Escovar o cachorro

Porque cai o pelo do meu cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque cai o pelo do meu cachorro

Há muitas causas que podem provocar a queda do pelo do seu cachorro. Entre as mais comuns está o estresse, algumas alergias, uma alimentação inapropriada e certas mudanças hormonais. O que é realmente importante para combater a queda de pelo é saber o que a provoca e, assim, resolver o problema o quanto antes. E tem de ter sempre em conta que seu cão trocará o seu pelo de forma natural duas vezes por ano. Em umComo.com.br contamos para você porque cai o pelo do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como escovar o pelo do meu cachorro

Passos a seguir:

1

Se o pelo do seu cão cai, os motivos podem ser variados e de origem diferente. De seguida vamos revelar para você as causas mais frequentes:

  • Doenças como a diabetes ou a sarna.
  • Também pode ser consequência de uma alimentação desequilibrada que não esteja bem adaptada às suas necessidades.
  • Outro dos motivos comuns que podem causar perda de pelo no seu cão é pela dermatite alérgica.
  • Mas o problema pode ser também psicológico e mais complexo de tratar, o seu cão pode estar sofrendo de ansiedade, ou um estresse tão grave que produz esse sintoma.
  • As mudanças hormonais são outra das causas que podem causar queda de pelo, aliás, algumas cadelas grávidas sofrem disso.
Porque cai o pelo do meu cachorro - Passo 1
2

O seu cão também pode perder pelo pela sua própria ação, ou seja, quando se lambe ou se coça de forma compulsiva. Um cachorro que sofre de sarna, uma doença provocada por um ácaro que origina muita coceira e desconforto, pode perder pelo ao se coçar e também pode ser como consequência da coceira de uma alergia. Se seu cão for de uma raça pequena, pode sofrer de queda de pelo quando lhes administram vacinas, isto conhece-se como alopecia pós-vacinal. Em cães que sofrem destes sintomas costumam-se evitar certas vacinas.

Outro aspecto a ter em conta é que existem raças mais propensas a sofrer de perda de pelo, como o Boxer e o Buldogue. Têm uma pele muito sensível, o que os converte em vítimas de irritações e alergias com mais facilidade.

Porque cai o pelo do meu cachorro - Passo 2
3

O seu cão também pode sofrer de queda do pelo pelas conhecidas alopecias estacionais que afetam sobretudo quando há pouca luz do sol, no outono e no inverno; quando passam estas estações, o problema costuma desaparecer. Não podemos esquecer que os cães têm troca de pelo duas vezes ao ano: durante o frio o pelo não se troca e quando começa a fazer calor, começa a queda.

Porque cai o pelo do meu cachorro - Passo 3
4

A alimentação é fundamental para a saúde do seu cão e não seguir as regras indicadas pode provocar a queda do pelo em um cão. Uma dieta desequilibrada e com falta de nutrientes é uma das causas mais habituais de perda de pelo, neste caso o especialista prescreverá uma ração veterinária para fortalecer a sua pelagem.

5

Se seu cão tem alopecia areata devido ao estresse, terá que localizar o motivo desse estado de humor para poder resolvê-lo e não provocar ansiedade no seu pet. Em alguns casos, o seu cão recuperará o seu pelo antes, ainda que possa acontecer o caso disso não ter recuperação.

Outro tipo de transtorno que afeta o pelo do seu pet é a alopecia lateral, cuja causa é uma lambida compulsiva de certas partes do corpo. Esta atitude costuma ser por nervosismo ou estresse e a consequência é a queda de pelo da zona. Existem muitos cães que sofrem de ansiedade por separação e cada vez que ficam sozinhos começam a lamber-se desta forma, ou seja, se vir que se coça ou se lambe demais, vá ao médico de imediato.

Em umComo ajudamos você a saber se um cão está estressado, bem como algumas técnicas para que saiba fazer um cachorro relaxar.

Porque cai o pelo do meu cachorro - Passo 5
6

Independentemente da causa, a queda de cabelo anormal deve ser combatida. O tratamento variará segundo a origem dessa alopecia, cada caso é diferente e precisará de tratamentos diferentes. O essencial é que quando detectar este problema vá ao veterinário para que avalie o seu caso concreto e encontre a origem. Por exemplo, se sofresse de sarna, dariam-lhe uma medicação para combater o parasita.

Tanto para prevenir a queda como se recomendam a você algum produto para o pelo, lembre-se de usar sempre produtos específicos para a higiene do seu cão. Se não utiliza xampus ou produtos antiparasitários, pode provocar alguma alergia na pele do seu pet.

Porque cai o pelo do meu cachorro - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque cai o pelo do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Laís
Bom dia, vou ganhar meu shitzu ano que vem e estou gostando muito da categoria o cachorro, você ainda está na ativa do canal em 2016? Pois espero que sim pois esse blog é muito bom :-D
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laís! Nós continuamos produzindo conteúdo novo todos os dias sim, por isso continue seguindo as nossas dicas :) E se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar! Muito obrigada pelo comentário :)
1 de 6
Porque cai o pelo do meu cachorro