Doenças que os gatos podem pegar aos humanos

O que fazer se meu gato tem lombriga

O que fazer se meu gato tem lombriga

É seu animal de companhia favorito. Sempre está aí: para o melhor e o pior. Mas se ultimamente percebe que seu gato está com menos vitalidade, que reduziu seu apetite e que pode dormir durante horas, pode ser que seu gato esteja com lombriga. Em umComo.com.br damos as orientações a seguir se quiser saber o que fazer se seu gato tem lombriga. Cuide da sua mascote!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem parasitas

Passos a seguir:

1

O primeiro passo é saber como o gato contraiu lombriga. Os gatos pequenos podem ter lombriga porque sua mãe também as tinha, neste caso, os gatos herdam os parasitas de sua mãe. Também pode ser que, como os gatos são muito brincalhões, outros gatos lhes tenham passado suas lombrigas.

Os gatos mais adultos podem contrair lombriga mediante a ingestão das fezes de outros gatos que estejam infectados ou pelo contato com outros animais (sejam gatos, ratos ou roedores) que também tenham lombriga.

2

O segundo passo é saber como são as lombrigas dos gatos. São vermes intestinais que não são visíveis a olho nu e que precisam de um exame de laboratório para poder determinar se existem ou não.

Os tipos mais comuns de lombrigas nos gatos são as tênias e as lombrigas intestinais; as primeiras podem ser descobertas ao examinar as fezes de seu gato, você pode ver pequenos pedaços arredondados e de cor branca, parecidos com um grão de arroz.

3

O terceiro passo é conhecer os sintomas das lombrigas em um gato para descobrir se o seu tem esta infecção. O mais comum é que o pelo do gato fique pouco brilhante e pouco saudável, também pode ser que o gato esteja mais dorminhoco do que nunca e com pouca vontade de se movimentar; outro sintoma são as gengivas pálidas ou os vômitos e diarreias do gato.

O que fazer se meu gato tem lombriga - Passo 3
4

Se o seu gato apresenta algum dos sintomas explicados no ponto anterior, pode ser que tenha parasitas intestinais. Para descobri-lo, terá de fazer uma série de revisões que ajudarão você a determinar se ele é um gato com lombrigas.

Primeiro verifique o ânus do gato, pois pode ser que alguma tênia ou lombriga esteja colada à pele do animal. Também é recomendável que examine as fezes do gato para determinar se tem ou não lombriga; ao contrário das lombrigas dos humanos, as lombrigas dos gatos costumam ser redondas e de uma cor branca ou marrom.

5

Se após ter feito as verificações oportunas você confirmar que seu gato tem lombriga, pode tentar curá-lo com um remédio caseiro contra lombrigas de gatos que é menos agressivo que a medicação tradicional.

O remédio consiste em aplicar óleo da árvore do chá no ânus do gato para ajudar a eliminar os parasitas intestinais de forma externa. Para atacar desde a raiz, o melhor é deixá-lo um dia inteiro em jejum, lhe fornecendo só água com 2 colheres de vinagre de maçã. No dia seguinte do jejum, e durante as duas semanas seguintes, deverá misturar em sua comida uma colher de alho.

6

É recomendável que visite seu veterinário se perceber que seu gato tem lombriga pois, além do remédio caseiro que acabamos de explicar, existem também medicamentos de farmácia que podem ajudar seu gato com lombriga. Estes remédios são vendidos somente com receita médica, de modo que vá ao seu veterinário de confiança para que ele consulte seu mascote e determine o tratamento a seguir.

O que fazer se meu gato tem lombriga - Passo 6
7

Advertência:

Se tiver um gato com lombriga, lave as mãos caso tenha tocado o animal, e tire os excrementos da terra no momento de fazer as evacuações.

As lombrigas dos gatos podem passar aos seres humanos de modo que assim que detectar que seu gato as tem, trate-as de imediato.

