Treinar um cachorro

Conselhos para que seu cachorro lhe obedeça

Conselhos para que seu cachorro lhe obedeça

Ter um cachorro como animal de estimação é gratificante, visto que ele é um fiel amigo. Você nunca se sente sozinho e ele é motivo suficiente para se levantar todas as manhãs com um sorriso. Mas, o que acontece quando ele é um cachorro super independente? O que acontece quando ele não obedece? Quando é assim, pode ser um pouco frustrante para nós, por não conseguir que nosso cachorro nos dê bola. Por isso em umComo.com.br queremos orientar você com estes conselhos para que seu cachorro lhe obedeça.

Passos a seguir:

1

Faça que a obediência seja parte da sua rotina e que suas interações com ele sejam parte da aprendizagem diária. Dê carinho a ele, mas não lhe presenteie sem motivo.

2

Certifique-se de começar a educá-lo desde pequeno para garantir maior sucesso quando ele crescer. Mas nunca é tarde para começar a treinar seu cachorro.

3

Assegure-se de que ele sabe qual é seu nome, assim você poderá ensiná-lo com a coleira posta a pronunciar seu nome com uma ordem como "vem" ou "aqui".

4

Não queira que ele saiba tudo no primeiro dia, você deve ter paciência e constância com seu fiel amigo enquanto ele aprende. É totalmente normal ele demorar duas semanas, com uma prática diária, para aprender a cumprir sua ordem. Quando estragar móveis ou quando você achar que ele não se comportou direito, não pense que é um cachorro ruim, pense que só está aprendendo e que é você quem o deve ensinar.

5

Comece com ordens básicas e depois tente usar truques mais complicados. Quando passar aos truques, faça-o por pequenos passos para que ele possa entender pouco a pouco e interiorizá-los.

6

Ensine seu cachorro que ele deve obedecer para conseguir o que quer. Quando tiver um comportamento positivo ou obedecer uma ordem, como vir quando você chama, use como recompensa coisas que ele gostar: comida, brinquedo, carinho, etc. Assim você irá estimulá-lo a repetir o comportamento.

7

Quando quiser ensinar alguma coisa nova, como fazer ele dar a pata, sentar, deitar, etc., espere ele cumprir a ordem antes de dar o seu prêmio. Para ensiná-lo nas primeiras vezes, acompanhe-o para que ele saiba relacionar sua ordem com o que ele tem que fazer. Uma forma de acompanhá-lo é ajudá-lo com sinais, assim ele aprende também a relacionar sinais com as ordens. Pratique várias vezes por dia durante cinco minutos ou quando seu cachorro começar a perder o interesse. Não o obrigue a obedecer ou a praticar quando não estiver receptivo.

8

Ao sair de casa, não deixe ele sair antes de você. Para que ele saia antes você deve dar sua permissão, mas tente sair junto com ele passando você primeiro pela porta.

9

Jamais castigue seu cachorro de forma física nem grite para intimidá-lo, se quiser que ele realmente aprenda a obedecer, use os prêmios, a paciência e o seu carinho quando ele conseguir fazer algo da forma correta.

10

Mostre respeito a ele assim como você quer que ele respeite você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Conselhos para que seu cachorro lhe obedeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Adriano Vancini
Muito bom seu artigo... adorei!! Eu conheço um curso completo onde aprendemos tudo sobre adestramento de cães. São treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Nele aprendemos a ensina-los a deixar de destruir as coisas, a latir só quando necessário, e fazer suas necessidades no lugar certo!
Lucas Sousa
Que o meu cachorro melhorou muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lucas, ainda bem que esta informação foi útil. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Conselhos para que seu cachorro lhe obedeça