Compreensão comportamento canino

Por que os cachorros comem capim

Por que os cachorros comem capim
Imagem: pixabay.com

Se você costuma levar seu cachorro para passear por áreas de campo ou dispõe de um jardim ou pátio com plantas em casa, provavelmente se terá dado conta de que seu cachorro de vez em quando come capim. Por que faz isso? Nossos cachorros não comem as plantas porque realmente gostam de seu sabor ou tenham fome, existem várias explicações que justificam esta prática. Continue lendo este artigo de umComo e descubra por que os cachorros comem capim.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros fogem

Passos a seguir:

1

Com certeza você deve ter notado que pouco tempo depois de ingerir as plantas, seu cachorro vomita. Pois este é precisamente um dos motivos mais comuns pelo qual os cachorros comem capim. Quando nosso cachorro sente algum tipo de mal-estar estomacal come qualquer capim, planta ou pasto que se encontre em seu caminho para provocar o vômito e limpar seu estômago.

2

O capim está composto por uma série de ácidos que provocam a irritação das paredes estomacais, aumentando a espessura da parede digestiva e induzindo o vômito, o qual estará composto pelas plantas que acabe de ingerir e os sucos gástricos. Além de eliminar a dor estomacal, é normal que nosso cachorro coma capim depois de ter ingerido algum tipo de objeto estranho, como uma pedra, papel ou seu próprio brinquedo.

3

Outra das causas que podem fazer com que nosso cachorro coma capim é a falta de vitaminas em sua alimentação. Os vegetais verdes contam com um alto conteúdo em vitaminas A, B e C, sobretudo, e, portanto, quando a dieta de nosso cachorro é baixa nelas, ele terá tendência para procurar nas plantas.

Por que os cachorros comem capim - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

Por último, o motivo que pode fazer com que nosso cachorro ingira capim é um quadro de estresse ou ansiedade. Se nosso cachorro está estressado ou sofre de ansiedade, é possível que comece a morder tudo e a comer as plantas do lar como método para liberar a energia acumulada. Isto pode ocorrer, também, com os cachorros que requerem mais exercício.

5

Agora que você conhece as diferentes explicações de por que os cachorros comem capim, provavelmente se perguntará se é bom deixar que o façam. A verdade é que não. Ainda que se trate de uma prática instintiva, com a quantidade de fertilizantes, pesticidas e herbicidas que acrescentamos às plantas para favorecer seu crescimento, nosso cachorro pode sofrer uma intoxicação. Ainda, se costuma a ingerir o capim dos parques, por onde passaram outros cachorros e depositaram sua urina, existe a possibilidade de contrair uma infecção denominada leptospirose.

6

O mais aconselhável é que deixe a seu cachorro comer capim só em casos extremos em que deva induzir o vômito. Além disso, lembre-se que existem uma série de plantas tóxicas para os cachorros. Consulte nosso artigo para saber quais são.

Por que os cachorros comem capim - Passo 6
Imagem: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros comem capim, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
joao felipe costa
boa noite o que cera que esta acontecendo com o meu cachorro a uma semana come mais pouco e não consegue firmar as patas traseiras .
Airton Ferreira da Silva
Plantei num vaso uma espécie do capim que ele ingeria na rua. Evitava os problemas do capim de rua, sujos e com fertilizantes.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Airton, essa foi uma ótima ideia! Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
samira
Bem ,é um pouco perigoso dar capim ao cão porque isso pode significar que ele está passando mau do estômago e esta funcionando para ajudar a soltar as fezes
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
Por que os cachorros comem capim