Todos os medicamentos para desparasitar os gatos são veneno: antes de fornecer-lhe algum, deve consultar um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato tem lombriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Marlene Ferreira Souza Pelloi
tenho 03 gatos (uma gata/dois gatos)idade 18 meses os machos ,26 meses a gata,todos encontrados de rua. mês passado percebi todos com vermes (Como se fosse grãozinhos de arroz no ânus) O veterinário receitou 1,ml de Pantelmin(Mebendazol) por 5 dias em todos.ok solucionado por uma semana, percebi que voltou,falou para repetir a dose,repeti só por mais 2 dias (dificuldade pra dar,ficaram arisco)sumiu e voltou novamente. O que fazer para acabar de vez ??.(Já estou sem jeito de procurar o veterinário novamente).Obrigada,desejo muito uma resposta.
Nair Romualdo
tenho uma gatinha castrada com 8 anos bem mansinha e caseira apareceu agora uma lombriga de mais ou menos 5 centimetros no vomito dela desejaria saber quais as prividencias que devo tomar
Ricardo Martins
O meu gatinho tem lombrigas sabem se há algum remédio caseiro para ele, obrigada.
Vanessa
Boa Tarde. A minha gata tem 7 meses. E ela tem andado estranha. De repente começou a fazer um baralho estranho pela boca como se quisesse vomitar, mas não vomita. Mas o barulho e o gesto para vomitar mas nao chega a fazer nada. Pensei que fosse bola de pelo mas se fosse já a tinha expulsado. E já anda assim ha uns 4 dias. Será que é lombrigas?
Editor umComo.com.br
Oi Vaness! Podem ser enjoos ou pode ser algum corpo estranho que esteja incomodando na garganta dela. Se ela continuar com esses movimentos de expulsão, o melhor é que você leve sua gatinha no médico veterinário para que ele possa examiná-la e diagnosticar o problema.
Renata
O meu gato vomitou uma lombriga e agora tá muado e não quer se locomover. E parece que está ficando descaderado eu acho que foi uma briga.
Editor umComo.com.br
Oi Renata! Você deve consultar o quanto antes um médico veterinário para iniciarem um plano de desparasitação.
Elizabeth
Ola eu estou com um gatinho que ganhei de 3 meses e ele esta fazendo fezes com diarreia todos os dias. Mudei a ração e nada. Dei remédio para vermes indicado por um veterinário e no dia seguinte ele fez fezes com lombrigas enormes. Fiquei assustada até. más foi so uma unica vez. Ele não brinca, e fica muito quietinho. O veterinário pediu para continuar com o remédio a cada 15 dias mas não ta resolvendo muito. Sera que pode ser que ele ainda tenha mais lombriga?? E também ele não pode entrar nos quartos que so quer fazer xixi e coco na cama não sei como fazer para ele parar com isso. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Elizabeth! Ele está também vomitando ou os sinais são apenas diarreia e apatia? Ele come bem a ração e está bebendo água? A recuperação pode não ser imediata. De qualquer forma, você deve estar atento à coloração das mucosas dele (abrir a boca e ver se estão rosadas). Verifique também se ele está hidratado (puxe a prega de pele do pescoço para cima e ela deverá voltar em poucos segundos ao lugar). Há quantos dias ele está assim?
Elizabeth Cristina Santos
Ele esta comendo normal e bebendo bastante água. Faz xixi e coco todos os dias. Não está abatido. Só está mesmo com diarréia e não brinca. E o coco tem horas que fica meio duro mas a maioria é mole e com cheiro forte na cor marrom claro.
Editor umComo.com.br
Oi! Sendo assim os sinais não são alarmantes e ele pode estar apenas se recuperando, de qualquer forma se a situação persistir e as fezes não normalizarem você deveria levar ele para ser revisto pelo veterinário.
A sua avaliação:
Ricardi willian
Não encontrei o que procurava; era sobre a higiene do gato. Por exemplo, tenho observado que os filhotes da minha gatinha, tinha uns 3 meses, não sabem fazer bem sua higiene, as vezes no xixi sujam as patinhas e regularmente com excrementos, e logo depois ficam como lambem-lambem nas patinhas. O que me preocupam que depois disso, é que eles vomitam e temo que isso pode fazer alguma infecção estomacal ou intestinal do tipo ulcera. O que os pêlos de gatos não tem muito perigo de ocasionar. Não sei por onde meus gatos se andam diariamente, mas na minha presença noto que eles ficam lambendo as patinhas com a língua, e não ha modo de evitar.
