Rottweiler

Diferença entre um rottweiler americano e um alemão

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Diferença entre um rottweiler americano e um alemão

Embora para muitas pessoas não faça diferença, quem trabalha com a reprodução de cães de raça deve seguir, de forma geral, os padrões a que estão submetidas cada uma delas para ter um negócio de credibilidade. Por isso, há dúvidas sobre a existência de diferença entre um rottweiler americano e um alemão. Para informar-se a respeito desse assunto, veja o que o umComo.com.br juntou sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Rottweiler
Passos a seguir:
1

O rottweiler é uma raça canina, talvez uma das mais antigas, que existe há milhares de anos, sendo que indícios apontam que foram as legiões romanas que chegaram à atual Alemanha com os cães que deram origem a essa raça. Mesmo depois que os romanos de lá saíram, os cachorros permaneceram e se combinaram com cães locais, o resultado obtido é o que hoje a Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK), que pode ser traduzido como Sociedade Alemã Geral de Rottweilers, considera o puro-sangue alemão.

Diferença entre um rottweiler americano e um alemão - Passo 1
2

A entidade alemã é bastante rigorosa na hora de classificar um filhote como sendo um verdadeiro rottweiler, o que é feito, principalmente, ao avaliar as suas características físicas. O comportamento do animal também passa por uma avaliação. Já nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Canis (AKC) confere a legitimidade de um filhote como sendo raça pura desde apenas que os seus pais sejam registrados como puros. Essa distinção acabou resultando em diferença entre um rottweiler americano e um alemão.

3

Basicamente, ela se refere ao fato da raça americana ter o focinho quadrado e menos pronunciado em relação ao alemão, que é mais encorpado e acentuado, além de ser mais arredondado e largo. Esse requisito, aliás, é importante para a entidade alemã considerar um cão da raça legítimo. Outra diferença entre as entidades de ambos os países é que na Alemanha foi proibida a amputação das caudas, diferente dos Estados Unidos, que optaram por elas amputadas quando os cachorros são exibidos em exposições.

Diferença entre um rottweiler americano e um alemão - Passo 3
4

Também existem outras diferenças entre os cães criados nos dois países, como é o caso do peso. Já que a entidade norte-americana não define o peso ideal que o rottweiler deve ter, isso fez com que a raça criada por lá se tornasse mais esguia e magra, assim, menos musculosa quando comparada à alemã. Por conta disso, os americanos são mais ágeis, enquanto os alemães mais robustos.

5

Especialistas afirmam ainda que existem diferenças em relação ao comportamento dos cachorros criados nos Estados Unidos e dos cães da Alemanha. Para a ADRK, o legítimo rottweiler é tranquilo, obediente, dedicado e trabalhador. Enquanto isso, a AKC prefere enfatizar as suas características corajosa e confiante. Além disso, a entidade norte-americana possui mais tolerância na hora de classificar como legítimos os cães mais agressivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre um rottweiler americano e um alemão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
wellington
Respeito a matéria, porém vale lembrar que não existem 2 padrões. Existe um unico padrão que é regido pela FCI Federação Cinologica Internacional, que diz claramente as especificações da Raça, inclusive seu país de origem, ou seja, Alemanha. Não existe Rottweiler Americano, existe o rottweiler Alemão, porem o padrão da margem para varias variações de tamanho, peso, proporções de cabeça, coloração de olhos. O americano tem mania de AMERICANIZAR TUDO. A vantagem de comprar um rottweiler vindo da Alemanha é que eles realmente são criteriosos na avaliação do exemplar, coisa que não acontece em outros países. Nos dias atuais ninguém importa um rottweiler vindo dos EUA, a não ser que ele seja de um canil que cria seguindo as regras da FCI e ADRK. Wellington Canil Hause Well
Roberto Abrantes
E aqui mo Brasil, como são os Rotw ? Seguem as duas vertentes (alemã/americana) ou há uma predominância de uma sobre a outra?
1 de 3
Diferença entre um rottweiler americano e um alemão