, tal como nós humanos, se o seu cachorro não receber uma correta higiene bucal podem ocorrer doenças e complicações. Um dos problemas que podem surgir devido a uma falta de higiene bucal é o tártaro, que se trata de uma placa de bactérias que ocorre devido a uma acumulação de restos de comida nos dentes do cachorro por não ser retirada. Quando o tártaro em cães não é tratado pode levar a complicações como perda de dentes e outras. Saiba como prevenir, quais os sinais e como tratar tártaro em cães no seguinte artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a caspa em cães

Índice

  1. Quais os sintomas de tártaro em cães
  2. O que fazer quando o cachorro tem tártaro?
  3. Como prevenir o tártaro em cães

Quais os sintomas de tártaro em cães

O tártaro surge quando ocorre uma acumulação de restos de comida nos dentes do cão por não serem escovados adequadamente. Estes restos de alimentos vão acumulando placas, onde as bactérias se vão acumulando e produzindo toxinas irritantes que causam a gengivite. Se o dono do cachorro não lavar os seus dentes, estas placas vão se acumulando e calcificando, dando origem ao tártaro.

Se o seu cachorro estiver desenvolvendo cálculo dentário, como também é chamado o tártaro, você se aperceberá rapidamente devido ao mau hálito. A acumulação de bactérias na boca do seu cão vai causar mau hálito nele, tal como acontece conosco. Para além disso, você também poderá notar um escurecimento dos seus dentes e o cão pode sentir dor neles. Conseguirá perceber que o seu cachorro está com dor nos dentes se começar a comer menos e a evitar mastigar.

Como tratar tártaro em cães - Quais os sintomas de tártaro em cães

O que fazer quando o cachorro tem tártaro?

Se o seu cachorro já apresentar sinais de tártaro, é muito importante que o leve de imediato ao veterinário. A presença de tártaro na boca do seu cachorro é perigosa, uma vez que isso pode representar um perigo para sua saúde, originando doenças cardíacas, perda precoce dos dentes afetados, pode afetar a dieta do animal e atingir outros órgãos como os rins ou o fígado.

O tratamento para o tártaro em cães só pode ser feito por um veterinário, em que é realizada uma limpeza de tártaro que envolve uma anestesia geral. Este procedimento é rápido e o cão pode voltar para casa no mesmo dia. No entanto, por ser necessária uma anestesia geral cães idosos ou em condições de saúde mais sensíveis correm riscos ao receber esta anestesia, por isso tem de ser avaliada a necessidade da realização do procedimento. O que se costuma fazer é aproveitar outra cirurgia que o animal precise de fazer para fazer este procedimento, como uma esterilização, desta forma submete-se o cão a menos doses de anestesia.

Como prevenir o tártaro em cães

Prevenir o tártaro em cães é simples, pois passa por escovar os dentes do seu cachorro todos os dias. Deve fazer isto desde que ele é filhote para se habituar ao procedimento. Caso não consiga realizá-lo todos os dias, deve fazê-lo pelo menos 3 vezes por semana. Para escovar os dentes do seu cachorro não deve utilizar uma escova nem uma pasta de dentes humana, deve comprar na pet shop uma pasta e escova adequadas para o seu cachorro. Não tenha problemas se o seu cachorro engolir a pasta de dentes, pois as pastas de dentes de uso veterinário são feitas para que o cão as possa engolir sem que isso seja prejudicial para sua saúde. É muito importante que depois de escovar os dentes do cachorro o permeie com um biscoito, assim cada vez que o vir com a escova na mão vai ficar contente e não o contrário. Também existem uns ossinhos especiais para ajudar a limpar os dentes do cachorro, se não conseguir fazer uma limpeza diária, pode dar-lhe de vez em quando estes ossos. Para saber mais sobre este procedimento consulte o nosso vídeo que explica a escovar os dentes do cachorro.

Além disso, para evitar o tártaro no seu pet é importante que não lhe dê alimentos que não sejam próprio para cães. O ideal é que a alimentação do seu cachorro seja feita à base de ração ou petiscos próprios para ele. Outros alimentos, como os de consumo humano, aumentam as chances do seu cachorro desenvolver tártaro.

Como tratar tártaro em cães - Como prevenir o tártaro em cães

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar tártaro em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Francisca Eliana
Como encontrar tratamento natural para combater tártaro em cães?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca! Infelizmente não há uma forma natural para tratar o tártaro em cães, quando ele já está instalado a solução passa mesmo por fazer uma limpeza no veterinário. Obrigada pelo seu comentário!
1 de 3
Como tratar tártaro em cães