Editor umComo.com.br
Oi Ricardi! É normal os gatos se lamberem e é sinal que estão cuidando da higiene deles. No caso dos gatos filhotes, garanta que a caixa de areia é limpa diariamente, assim é mais fácil evitar que eles se sujem em casa. De qualquer forma, é normal os pequenos ainda estarem a aprender a cuidar da higiene deles, e quando se sujam a mães deles geralmente trata da higiene deles. Se os vômitos forem regulares, deverá ir com eles ao veterinário pois a origem dos vômitos pode ser muito variada e não estar relacionada com esse comportamento.
A sua avaliação:
Rebeca
Olá, tu­do bem? Em 6 meses tive qu­e dar remédio de verme pro meu­ gato (q tem pou­co mais de 1 ano), 3 vezes! Acabei de ver no coco dele q ele pegou­ de novo! Meu­ gato não sai mu­ito, as vezes deixamos ele ná frente de casa, pra comer matinho, mas e bem raro pq tenho medo dos vizinhos matarem ou­ machu­car ele. Não sei oq fazer, não sei como ele esta contraindo esta doença! reparei q u­ltimamente ele não anda fazendo o coco na caixinha de areia, sera q tem conexão?
Editor umComo.com.br
Oi Rebeca! Sim poderá ter conexão. Você deve ir com ele ao veterinário e leve uma amostra recente das fezes do gatinho, para que o veterinário possa detectar de que parasita se trata e fazer o tratamento adequado. Pode estar passando que o desparasitante não seja o mais adequado ao tipo de parasita em concreto.
dorival
o gato com parasita (vermes) que saem junto com suas fezes, muito provavel que sim, terá dor estomacal e, pergunto: tem algo ou algum remediozinho caseiro pra que se alivie esta dorzinho estomacal do felino ? obrigado
A sua avaliação:
maria pinheiro
eu vi o meu gatinho arrastar o rabo no chão será lombrigas ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Ele pode estar tendo esse comportamento devido a parasitas internos sim, vá com ele ao veterinário e siga suas indicações. Obrigada pelo comentário e as melhores de seu gatinho!
A sua avaliação:
Maria
Boa tarde. O meu gato vomitou uma suposta lombriga que mais parecia uma minhoca . Ele tem 8 anos e continua bastante activo , tem muita fome e o seu pêlo continua brilhante e macio. Alguém me pode ajudar ou explicar de que se tratará realmente ? Obrigado.
A sua avaliação:
Cíntia Cardoso
Gente lombriga é coisa séria, inserir qualquer medicação no anus do gato pode prejudicar a saúde, além de machucá-lo e deixá-lo de jejum apenas com água e vinagre no mínimo vai causar uma ulcera estomacal já que não é segredo pra ninguém que gatos são extremamente sensíveis. para vermes e parasitas procure uma pet shop e compre um vermífugo. em hipótese alguma alimente seu gato com vinagre, alho ou cebola. Esses alimentos não foram feito pra felinos.
beatriz santos
ola tudo bem consigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz! Tem alguma dúvida que possa ajudar?
Meredith
Alho é tóxico para cães e gatos, alem de matar a lombriga mata o gato junto?
Dainna ramos
Encontrei uma gata filhote ela tá gritando muito percebi que é algo na barriga dela CREIO que seja verme / lombriga . O que posso fazer para ela melhora? Tô sem condições de leva ela ao veterinário. . Me ajuda a aaaa por favor ME DOE VER ELA GRITA ASSIM É EU NÃO PODER FAZER NADA :/
Jack
Lombrigas geralmente são compridas? Nos incrementos do meu gato são vizinhos de 2 a 3 mm de comprimento. É o mesmo?
Maria
Olá boa tarde.O meu gato também tem lombrigas bem grandes e não pequenas como fala este artigo, pareçem minhocas quase e com todos estes artigos parece que qualquer coisa que se faça para ajudar o bichinho acabará sempre por o prejudicar . Você descobriu alguma cura eficaz e menos danificante ? Obrigado
Ivan
umcomo obrigada por essas dicas vlw!!!
joana m.
já li em vários artigos que a CEBOLA e o ALHO são VENENOS para os GATOS, portanto como é possível que no vosso artigo indiquem um remédio caseiro para a cura de lombrigas em gatos utilizando o alho? 5 de fevereiro de 2015 joana m.
Jack
Também não entendo. Alho e cebola em pó ou líquido?
1 de 3
O que fazer se meu gato tem lombriga